FORMAÇÃO INTEGRAL

Jovem Repórter: Inspirados para o mundo profissional

Com novo olhar para o jornalismo, participantes do curso de férias Jovem Repórter saem motivados a seguir na profissão


Camila de Magalhães -

Publicação: 30/07/2015 20:05 | Atualização: 30/07/2015 23:22

 (Marcos Sousa/FAC/D.A Press)

 

Uma turma animada e cheia de vontade de aprender. Esse foi o espírito dos 29 estudantes que participaram do curso de férias Jovem Repórter, realizado de 13 a 17 de julho pela Fundação Assis Chateaubriand. Os alunos, dos ensino fundamental e médio, chegaram com a expectativa de mergulhar mundo do jornalismo e entender quais são os desafios e como funciona o dia a dia da profissão.

Durante as aulas, a garotada aprendeu técnicas de entrevista, reportagem e fotografia, com uma série de atividades dinâmicas. Participaram da simulação de uma coletiva de imprensa, escreveram textos sobre previsão do tempo, assistiram a vídeos sobre o trabalho de jornalistas e blogueiros, criaram a estrutura de um blog, visitaram pontos turísticos de Brasília para produzir fotos e viram muitas referências sobre os mais variados tipos de ângulos e o olhar apurado de um fotógrafo.

Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da sede de um dos maiores grupos de comunicação do país, os Diários Associados. Tiraram dúvidas e ouviram histórias sobre a experiência de diversos profissionais do jornal Correio Braziliense, TV Brasília e rádio Clube FM, como a editora Dad Squarisi, a repórter Adriana Bernardes, o ilustrador Fernando Lopes e os apresentadores Simone Souto, Fred Linhares e Arthur Luís.

Ao final do curso, receberam os certificados e foram reconhecidos como jovens repórteres, com a presença da superintendente executiva e do diretor de relações institucionais da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges e Paulo César Marques, e do editor executivo do Correio Braziliense, Carlos Alexandre Silva. “Esperamos que o curso contribua para o futuro desses jovens para que compreendam o que acontece no jornalismo, como a notícia chega até as pessoas. Nunca o mundo precisou tanto de bons jornalistas, jornalistas que acreditem na sociedade e transmitam informações para o bem comum”, destacou Paulo César.

Confira os depoimentos sobre o curso:

 (Fotos: Camila de Magalhães/FAC/D.A Press. Arte: Marcos Sousa/FAC/D.A Press)

 

Acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.twitter.com/FAChateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand