ESPORTE E CIDADANIA

Centro Olímpico e Paralímpico de Riacho Fundo I recebe tocha olímpica

Alunos da unidade esportiva e dos outros seis Centros presenciarão revezamento do símbolo dos Jogos Olímpicos no dia 3 de maio


Publicação: 27/04/2016 18:31 | Atualização: 29/04/2016 10:06

 (Rio 2016/Divulgação)

Carolina Lobo

O Centro Olímpico e Paralímpico (COP) de Riacho Fundo I faz parte do percurso de revezamento da tocha olímpica na capital federal. Na tarde da próxima terça-feira, dia 3 de maio, alunos da unidade esportiva e mais alguns representando os outros seis Centros sob gestão pedagógica da Fundação Assis Chateaubriand – Samambaia, Sobradinho, Parque da Vaquejada e Setor O (ambos em Ceilândia), São Sebastião e Estrutural – terão a oportunidade de participar deste momento histórico da passagem do símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2016 pela cidade e presenciar o revezamento dentro do COP.

Durante a tarde, haverá apresentação dos alunos do COP e realização de amistosos entre afintriões e convidados. Após o percurso da tocha dentro da unidade esportiva, os alunos acenderão a pira do Festival Olímpico e Paralímpico marcando a abertura da fase local das competições esportivas. Leia matéria relacionada

Para o gerente da Fundação Assis Chateaubriand, Eduardo Gay, “é uma oportunidade ímpar para os alunos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos participarem desse momento histórico para o país, o mundo e esporte, principalmente porque muitos deles direcionam suas atividades no Centro para o esporte de rendimento com a intenção de se desenvolverem efetivamente como atletas. Temos ali um celeiro de atletas; isso os motiva e os mantém nos COPs”.

Trajeto em Brasília

A 100 dias do início dos Jogos Rio 2016, a chama olímpica chega ao Distrito Federal, diretamente da Grécia, e passará por 328 municípios em todos os estados do país antes de ir para o Rio de Janeiro.

No DF, todo o trajeto somará 105 quilômetros, incluindo deslocamentos de carro. Desses, 40 serão de revezamento a pé ou por meios alternativos, como bicicleta, rapel, embarcações e a nado. Cento e quarenta e três condutores participarão do processo. O percurso começará no Palácio do Planalto e terminará com celebração na Esplanada dos Ministérios.

Em Riacho Fundo I – Antes de chegar ao Centro Olímpico e Paralímpico, a primeira parada do fogo olímpico em Riacho Fundo I será por volta de 16h no Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Distrito Federal. De lá, a chama olímpica será transportada por cerca de 1,5km até a entrada da Avenida Central, passando pela Biblioteca Pública e entrando na CLS 4, no segundo balão da pista principal. Antes de alcançar o Fórum do Tribunal de Justiça do DF e Territórios da região, desviará o caminho por conjuntos internos e contornará a quadra em direção ao centro esportivo. A previsão é de que a tocha chegue ao espaço esportivo às 16h40. Depois, o símbolo olímpico retornará ao Plano Piloto.

Centros Olímpicos

O Centro Olímpico e Paralímpico de Riacho Fundo I é uma das sete unidades esportivas do DF sob gestão pedagógica da Fundação Assis Chateaubriand. Se somam a ele os COPs de Samambaia, Sobradinho, Ceilândia - Parque da Vaquejada, Ceilândia - Setor O, São Sebastião e Estrutural. Com o trabalho desenvolvido nesses locais, que alia esporte a atividades pedagógicas e lúdicas, a Fundação atrai crianças e jovens, além de adultos e idosos, ao acesso gratuito a atividades esportivas. São ofertadas mais de 30 modalidades convencionais e adaptadas. As equipes de cada Centro são compostas por professores de educação física, psicólogos, pedagogos e assistentes sociais.

...
Acompanhe as novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf
www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand
www.twitter.com/FAChateaubriand
www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand