ESPAÇO CHATÔ

Mostra inédita homenageia movimento artístico dos anos 50

Obras de Ana Paula Vieira podem ser conferidas gratuitamente até 11 de março


Publicação: 29/02/2016 19:02 | Atualização: 02/03/2016 16:06

Alunos visitam mostra Arte Pop - Um tributo, da artista plástica Ana Paula Vieira (Rosilene Lima/FAC/D.A Press)
Alunos visitam mostra Arte Pop - Um tributo, da artista plástica Ana Paula Vieira


Carolina Lobo

Cerca de 35 quadros da artista plástica Ana Paula Araújo Vieira compõem a mostra Arte Pop – Um tributo, em exposição no Espaço Chatô, da Fundação Assis Chateaubriand, até 11 de março, com entrada gratuita. Apreciadora da Pop Art – movimento artístico surgido no final da década de 50 que fazia crítica ao consumismo e pretendia aproximar a arte da vida comum –, Ana Paula tem como principais inspirações as obras de Andy Warhol e Roy Lichtenstein para produzir as suas próprias.

O enfoque é a reprodução de rostos e temas do cotidiano. As cores e suas vibrações são o que movem o trabalho da artista, não havendo intenção de o utilizar com o cunho de crítica social. “Não faço na linha de criticar o consumismo ou qualquer outra coisa. Eu me identifiquei com as obras deles pela questão das cores, da vibração, da retratação de rostos femininos. Me atrai, ainda, a questão do amor, da expressão do olhar”, explica. Para ela, o objetivo ao produzir as obras é seduzir, transmitir leveza e alegria. “Penso na arte como algo que seduz. Meu ponto é só mesmo o artístico. Nunca pensei em focar na parte social. É uma arte que realmente me encanta justamente pelas cores, pelos tons e detalhes. E, principalmente, pelo colorido.” 

Utilizando como técnica o mosaico de papel, a imagem é formada pela colagem de pequenos papéis recortados de revistas sobre uma base de madeira. O processo do trabalho manual é todo planejado, a partir da análise das cores, da sombra e de detalhes, como o cabelo e a expressão do olhar. E não há interferência de caneta, é tudo mesmo em papel. Um quadro demora de dois a três meses para ficar pronto. “É tudo realmente com papelzinho. E não vou colando papel, analiso o todo primeiro direitinho, depois começo a trabalhar. Avalio a agradabilidade para quem está apreciando a obra. Esse é o objetivo maior da minha colagem: transformar pedaços de papel em uma arte graciosa, criativa e espirituosa que agrade a todos e cause um harmônico impacto visual”, afirma.

Paulista que vive há 50 anos em Brasília, Ana Paula cresceu em um ambiente artístico, pois presenciou as obras produzidas por seus pais e sua irmã. Realizou seu primeiro trabalho artístico em 2012, mas pela primeira vez expõe suas obras publicamente. Incentivada por amigos, ela considera que no início não estava pronta. Mas há quase dois anos esteve no Espaço Chatô visitando uma exposição de cerâmica e resolveu se inscrever. “Sabia que ia demorar um pouco a ser chamada, porque sempre tem exposição no local. Aí optei por esperar essa oportunidade e enquanto isso ir fazendo mais quadros. Anteriormente minha intenção nem era expor, dava de presente aos amigos e familiares. Mas depois que me inscrevi, decidi que antes de me desfazer deles eu iria expô-los”, conta. Ana Paula ressalta que se dedica ao trabalho artístico com muito prazer, que é o que a motiva fazê-lo: “A arte é um hobby, um prazer que eu tenho. Faço com dedicação e gosto do que faço, acho criativo”.

Programação | Exposição Arte Pop - Um tributo
De 12 de fevereiro a 11 de março de 2016
Visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Espaço Chatô – SIG Quadra 2 lote 340, térreo do bloco 1, Brasília-DF
Entrada gratuita. Classificação livre.
Informações pelo telefone (61) 3214-1350

...
Acompanhe as novidades em nossas redes sociais

www.facebook.com/espacochato
www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand
www.twitter.com/FAChateaubriand
www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand