ESPORTE E CIDADANIA

Centros Olímpicos do DF abrem inscrições para sorteio de vagas em 2017

Oportunidade gratuita de praticar atividades físicas é válida para crianças, jovens, adultos e idosos, com e sem deficiência. Matrículas serão efetivadas a partir de 21 de março


Camila de Magalhães -

Publicação: 23/02/2017 16:16 | Atualização: 09/03/2017 18:17

 (Bruno Sellani/FAC/D.A Press)
De 14 a 17 de março, pessoas de todas as idades podem se inscrever gratuitamente para concorrer às cerca de 6mil vagas em dezenas de modalidades esportivas disponíveis nos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal. O interessados devem comparecer ao Centro mais próximo de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 17h, para preencher a ficha de inscrição e incluir o nome no sorteio. O sorteio de vagas está previsto para 20 de março, às 9h, e será aberto ao público. A divulgação do resultado ocorrerá no mesmo dia, até as 18h, na área externa de cada unidade. O prazo para efetivação das matrículas e entrega da documentação vai de 21 a 31 de março.

 

Há opções de esportes individuais e coletivos para crianças a partir de 4 anos, jovens, adultos e idosos. No período da noite, as unidades são abertas para adultos. Pessoas com deficiência não precisam passar pelo sorteio. Basta procurar a coordenação específica para um uma avaliação funcional, que define a capacidade individual de cada pessoa com deficiência e direciona para o esporte mais adequado, a fim de proporcionar a oportunidade de mostrar seu potencial, com foco no desenvolvimento físico, motor, social e afetivo.


Os alunos matriculados nos Centros Olímpicos e Paralímpicos ainda têm acesso a uma série de eventos esportivos, comemorativos e cursos de qualificação social. Um outro serviço disponível é o programa Futuro Campeão, voltado para a transformação de jovens talentos em atletas de rendimento. As seletivas são realizadas semestralmente e são abertas a toda a comunidade do Distrito Federal. O objetivo é formar atletas que possam representar Brasília em campeonatos regionais, nacionais e até internacionais. Entre os benefícios do Futuro Campeão, estão técnicos especializados, ampla estrutura, auxílio transporte e lanche. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal, em parceria com entidades como a Fundação Assis Chateaubriand.

 

 

Fique de olho nas datas

  • Inscrições: 14 a 17 de março de 2017
  • Sorteio de vagas: 20 de março de 2017, às 9h
  • Divulgação do resultado do sorteio: 20 de março de 2017, até as 18h
  • Matrículas e entrega da documentação: 21 a 31 de março de 2017

Modalidades disponíveis por unidade:

 

• Ceilândia (Parque da Vaquejada) – Atividade física orientada, basquete, capoeira, capoterapia, desenvolvimento motor, futebol society, futsal, ginastica rítmica, pilates, hidroginástica, jiu-jitsu, karatê, natação, vôlei e atividades para pessoas com deficiência.

 

• Estrutural – Desenvolvimento motor, futsal, futebol de areia, futebol society, atletismo, basquete, tênis, natação infantil, hidroginástica, natação adulto, atividade física orientada, vôlei, karatê, judô, ginástica artística, ginástica acrobática, boxe e atividades para pessoas com deficiência.

 

• Riacho Fundo I – Atividade física orientada, basquete, futebol de areia, futsal, ginástica localizada, hidroginástica, natação, vôlei, jiu-jitsu, karatê e atividades para pessoas com deficiência.

 

• Samambaia – Atividade física orientada, atletismo, basquete, desenvolvimento motor, futebol society, futsal, ginástica rítmica, ginástica localizada, handebol, hidroginástica, natação, tênis, vôlei, jiu-jitsu, karatê, pilates e atividades para pessoas com deficiência.

 

• São Sebastião – Atividade física orientada, atletismo, basquete, desenvolvimento motor, futebol society, futsal, ginástica localizada, hidroginástica, karatê, judô, natação, tênis, vôlei e atividades para pessoas com deficiência.

 

• Sobradinho – Atletismo, basquetebol, desenvolvimento motor, futebol society, futsal, ginástica localizada, handebol, karatê, vôlei, atividade física orientada e atividades para pessoas com deficiência.

 

Onde fica

 

Confira os endereços dos 11 Centros Olímpicos e Paralímpicos do DF:

 

- Ceilândia (Parque da Vaquejada) – QNP 21, P Norte

 

- Ceilândia (Setor O) – QNO 9, Conjunto 1, Lote 1

 

- Estrutural – Área Especial 2, Setor Norte

 

- Riacho Fundo I – QS 16, lote F

 

- Samambaia – QS 119, Área Especial, Samambaia Sul

 

- São Sebastião – Quadra 2, Bairro São Bartolomeu

 

- Sobradinho – Quadra 2, Setor Esportivo, Área Especial

 

- Brazlândia – Bairro Vila São José, Quadra 35, AE 22

 

- Gama – Área Especial, Setor Central (ao lado do Estádio Bezerrão) - Recanto das Emas – Entrequadra 400/600

 

- Santa Maria – Quadra Central 3, AE 4

 

Confira a documentação necessária para matrículas:

- Atestado médico

- Foto 3x4 atual

- Identidade e CPF

- Comprovante de residência

- Caso o interessado tenha entre 4 e 17 anos, é necessário levar também uma cópia da declaração escolar, certidão de nascimento, identidade e CPF do responsável e documento de guarda ou autorização do conselho tutelar, caso o responsável não seja o pai ou mãe.

 

Esporte e Cidadania

Em parceria com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal, a Fundação Assis Chateaubriand é responsável pela gestão pedagógica de 7 dos 11 Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal: Ceilândia (Parque da Vaquejada e Setor O), Estrutural, Riacho Fundo I, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho. Saiba mais sobre esse trabalho de Esporte e Cidadania.

 

Acompanhe as novidades em www.facebook.com/esportecidadaniadf