ESPORTE E CIDADANIA

Diversão em família deu o tom ao Natal nos Centros Olímpicos e Paralímpicos

Pessoas de todas as idades participaram juntas das comemorações do Esporte e Cidadania


Publicação: 23/12/2014 19:01 | Atualização: 24/12/2014 10:09

Em São Sebastião, três gerações se reuniram para celebrar (Felipe Freitas/FAC/D.A Press)
Em São Sebastião, três gerações se reuniram para celebrar

 

Os Centros Olímpicos e Paralímpicos atendidos pelo projeto Esporte e Cidadania foram invadidos pela alegria do Natal nos últimos dias. Famílias inteiras se reuniram nas unidades de Riacho Fundo I (13/12), Samambaia (14/12), São Sebastião (20/12) e Ceilândia – Parque da Vaquejada (21/12) para as comemorações. Sem limites de idade, de crianças a idosos, todos aproveitaram as atrações da festa que teve como tema o Natal em família e contou com almoço e entrega de cestas surpresas, com alimentos natalinos e jogos para interação familiar após a festa.

 

A animação da Lucília Alves dos Santos, 62 anos, podia ser vista de longe. Interagindo com professores e alunos, cumprimentava os diversos conhecidos que passavam com ela. “Estou achando tudo o máximo, participo de todos os eventos aqui do Centro e este está sendo especial, um encontro sensacional”, comentou. Moradora de São Sebastião há 30 anos, Lucília faz aulas de ginástica orientada e hidroginástica no Centro. Ela levou para a festa dois netos, Lucas e Júlia, e a filha Patrícia. “Hoje estamos comemorando aqui com a família do Centro Olímpico, os professores, os colegas de turma”, afirmou. “Natal é o momento que temos para estar com quem gostamos, compartilhar e conviver. É quando o sentimento de família e de comunidade está mais forte”, defende.


O tempo nublado não impediu que alunos, parentes de alunos e membros da comunidade lotassem o Centro Olímpico e Paralímpico de Ceilândia para comemorar o período natalino. Desde cedo, já era possível identificar pequenos grupos familiares reunidos e aproveitando as atrações. As crianças e adolescentes fizeram fila para brincar no futebol de sabão e na cama elástica. Outros preferiram as gincanas na pista de atletismo, onde foram realizadas competições divertidas de corrida livre, corrida de revezamento e salto em distância. A chegada do papai Noel mobilizou o público, que correu para garantir uma foto.

 

Confira mais fotos no Facebook do Esporte e Cidadania


A dona de casa Graziela Karen Souza, 36 anos, é aluna assídua e faz questão de incentivar as três filhas – Gabriela, 11, Eduarda, 9, e Isabelle, 8 – a frequentar as aulas esportivas. Ela estava na festa de Natal com toda a família e fez questão de ressaltar o papel do Centro Olímpico e Paralímpico na vida da comunidade, tanto no oferecimento das modalidades esportivas, quanto nos eventos especiais promovidos ao longo do ano. “Antes desse espaço, vivíamos uma apatia, sem opções de atividades, sem oportunidades de lazer perto de casa e sem custo. Hoje estou aqui quase todo dia, quando não é para fazer minhas aulas, é para acompanhar alguma das meninas”, conta.


Confraternização


Em Samambaia, a funcionária pública Daiane Costa, 31, se divertiu com a filha Dafne Costa, 10, aluna de vôlei. “Essa festa é uma boa iniciativa, porque incentiva o esporte e a união da família. O espírito natalino é justamente isso, confraternização”, ressaltou.


Quem também aproveitou a festa em Samambaia foi a família do aluno de natação e bocha adaptada Samuel Neto de Jesus, 14. O pai dele, Manuel Messias de Jesus, 57, estava contente com a participação dos alunos com deficiência. “Essa festa faz com que todos os alunos e as crianças especiais se confraternizem. É muito importante não só para as crianças, mas para os pais que as acompanham no dia a dia.”


Pai do João Matheus, 13, e padrasto da Maria Clara, 6, o aluno de natação em Riacho Fundo I João França de Melo, 43, estava contente ao lado da esposa e das crianças. “É importante ter momentos assim para mostrar que a força maior da sociedade ainda é a família. Sempre passamos o Natal em família, tentando fechar com chave de ouro algo que a gente luta tanto, que seja um Natal todo dia, o renascimento em nossa família.”
Sorridente, a aluna Tatiana Rocha Rodrigues, 25, curtiu a festa ao lado dos amigos e professores. “Está todo mundo aqui. São muito importantes, como se fosse minha família. Todo mundo tem atenção, estou feliz”, disse a jovem, que tem síndrome de Down.


Resultados alcançados


Para a líder do projeto Esporte e Cidadania, Roberta Gay, os objetivos do evento foram atingidos. “Valorizamos muito a convivência familiar, que é um ponto importante para a formação dos nossos alunos. Famílias inteiras foram sensibilizadas com o espírito natalino. Também reforçamos que os Centros Olímpicos e Paralímpicos estão abertos a todas as idades durante o ano, inclusive nas férias, com atividades de lazer e esporte”, destacou Roberta.

 

Leia também:

 

Famílias do DF aproveitam as comemorações nos Centros Olímpicos e Paralímpicos

 

Repórter mirim conta como foi o Natal em Samambaia