JOVEM REPÓRTER

Jovem Repórter: Inspirados para escrever uma nova história no jornalismo

Estudantes descobrem as possibilidades da carreira e saem motivados a construir um novo cenário após curso realizado pela Fundação Assis Chateaubriand


Camila de Magalhães -

Publicação: 23/07/2016 07:00 | Atualização: 29/07/2016 17:07

Entrega dos certificados aos participantes teve presença de Ana Dubeux, Paulo César Marques e Mariana Borges (Foto: Bruno Sellani/FAC/D.A Press)
Entrega dos certificados aos participantes teve presença de Ana Dubeux, Paulo César Marques e Mariana Borges (Foto: Bruno Sellani/FAC/D.A Press)

Eles deixaram de lado a tranquilidade dos dias sem escola e aproveitaram a última semana de férias para buscar inspirações e conhecer melhor as possibilidades que a carreira de jornalista pode trazer. Prestes a decidir o curso que vão fazer na faculdade, sete adolescentes animados, comunicativos e cheios de vontade de aprender participaram da terceira edição do curso de férias Jovem Repórter, realizado pela Fundação Assis Chateaubriand (FAC) nesta semana. As aulas terminaram nesta sexta-feira (22/7) e os participantes receberam os certificados com a presença da diretora de Redação do Correio, Ana Dubeux, do vice-presidente da Fundação, Paulo César Marques, e da superintendente executiva da FAC, Mariana Borges.

Foram cinco dias dedicados a técnicas de fotografia, entrevistas coletivas, redação de notas e matérias, criação de um blog e reflexão sobre a atual crise do jornalismo e a necessidade de os profissionais se reinventarem para levar a notícia ao leitor na era digital. Os jovens repórteres fizeram um tour pelos bastidores dos Diários Associados e conversaram com diversos profissionais do Correio Braziliense, TV Brasília e Clube FM sobre a rotina de trabalho em cada meio.

Também tiveram a oportunidade de ouvir o relato da jornalista e blogueira Verônica Machado, ex-repórter do Correio, que deixou o jornal impresso para se dedicar ao mundo digital, contando histórias em vídeos e realizando cursos on-line. Ela motivou a garotada a entender a importância do autoconhecimento e de se fazer o que gosta para alcançar a felicidade.

“O curso abriu muito os nossos olhos para fazer jornalismo de jeitos diferentes, sempre criando mais. É importante essa visão para o mercado de trabalho”, destacou o jovem Gabriel Matos, 16 anos. O colega Henrique Nagae, 17, disse que se identificou com a carreira. “Agora descobri o que quero fazer na faculdade. Foi muito bom ficar imerso no ambiente de trabalho do jornalismo e ver as várias áreas que a profissão tem”, comentou.

Ana Dubeux ressaltou estar contente por ver a garotada interessada em jornalismo: “É sensacional saber que gente jovem gosta do que a gente faz e pensa em usar isso da melhor forma possível para que possamos continuar passando essa informação e apuração do dia a dia para construir uma sociedade melhor”, observou a diretora.

Para Mariana Borges, é uma satisfação ver os resultados. “Já formamos mais de 300 alunos com o Jovem Repórter no Distrito Federal e ficamos muito felizes de saber que o curso gerou uma mudança na percepção de cada um, das habilidades que têm e podem desenvolver e até nas perspectivas de futuro, para trilharem caminhos diferentes e enfrentarem novos desafios”, destacou a superintendente da Fundação Assis Chateaubriand.

 

Acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/fachateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand