ESPORTE E CIDADANIA

565 atletas participam das seletivas do Futuro Campeão

O programa tem como objetivo identificar talentos e formar atletas que possam representar o DF em competições locais, nacionais e internacionais


Publicação: 10/05/2016 15:57 | Atualização: 10/05/2016 16:08

Atletas participam da seletiva no COP de Sobradinho  (Márcio Falcão/FAC/D.A.Press)
Atletas participam da seletiva no COP de Sobradinho

 

Com as jovens repórteres Liliane e Isabelle Barbosa, do Centro de São Sebastião

 

Desde o início das seletivas do Futuro Campeão, 565 atletas já participaram dos testes realizados nos Centros Olímpicos e Paralímpicos. As avaliações nas modalidades de atletismo, em Sobradinho; ginástica acrobática, em Estrutural; tênis, em Ceilândia (Parque da Vaquejada) e São Sebastião; de Vôlei Sentado, em Setor O; e Natação, em Riacho Fundo I e Samambaia identificaram talentos que poderão representar o DF em competições locais, nacionais e internacionais.

O programa gratuito conta com treinamentos de rendimento, utilizando infraestrutura adequada para os treinos. Os atletas atendidos têm a oportunidade de trabalhar valores como disciplina, responsabilidade, pontualidade e controle emocional.

De acordo com Marcelle Rodrigues, que compõe a equipe pedagógica da Fundação Assis Chateaubriand, o candidato não precisa chegar um ‘atleta pronto’. Segundo ela, os alunos são identificados e nos treinos, de cerca de 3h30 duas vezes por semana, são trabalhadas as qualidades que um atleta precisa ter. “A experiência vai formando o atleta. A expectativa é que se desenvolvam e que a gente consiga representar bem o Centro nas competições”, observou.

Busca pelo sonho
O técnico de tênis no Centro de São Sebastião, Wellington Feitosa acredita que o Futuro Campeão é importante, pois ajuda os alunos a alcançarem seus sonhos. “É um meio mais rápido para ser um atleta. Aqui temos material adequado, quadra e professor voltado unicamente para o treinamento desses alunos”, ressaltou.

Esse foi o caso de Ana Paula do Nascimento, 6 anos, que participou da seletiva no Centro. “Quero ser uma campeã e ganhar muitas medalhas. Espero aparecer na TV para falar como é a correria do atleta”, revelou a pequena.

Letícia Alves Cardoso, mãe de Keymilly Alves, 10 anos, comemorou a seleção da filha na primeira etapa da seletiva de Ginástica Acrobática, no Centro da Estrutural. “Ela já fazia ballet e leva muito jeito. É um sonho dela e eu apoio muito”, disse. Letícia contou que a filha ainda não era aluna do Centro.

Recorde de participantes
Somente o Centro Olímpico e Paralímpico de Sobradinho registrou a participação de 329 atletas nas seletivas de atletismo. De acordo com o gerente geral da unidade esportiva, Márcio Falcão, esse número se deve ao relacionamento entre o técnico João Sena e a comunidade. “Sobradinho é uma referência do atletismo no DF. O técnico Sena é reconhecido pelo trabalho que tem desenvolvido com atletas de elite como a maratonista Carmem de Oliveira e o marchador Caio Bonfim, o que foi decisivo para o sucesso da seletiva”, destacou Márcio. Ele afirmou que o trabalho de divulgação feito nas escolas da cidade também tornou possível identificar talentos no esporte. “A escola é nossa mina de ouro de atletas”, observou.

Próxima seletiva
No próximo dia 14, sábado, ocorrerá o Futuro Campeão de Ginástica Rítmica, no Centro Olímpico e Paralímpico de Ceilândia - Setor O, de 9h às 12h. Jovens de 7 a 15 anos podem participar dos testes.

 

Acompanhe as novidades nas redes sociais:
www.facebook.com/esportecidadaniadf
www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand
www.twitter.com/FAChateaubriand
www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand