SARAU CHATÔ

Rússia e Rio Grande do Norte abrem temporada 2016 do Sarau Chatô

Encontro multicultural será realizado na quarta-feira, 27 de abril, a partir das 19h, no Hípica Hall, em Brasília


Publicação: 20/04/2016 10:03 | Atualização: 20/04/2016 10:35

Aclamada pela dança, literatura, música, artes plásticas e arquitetura, a riqueza cultural da Rússia parece sempre efervescente. O Sarau Chatô abre a temporada 2016 trazendo aos brasilienses nuances da história e dos tesouros dessa região do planeta que há séculos encanta o mundo com expressões artísticas herdadas das mais diversas etnias que marcam sua trajetória.

A 19ª edição dessa festa da arte também homenageia o Rio Grande do Norte, terra de Luís Câmara Cascudo, um dos grandes folcloristas brasileiros. O encontro multicultural será no dia 27 de abril, a partir das 19h, no Hípica Hall, em Brasília. O evento é promovido pela Fundação Assis Chateaubriand e tem o patrocínio da Petrobras.

Márcio Cotrim, diretor cultural da Fundação, observa que o país de autores clássicos como Alexander Pushkin, Fiodor Dostoievski, Lev Tolstoi, Anton Tchekhov, Ivan Turgeniev, que assinam obras como Guerra e Paz, Anna Karenina, Crime e Castigo e Irmãos Karamazov, também tem uma tradição folclórica reconhecida. “Na Rússia há centenas de grupos étnicos e povos indígenas que enriquecem ainda mais o conjunto de manifestações artísticas dessa nação continente. O Sarau Chatô busca aproximar países e estados brasileiros em um único evento cultural. Tem sido um sucesso”, destaca.

A presença russa

O palco do Sarau Chatô abrirá espaço ao grupo folclórico russo Troyka, que vem direto da cidade de Campina das Missões, Rio Grande do Sul, para uma apresentação com descendentes que mantêm a tradição eslava, suas danças e costumes vivos e alegres. O Troyka foi fundado em 1992. A Associação Cultural Volga de Folclore Russo, criada em 1981, também se apresenta no Sarau. Volga é o nome do rio mais extenso da Europa, com 3.690km, mas em São Paulo o nome identifica o grupo de descendentes que pesquisa e propaga a essência da história dos russos que imigraram para o Brasil. Danças, cantos e exposições de artesanato irão remeter o público às nuances desse povo alegre e festeiro.

A musicalidade do país também estará representada com o Coro dos Alunos da Escola da Embaixada da Rússia e com o quinteto de Alexander Raichenok, composto por cinco músicos: Alexander Raichenok no saxofone, Tico de Moraes no vocal, Flavinho Silva no piano, Daniel Castro no contrabaixo e Pedro Almeida na bateria.

Uma feira com produtos do artesanato russo terá lugar de destaque no Sarau, organizada pela Embaixada da Rússia em Brasília. As banquinhas ornamentarão parte do espaço com artigos que estarão à venda, como as conhecidas matrioskas.

Delícias das gastronomias russa e potiguar

Se você é daqueles que, ao ouvir falar do Nordeste, lembra logo da gastronomia típica dessa região do país, pode marcar a noite do dia 27 de abril na agenda. Pratos salgados, como carne de sol, paçoca, macaxeira, feijão branco e caldinhos típicos, deixarão a festa ainda mais gostosa. Do lado russo, borshch (sopa típica russa), guisado de carne com batata, bolinhos de repolho/arroz/ovo e cebolinha, panquecas com geleia/leite condensado, picles à moda russa e repolho azedo, acompanhando vodka russa. Imperdível!

O projeto

Iniciado em dezembro de 2011, o projeto denominado Sarau Chatô consiste em uma série de eventos multiculturais gratuitos que reúnem no mesmo espaço as mais variadas manifestações artísticas, como música, dança, teatro, artes plásticas e cinema. A cada edição são homenageados um estado brasileiro e um país com embaixada em Brasília.

27 anos de história

Instituída em fevereiro de 1989, a Fundação Assis Chateaubriand (FAC) é uma entidade sem fins lucrativos que atua nas áreas de cultura, educação, esporte, saúde e turismo. Seus programas, projetos e ações oferecem oportunidades que utilizam o poder do conhecimento para contribuir com o desenvolvimento social e humano de comunidades localizadas prioritariamente nas regiões onde os Diários Associados estão presentes. Por acreditar que uma sociedade melhor é feita com a participação de todos, a FAC trabalha em parceria com organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

SERVIÇO
19º Sarau Chatô
Data:
27 de abril
Horário: 19h
Local: Hípica Hall - Setor Hípico Sul, Área Especial, lote 8 (ao lado da Sociedade Hípica de Brasília – próximo ao Zoológico de Brasília)
Entrada: Gratuita mediante doação de 1kg de alimento não perecível.
Classificação indicativa: Livre
Informações: (61) 3214-1508, www.facbrasil.org.br e sarau@facbrasil.org.br.

...
Acompanhe as novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand
www.twitter.com/FAChateaubriand
www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand