Futuros campeões de vôlei sentado conquistam torneio mineiro
Equipe de alunos do Centro Olímpico e Paralímpico do Setor O terminou sua campanha de forma invicta
Carolina Lobo
A equipe do Futuro Campeão de Vôlei Sentado do Centro Olímpico e Paralímpico de Ceilândia - Setor O foi campeã do Torneio Mineiro de Vôlei Sentado. O campeonato ocorreu no último final de semana, dias 8 e 9, no Ginásio do Riacho, em Contagem (MG).
Para conquistar o título da competição, a equipe venceu os adversários mineiros e terminou sua campanha de forma invicta. Na final, venceu a AMDA A – a anfitriã teve equipes A e B no torneio – por 3 sets a 0, com parciais de 25/12, 25/19 e 25/11.
Os atletas Alessandro Barbosa, Evanildo Muniz, Edhuardo Medeiros, Fabiano Baldoino, Gislei Sira, Guilherme Figueredo, Lucas Cardoso, Jamerson Oliviera e Thiago Silva têm como treinadora a professora Flávia Lopes, que integra a equipe pedagógica da Fundação Assis Chateaubriand. A rotina de treinos é três vezes por semana (terça-feira, quinta-feira e sábado), quatro horas por dia. “Durante os treinos também são trabalhadas a resistência e a força para não lesioná-los. A musculatura deles tem que ser preparada para não lesionar. E também é trabalhado muito o psicológico, que é o nosso maior problema”, afirma Flávia.
“Ano passado eles foram campeões da série A do campeonato brasileiro, que é uma superliga. Este ano estamos novamente na série A e quero ir mais longe com eles no rendimento técnico”, destaca, informando que esses amistosos também são uma boa oportunidade de socialização com outros paratletas da mesma modalidade. “Somos a única equipe paralímpica de vôlei sentado em Brasília. Muitas vezes, para competirem, acabamos convidando uma equipe do convencional, mas não é a realidade ideal, pois o correto é de um lado paralímpico e do outro também.”
O Torneio Mineiro de Vôlei Sentado foi realizado pela Associação Mineira de Desportos para Amputados (AMDA) em parceria com a Federação Mineira de Voleibol (FMV).
Futuro Campeão
O programa Futuro Campeão identifica talentos e forma atletas que possam representar o Distrito Federal em competições locais, nacionais e internacionais. A ação conta com treinamentos de rendimento no qual são trabalhados valores como disciplina, responsabilidade, pontualidade e controle emocional.
Atualmente na modalidade são 12 atletas, o mais novo com 14 anos. Para agregar mais pessoas à equipe, haverá nova seletiva para o Futuro Campeão de Vôlei Sentado no dia 7 de maio.
Informações sobre Futuro Campeão em diversas modalidades serão divulgadas em breve no site www.facbrasil.org.br.
...
Acompanhe as novidades nas redes sociais:
www.facebook.com/esportecidadaniadf
www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand
www.twitter.com/FAChateaubriand
www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand