ESPORTE E CIDADANIA

Festival Olímpico e Paralímpico inicia fase local das competições

Pira do Festival será acesa no mesmo dia do revezamento da tocha olímpica no Centro de Riacho Fundo I, em 3 de maio


Publicação: 29/04/2016 09:49 | Atualização: 29/04/2016 10:10

 (Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)


Carolina Lobo

Em ano de Jogos Olímpicos no Brasil, a Fundação Assis Chateaubriand promove o Festival Olímpico e Paralímpico como parte da estratégia de propiciar à comunidade atendida pelos centros esportivos a experiência de vivenciar o espírito olímpico. Durante o Festival, dividido em três fases, crianças, adolescentes e adultos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs) de Riacho Fundo I, Samambaia, Ceilândia - Setor O, Ceilândia - Parque da Vaquejada, Sobradinho, Estrutural e São Sebastião participam de competições em sete modalidades olímpicas (basquete, vôlei, ginástica rítmica, tênis, atletismo, natação e judô) e quatro adaptadas (atletismo, bocha, natação e parabadminton).

Entre os benefícios para o aluno, oportunidade de avaliar os aprendizados na modalidade, exercitar o espírito de equipe, fortalecer a determinação e a disciplina, participar de competições com arbitragem oficial, além de fazer novos amigos, principalmente na fase final, a ser promovida intercentros.

Para o gerente da Fundação, Eduardo Gay, o Festival deve ser percebido como um evento esportivo importante para o aluno colocar as técnicas aprendidas em prática em competição de alto nível, bem como para seu desenvolvimento físico. “O objetivo do Festival é possibilitar aos alunos viverem momentos como os que são experimentados pelos atletas olímpicos e paralímpicos profissionais, além de desenvolver habilidades físicas, esportivas e psicológicas, envolvendo os nossos alunos no espírito das Olimpíadas e trabalhando os valores olímpicos, como respeito, amizade e excelência, e paralímpicos, como coragem, determinação, inspiração e igualdade”, afirma. E ressalta: “Tudo isso a fim de contribuir para a formação e destaque de atletas com potencial de rendimento que poderão representar o país em competições no futuro”.

O revezamento da tocha olímpica dentro do Centro Olímpico e Paralímpico de Riacho Fundo I na próxima terça-feira, 3 de maio, marca a abertura da fase local do Festival Olímpico e Paralímpico. Após o percurso da chama olímpica dentro da unidade esportiva, os alunos dos sete COPs acenderão a pira do Festival. Leia matéria relacionada.

O objetivo da fase local, que segue até 31 de maio, é aperfeiçoar as habilidades trabalhadas durante as aulas regulares e identificar os melhores atletas para competirem na fase final. Essa etapa, de muitos treinos físicos e táticos e preparação intensa, ocorrerá nas sete unidades simultaneamente.

Para propiciar aprendizagens sobre novas culturas, durante a fase local os professores irão trabalhar elementos das culturas dos países, como alimentação, música, esportes, etc. Para tal, cada modalidade representará os 11 primeiros colocados nas Olimpíadas de Londres (2012), sendo basquete/Estados Unidos, atletismo/Coréia do Sul, bocha/Hungria, vôlei/Suíça, ginástica rítmica/Rússia, tênis/China, judô/Grã-Bretanha, parabadminton/Itália, atletismo adaptado/França, natação/Alemanha e natação adaptado/Austrália.

Fase preparatória

Em abril foi realizada a fase preparatória visando engajar e motivar os profissionais dos Centros e auxiliá-los na preparação psicológica dos alunos durante as competições. Ainda nessa etapa, os professores passaram a contemplar treinamento específico para as competições do Festival durante as aulas regulares nos COPs e trabalharam os valores olímpicos e paralímpicos.

Fase final

Por sua vez, a fase final, com competições intercentros, visa promover a experiência em competições dentro de padrões oficiais, além de avaliar o aprendizado dos alunos. O Centro de São Sebastião sediará as competições no dia 19 de junho; Ceilândia, em 25 de junho; Samambaia, nos dias 26 de junho e 2 de julho; e Estrutural, no dia 3 de julho.

...
Acompanhe as novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf
www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand
www.twitter.com/FAChateaubriand
www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand