JOVEM REPÓRTER

Jovem repórter acompanha projeto pela paz na Cúpula da Juventude 2015

Estudante registrou as atividades propostas por educadora de Israel para transmitir a jovens valores de cidadania e direitos da criança


Publicação: 30/07/2015 19:24 | Atualização: 30/07/2015 21:25

Participante do curso de férias Jovem Repórter, realizado pela Fundação Assis Chateaubriand de 13 a 17 de julho, a estudante Victoria Hoff, 17 anos, teve a oportunidade de colocar em prática as técnicas de reportagem e fotografia que aprendeu nas aulas. Nesta quinta-feira (30/7), ela fez a cobertura de uma das atividades voltadas para jovens na 19ª Cúpula da Juventude, que ocorre esta semana em Brasília, paralelamente à 22ª Conferência Internacional de Educadores IEarn, com representantes de 35 países.

"Foi muito bom poder entrevistar essas pessoas de vários lugares, conversei com pessoas do Egito, Holanda, Japão. Estou vendo que é isso mesmo que eu gosto", destacou Victoria Hoff. "É uma forma de mostrar ao mundo como as coisas são. Acho que a educação é uma das principais vertentes para a gente entender não só sobre o agora, mas para melhorar o futuro", acrescentou.

> Confira a matéria e fotos produzidas pela nossa jovem repórter:

Voando para a educação

Projeto Talking kites encaminha estudantes para a tranformação do mundo

Ensinamento levado pela educadora Ruty Hotzen à oficina: 'Se os tempos forem difíceis, deixe o vento dar às crianças uma pipa' (Victoria Hoff/Jovem Repórter)
Ensinamento levado pela educadora Ruty Hotzen à oficina: "Se os tempos forem difíceis, deixe o vento dar às crianças uma pipa"

Por Victoria Hoff | Jovem Repórter


Ensinar com objetivo de tranformar e inovar não é apenas uma tarefa de transmitir conhecimento, mas também de ver a mudança no mundo. Essa é a ideia da 22ª Conferência Internacional de Educadores IEarn e 19ª Cúpula da Juventude, realizadas pela primeira vez no Brasil, de 27 a 31 de julho, na Escola de Administração Fazendária (Esaf) em Brasília.


O evento, que ganha relevância no sentido de multiplicar o conceito de colaboração global no ensino, conta com a presença de cerca de 300 estudantes e educadores do mundo inteiro. O tema deste ano, Ressignificando TIC: Transformação, Inclusão e Comunicação Intercultural, está relacionado ao sentido de aprender com o mundo, e não simplesmente sobre ele.


Segundo a diretora-presidente da Educadores Globais, coordenadora do iEARN Brasil e organizadora do evento, Almerinda Borges, a conferência visa a troca de informações por meio de palestras e workshops para difusão de projetos colaborativos entre educadores e estudantes. As apresentações foram feitas em inglês e espanhol. O evento se encerra na noite desta sexta-feira (31/7). A próxima edição terá como sede a Índia.


Nesta quinta-feira (30/7), uma atividade voltada para jovens chamou a atenção. Participante da rede IEarn desde 2007, a educadora isralense Ruty Hotzen apresentou a dezenas de jovens o projeto Flying talking kites - Pipas que falam de paz.


 (Victoria Hoff/Jovem Repórter)
Influenciada pelos ideais de Janusz Korczak, pedagogo defensor das crianças, Ruty Hotzen desenvolveu um projeto que já foi disseminado em diversos países, que consiste na criação de pipas para comunicação cultural e social, como um símbolo de igualdade e direitos das crianças. As pipas são decoradas de acordo com valores e o sonho de cada criança, e como dito por Korczak: "Se os tempos forem difíceis, deixe o vento dar às crianças uma pipa".


Coexistência, tolerância e aceitação das diferenças são alguns dos valores trabalhados por Ruty. Após a apresentação da educadora, os jovens puderam soltar as pipas no gramado. A estudante holandesa Caro Van Term, 16 anos, afirmou que a iniciativa é importante para que as crianças, mesmo hoje sendo novas, aprendam seus direitos, e no futuro, façam a diferença no mundo.

Quem também gostou da novidade foi a estudante brasiliense Giovanna Araújo, 16: "Muitas vezes não sabemos dos nossos direitos, então ter esse conhecimento faz uma diferença muito grande. Os jovens são o futuro e precisamos ir atrás desses direitos quando eles não forem garantidos."

Edição: Camila de Magalhães

 

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