ESPORTE E CIDADANIA

Ações Nós Podemos, Copas Esportivas e Natal agitam Centros Olímpicos

Programação do fim de semana em Ceilândia, Samambaia e São Sebastião também terá troca de faixas em artes marciais e entrega de certificados de robótica


Publicação: 04/12/2015 09:39 | Atualização: 04/12/2015 09:53

 (Fernanda Manara/FAC/D.A Press)

 

O fim de semana será de muitas atividades nos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Samambaia e São Sebastião. Neste sábado (5/12), as três unidades esportivas sediam o encerramento do terceiro e penúltimo ciclo da programação Nós Podemos. O trabalho com temas transversais ao esporte contempla ações pelo combate à fome, acesso à educação básica de qualidade e cuidados com a saúde, fazendo uma relação com alguns dos oito objetivos de desenvolvimento do milênio (ODM). A ideia é mostrar como as comunidades podem contribuir para um mundo melhor, mais justo e sustentável. A iniciativa é parte do Esporte e Cidadania, realizado pela Fundação Assis Chateaubriand e Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Distrito Federal.

Cada Centro Olímpico trabalha com um ODM por ciclo. A cada ciclo, muda-se o tema, até que os quatro assuntos sejam abordados por todas as unidades esportivas. Neste fim de semana, cada unidade terá uma programação especial, com atividades como aulão de alongamento, corridas, concurso de receitas com reaproveitamento de alimentos, feira para troca de livros, gincana do conhecimento, bate-papo sobre saúde, avaliação física.

Copas esportivas

Além das atividades Nós Podemos, o sábado (5/12) terá as últimas partidas da fase local das Copas Esportivas nos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia e São Sebastião. Em Samambaia, será no domingo (6/12). Nas três unidades, haverá partidas de futsal e futebol society.

O evento conta com a participação de centenas de atletas em sete modalidades. Além de futsal e futebol society, há futebol de areia, karatê, jiu-jitsu, ginástica rítmica e desenvolvimento motor. Os alunos tiveram uma preparação especial para as Copas Esportivas e competiram dentro de cada Centro Olímpico na fase local do evento. A fase final será realizada intercentros no início de 2016. A equipe campeã será que somar mais pontos em todas as categorias de cada modalidade.

Artes marciais e robótica educacional

A programação do fim de semana conta ainda com cerimônias para algumas modalidades de artes marciais. No sábado, haverá formatura dos alunos de capoterapia e troca de faixas de karatê em Ceilândia, troca de faixas de jiu-jitsu em Samambaia e de judô em São Sebastião, onde também serão entregues certificados a alunos que concluíram o curso de robótica educacional.

Natal em Samambaia

No domingo (6/12), alunos e familiares estão convidados para um momento de confraternização natalina. Atividades esportivas e recreativas, gincana, pintura de rosto e a tão esperada chegada do Papai Noel estão entre as atrações previstas para a comemoração. A festa de Natal em família está marcada para 12 de dezembro em São Sebastião e 13 de dezembro em Ceilândia.

PROGRAMAÇÃO DO FIM DE SEMANA

COP Ceilândia – Parque da Vaquejada

 

 - 5 de dezembro (sábado)

Ações Nós Podemos - O nosso jeito de aprender (ODM 2: Educação básica de qualidade para todos). Horário: 8h às 12h. Atividades: Circuito Nós Podemos - Corrida pela educação de qualidade, Gincana do conhecimento, Feira de troca de livros

8h: Formatura dos alunos da capoterapia

8h: Troca de faixa dos alunos de karatê

Copas Esportivas – 9h: Futsal e futebol society. 14h: futebol society adulto

COP Samambaia

- 5 de dezembro (sábado)

Ações Nós Podemos - O nosso jeito de combater a fome (ODM 1 – Combater a fome e a miséria). Horário: 9h. Atividades: Concurso de receitas com reaproveitamento de alimentos.

9h: Troca de faixas de alunos do jiu-jitsu

- 6 de dezembro (domingo)

9h: Circuito Nós Podemos | Corrida pelo combate à fome e à miséria

9h: Copas Esportivas: futsal e futebol society

9h às 13h: Natal em família

COP São Sebastião

 

- 5 de dezembro (sábado)

Ações Nós Podemos - Celebrando a saúde em comunidade (ODM 6 - Combater a Aids, a malária e outras doenças). Horário: 8h às 10h. Atividades: Aulão de alongamento, Circuito Nós Podemos | Corrida pela saúde, bate-papo sobre saúde, aulão de ritmos, avaliação física.

8h: Troca de faixa dos alunos do judô

8h: Entrega dos certificados do curso Robótica Educacional

14h: Copas Esportivas: futsal e futebol society

> Informações para a imprensa: Camila de Magalhães, assessora de comunicação da Fundação Assis Chateaubriand. Telefone: (61) 3214-1059. E-mail: ascom@facbrasil.org.br

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/FAChateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand