CULTURA

Festival da Gentileza vai inspirar atitudes para uma vida melhor em BH

Evento acontece entre 26 e 30 de outubro no Circuito Liberdade, com música, dança, literatura, palestras, poemas e arte. Candy Chang é a principal atração. Confira a programação


Publicação: 24/10/2016 12:13 | Atualização: 24/10/2016 12:43

Artista taiwanesa americana, Candy Chang é a principal atração do festival. Ela vai inaugurar o painel Before I Die, na Praça da Liberdade. Vinda dela a Minas Gerais foi viabilizada pela Fundação Assis Chateaubriand e Consulado Americano
Artista taiwanesa americana, Candy Chang é a principal atração do festival. Ela vai inaugurar o painel Before I Die, na Praça da Liberdade. Vinda dela a Minas Gerais foi viabilizada pela Fundação Assis Chateaubriand e Consulado Americano
 

De 26 a 30 de outubro, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte (MG), vai receber o Festival da Gentileza, com cinco dias de programação gratuita. O evento é uma parceria entre o Sustentarte e verbogentileza, um projeto de ações digitais e de rua que tem o objetivo de inspirar um comportamento mais cuidadoso e gentil e contribuir para uma vida urbana melhor.


A principal atração do festival acontece no dia 26 de outubro, às 18h, quando a artista taiwanesa/americana Candy Chang vai inaugurar o painel “Before I Die”, na Praça da Liberdade. O mural contém a frase “Before I die, I want to...” (antes de morrer, eu quero...) e fica disponível para que o público possa completa-lo. A vinda da artista ao Brasil foi viabilizada pela Fundação Assis Chateaubriand e Consulado Americano no Brasil.

 

“Com mais formas de partilhar nossas esperanças, medos e histórias, as pessoas à nossa volta podem, não só ajudar-nos a construir melhores espaços, como a viver vidas melhores“, conta Candy Chang, que já realizou esse projeto em mais de 2 mil lugares.

 

Shows, palestras, projeção de poemas, dança, oficinas, feiras, piqueniques, entre outras atividades, complementam a programação. Uma espécie de portal, de fitas coloridas com frases gentis, será instalado na praça para que as pessoas entrem – literalmente – no clima que propõe o verbogentileza. Entre as atrações musicais estão: o cortejo Bloco Magnólia com seu carnaval jazzístico dos anos 30; a fusão entre Jazz e Rhythm & Blues de Mark Lambert e Quinteto Radio Swing (USA); o Trio Bola Preta (MG) apresenta choro e música brasileira; e o Fancy Trio, com uma violinista sérvia, uma flautista russa e uma chilena violoncelista que falam a mesma língua – a música erudita.

 

A dança será embalada pelo grupo BeHoppers, que leva a cena hooper e o swing jazz do Lindy Hop ao público. E a dançarina Maíra Rodrigues convida para o projeto “Dançando na rua”, com aulas coletivas de salsa cubana, os dançantes conhecem o próprio corpo e o corpo do outro. O prédio do Espaço UFMG será um grande projetor de poemas urbanos e imagens de gentileza.

 

Palestras sobre os temas gentileza e sustentabilidade e a literatura também estão presentes. Fabrício Marques fala sobre “Literatura e memória urbana” e “Novas escritas: a cidade que se desenha”. A Manto Produções traz um bate-papo sobre família e um Piquenique na Praça da Liberdade. E uma feira de produtos sustentáveis, gastronomia e artesanato disponibiliza o consumo sustentável à programação do Festival da Gentileza, em frente ao Memorial Minas Gerais.

 

O Ministério da Cultura gentilmente apresenta o Festival da Gentileza, que conta com as marcas gentis Cielo, Copasa e Drogaria Araújo; o apoio gentil do Consulado Americano em Minas Gerais e Fundação Assis Chateaubriand. Uma parceria verbogentileza - projeto da Do Brasil Projetos e Eventos, Hardy Design e Dois Arquitetura e Design - e Sustentarte - projeto da Bandeira Branca Produtora e Cultura Criativa.

 

Sobre o verbogentileza

 

O verbo leva ação para o substantivo gentileza – “pensar gentileza”, “distribuir gentileza” – e juntos eles se transformam em ideias, demonstram sentimentos, humanizam atitudes. “Essas ações gentis possuem a capacidade de emocionar, repercutindo posturas acolhedoras e é por meio delas que vamos trilhar nosso caminho. Essa é a origem do nosso movimento que é simples e verdadeiro. Uma promoção da gentileza via cultura e atitudes coletivas”, explica a empresária Patrícia Tavares, idealizadora do projeto.

 

O verbogentileza vai atuar inicialmente em três frentes: pelas redes sociais, que serão um ponto de apoio constante. No Facebook.com/verbogentileza, Instagram.com/verbogentileza, YouTube e Spotify, o público será incentivado a compartilhar posturas responsáveis, autoconhecimento e bem-estar.

 

Em segundo lugar, por ações pop-up na cidade, buscando engajar pessoas em interações gentis. E em terceiro, a celebração do projeto com a primeira edição do Festival da Gentileza.

 

FESTIVAL DA GENTILEZA – PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

Dia 26/10 (quarta) Praça da Liberdade

 

16h - Abertura do evento: portal da gentileza

 

16h - Grupo Magnólia

 

18h - Inauguração do Painel “Before I Die” CCBB – Sala Multiuso

 

19h às 22h - Cidades sustentáveis, soluções criativas - com mediação de Alexandre Alvarenga (UNA / OGA Projetos Ambientais / Grupo ECO7 Cursos e Treinamentos Ambientais) e participação de Lucas Sigefredo (Inhotim) + Daniel Nascimento (Seiva Coleta) Michel Abras (Companhia Gourmet) Luciana Azevedo (Integral Consultoria e Projetos Ambientais) Cristiane Silveira de Lacerda (Ecoconstruct) Rafael Castilho (Focus Aprendizado Organizacional) Liliane Lana Liberato (Bridge) Casa Fiat de Cultura

 

19h às 21h - Novas escritas: a cidade que se desenha – com João Perdigão e Coletivo Piseagrama. Mediação: José Eduardo Gonçalves.

 

Dia 27/10 (quinta) Praça da Liberdade

Portal da gentileza Before I Die CCBB – Teatro 1

 

19h00 às 22h – Gentileza e Sustentabilidade como inspiração para projetos colaborativos, ocupação do espaço público urbano e fortalecimento da economia criativa e colaborativa. Novos caminhos, novos olhares, experiências e tendências no Brasil e no mundo - com Mediação do Beagá Cool e participação de: Candy Chang Amadoria Review Slow Living Über trends Quarto Amado Guaja Mooca Casa Fiat de Cultura

 

19h às 21h - Literatura e memória urbana – com Fabricio Marques e João Antônio de Paula. Mediação: Mauricio Meirelles.

 

Dia 28/10 (sexta)

 

Praça da Liberdade Portal da gentileza Before I Die

 

Dia 29/10 (sábado) Praça da Liberdade

 

9h às 22h - Video-poemas

 

9h às 10h - Kundalini Yoga com Bella Líbero Ramjeet

 

10h às 22h – Portal da gentileza Before I Die espaço leitura espaço Review Slow Living Amadoria feira de produtos sustentáveis, gastronomia Ações de sustentabilidade e reciclagem.

 

10h às 14h - Espaço Infantil - Oficinas com a Manto Infância.

 

10h às 14h - Feira de Adoção de Cães e Gatos com a Sociedade Mineira Protetora dos Animais.

 

11h – Fancy Trio

 

14h – Trio Bola Preta 15h - Oficina de Horta em Garrafas PET, com Fábrica de Hortas

 

15h – Oficina com materiais recicláveis com Léo Piló

 

15h – Luiz Gabriel Lopes 16h – Maíra Rodrigues - Dançando na rua, La Salsa Cubana

 

19h – Mark Lambert e Quinteto Radio Swing (internacional) com Be Hoppers Dia 30/10 (domingo) Praça da Liberdade

 

10h às 22h - Portal da gentileza Before I Die

 

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/fachateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand