ESPAÇO CHATÔ

Figuras femininas são a tônica das obras de Tony Lima

Em exposição no Espaço Chatô até 15 de abril, a mostra Pintando arte traz 35 obras em óleo sobre tela


Publicação: 31/03/2016 14:35 | Atualização: 31/03/2016 14:34
Algumas obras em exposição no Espaço Chatô
Algumas obras em exposição no Espaço Chatô


Carolina Lobo

Mulheres de rostos angulosos, pescoços longilíneos e cabeças bem curvadas para o lado são a marca do artista plástico Antônio Carlos Lima, o Tony Lima, 52 anos. Além das figuras femininas, também algumas imagens masculinas e religiosas, como a Nossa Senhora, estão retratadas nas 35 obras que compõem a mostra Pintando arte. A exposição, com entrada gratuita, permanece até 15 de abril no Espaço Chatô, da Fundação Assis Chateaubriand.

A inspiração de Tony Lima vem do artista plástico italiano Amedeo Modigliani. “Me inspirei em Modigliani, porque é figurativo, porém meio caricato. Outro artista que me influenciou foi Paul Cézanne, porém não me encantou como a pintura de Amedeo. Meu estilo é figurativo, com enfoque nas mulheres, porém com um toque de arte naïf”, conta. No início da carreira, Tony pintava casarios e paisagismo, mas depois passou a produzir os retratos femininos.

Utilizando tinta e óleo de linhaça, método que fornece a tonalidade ideal perseguida para as suas obras, ele afirma que encontra ideias na observação do cotidiano, além das imagens que surgem em seus sonhos. As mulheres ilustradas por ele aparecem em cenas do dia a dia, realizando atividades domésticas, culturais e artísticas ou apenas posando, com fundos ricos em detalhes.

Com cerca de 1.500 obras produzidas até o momento, seu trabalho conquistou reconhecimento de crítica e de público. Em 1996, ganhou o 1º Prêmio no Pinte Brasília e, em 2003, levou o 5º Prêmio na Coletiva Pátio Brasil. Além disso, suas telas estão em várias coleções particulares e espaços em Brasília e no Brasil. Com simplicidade, o artista plástico não comenta as premiações e afirma que “é consequência do trabalho”.

Tony Lima nasceu em Parnaíba (PI), mas está radicado no Distrito Federal desde a década de 1980. Autodidata, participou de alguns cursos de pintura com os artistas Anselmo Rodrigues e Luiz Lobão. Abandonou o emprego de balconista em uma lanchonete para se dedicar integralmente à pintura. Ao ser perguntado sobre o que o motivou, ele respondeu: “Não me lembro muito bem, mas por volta de 1983, mesmo trabalhando como garçom, eu já pintava telas. Não tive motivação, apenas já nasci para ser artista plástico; desde pequeno já desenhava no grafite”. Ele expõe pela segunda vez no Espaço Chatô, sendo a primeira em 2009, intitulada Tony Lima e seu jeito simples de ser.

Programação | Exposição Pintando arte
De 15 de março a 15 de abril
Visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Espaço Chatô – SIG Quadra 2 lote 340, térreo do bloco 1, Brasília-DF
Entrada gratuita. Classificação livre.
Informações pelo telefone (61) 3214-1350

...
Acompanhe as novidades em nossas redes sociais

www.facebook.com/espacochato
www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand
www.twitter.com/FAChateaubriand
www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand