ESPORTE E CIDADANIA

Boa alimentação e combate a drogas são temas abordados em Centros Olímpicos

Vencedores de desafios sobre esses dois pontos da agenda global de desenvolvimento ganham esportecas em atividades transversais ao esporte


Publicação: 30/08/2016 19:56 | Atualização: 30/08/2016 19:56

Festival de Natação no Centro Olímpico e Paralímpico da Estrutural trouxe o tema alimentação saudável para os pequenos
Festival de Natação no Centro Olímpico e Paralímpico da Estrutural trouxe o tema alimentação saudável para os pequenos
 

Depois de mobilizar milhares de alunos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos em 2015 com 4 dos 8 jeitos de mudar o mundo definidos na agenda dos objetivos de desenvolvimento do milênio, o projeto Nós Podemos, realizado pela Fundação Assis Chateaubriand, está de volta em 2016 com alguns dos desafios da nova agenda global de desenvolvimento sustentável.

A equipe da Fundação aperfeiçoou a metodologia e, com um planejamento participativo, selecionou como foco de trabalho 2 dos 17 objetivos constantes no documento Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que consiste num plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade. Essa agenda das Nações Unidas tem como objetivo fortalecer a paz universal com mais liberdade, reconhecendo que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global ao desenvolvimento sustentável.

Este ano, a proposta para os Centros Olímpicos é trabalhar nas unidades de Ceilândia (Parque da Vaquejada e Setor O), Estrutural, Riacho Fundo I, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho com temas correlatos ao esporte, atuando de forma efetivamente transversal, relacionando-os à saúde do atleta. Foram priorizados os temas alimentação saudável e o combate o uso às drogas e ao álcool, com base nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) 2 e 3. O ODS 2 trata de “Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável”. E o ODS 3 fala em “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.

Bem-estar para todos

O trabalho já começou. A ideia é promover o engajamento e o espírito esportivo, levando a impactos positivos permanentes na vida dos alunos e seus familiares. Palestras motivacionais, leitura de gibis, realização de jogos educativos, como jogo da memória, forca e pintura, além de envio de receitas saudáveis para a criação de um caderno de receitas são algumas das atividades que vêm sendo realizadas com os alunos, de acordo com as faixas etárias.

Desafios são lançados desafios para cada grupo, também com envolvimento dos familiares. Os vencedores dos desafios ganham esportecas, uma moeda fictícia que, na última etapa do projeto – após a realização do torneiro intercentros Esporte e Saúde – poderá ser trocada por prêmios.

Segundo a superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges, o objetivo do trabalho é conscientizar e incentivar mudanças de hábito dos alunos dos Centros Olímpicos nas áreas de alimentação e saúde. “Queremos levar uma visão ousada e transformadora para contribuir com a melhoria das condições de bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, além de outros parâmetros que afetam a vida das pessoas”, explica.

O projeto Nós Podemos busca ainda mostrar a relação entre alimentação e rendimento esportivo, apresentar alternativas economicamente viáveis para a reeducação alimentar no âmbito familiar, abordar a importância do reaproveitamento de alimentos e minimização dos desperdícios apresentar e sensibilizar os alunos sobre os riscos do uso de drogas e dopping para a saúde do atleta, além de assegurar e promover, em condições de igualdade, a participação dos alunos com deficiência.

O que são os jeitos de mudar o mundo

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, com vistas a complementar e lançar novos desafios posterior à agenda dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

São 17 objetivos a serem alcançados em nível global, e que se dedicam aos 5 P's: Pessoas; Prosperidade; Paz; Parcerias e Planeta. Estabelecem 169 metas para uma desafiadora agenda a ser cumprida até 2030.