ESPORTE E CIDADANIA

Professores de Centros Olímpicos participam do programa Fifa 11+

Sessenta profissionais participaram de capacitação sobre prevenção de lesões em atletas


Camila de Magalhães -

Publicação: 04/04/2017 18:01 | Atualização: 04/04/2017 18:49

Trabalho tático da metodologia inclui equilíbrio, coordenação, agilidade, potência e resistência (Foto: Raphael Silveira/FAC)
Trabalho tático da metodologia inclui equilíbrio, coordenação, agilidade, potência e resistência (Foto: Raphael Silveira/FAC)
 

Uma oportunidade para melhorar o atendimento à comunidade nos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal. O programa Fifa 11+ atendeu, nos últimos dias, 60 profissionais das unidades esportivas para capacitação sobre prevenção de lesões em atletas. O treinamento começou com o workshop CBF Social Saúde no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em 31 de março e continuou com um curso profissionalizante no Estádio Mané Garrincha, na última segunda-feira (3/4). A ideia é replicar a metodologia para 650 alunos de futebol e futsal, de abril a dezembro de 2017.


Os professores participantes do curso foram orientados pelo fisioterapeuta Marcio Oliveira, da Federação Internacional de Futebol (Fifa). A técnica é voltada para futebol e futsal e tem como foco atividades preparatórias e de aquecimento, a fim de aprimorar o desempenho dos atletas e minimizar os riscos de se lesionarem. O trabalho tático inclui equilíbrio, coordenação, agilidade, potência e resistência.

 

Diversos membros da equipe pedagógica da Fundação Assis Chateaubriand atuantes nos 7 Centros Olímpicos e Paralímpicos atendidos pela entidade em conjunto com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do DF tiveram a chance de agregar valor com a experiência. Um deles foi Romualdo Dantas, gerente didático-pedagógico do Centro Olímpico e Paralímpico da Estrutural. Ex-jogador profissional de futebol, Romualdo acredita que o workshop contribui muito para o trabalho desenvolvido para formação de possíveis atletas.

 

Márcio Falcão, profissional de educação física e gerente de Centro Olímpico e Paralímpico, concorda com o colega. “Há um problema de atendimento na saúde pública e muitos dos nossos alunos não têm acesso a planos de saúde. Quanto mais agirmos na área de prevenção, mais qualidade de vida a gente proporciona para os alunos. Essa metodologia tem resultados comprovados, é uma prática utilizada em grandes times do Brasil e do mundo, simples de ser aplicada e pode ser feita com um mínimo de material, o que viabiliza a implantação nos Centros”, observa Falcão.

 

O evento foi uma promoção da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer do DF, Federação de Futebol do DF e Hospital Home.

 

Com informações da Agência Brasília

 

Esporte e Cidadania

 

A Fundação Assis Chateaubriand é responsável pela gestão pedagógica de 7 dos 11 Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal: Ceilândia (Parque da Vaquejada e Setor O), Estrutural, Riacho Fundo I, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho. Saiba mais sobre o trabalho de Esporte e Cidadania, desenvolvido pela Fundação em conjunto com a Secretaria do Esporte e Lazer do Distrito Federal.

 

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.twitter.com/fachateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand