ESPORTE E CIDADANIA

Centros Olímpicos terão torneio, festas e novos cursos em 2017

Campeonato único intercentros, Dia do Circo, Ciranda da Vida, Jovem Árbitro de vôlei e cursos de fotografia e redes sociais são as novidades para Ceilândia, Estrutural, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho


Camila de Magalhães -

Publicação: 07/02/2017 11:46 | Atualização: 07/02/2017 16:31

Equipe pedagógica dos Centros Olímpicos e Paralímpicos reunida para dar a largada nos trabalhos de 2017 (Foto: Bruno Sellani/FAC/D.A Press)
Equipe pedagógica dos Centros Olímpicos e Paralímpicos reunida para dar a largada nos trabalhos de 2017 (Foto: Bruno Sellani/FAC/D.A Press)

A Fundação Assis Chateaubriand apresentou nesta segunda-feira (6/2) o plano de trabalho para 2017 nos 7 Centros Olímpicos e Paralímpicos (COP) em que é responsável pela gestão pedagógica, numa parceria com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal. O evento, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, contou com a presença de cerca de 200 profissionais que compõem a equipe pedagógica nas unidades de Ceilândia (Parque da Vaquejada e Setor O), Estrutural, Riacho Fundo I, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho, além de representantes da Secretaria. Foram apresentadas ações que vão além das aulas regulares de modalidades esportivas.


Em fevereiro, o investimento será na formação humana da equipe de professores de educação física, assistentes sociais, pedagogos e psicólogos, com uma oficina sobre inteligência emocional, ministrada pelo psicoterapeuta Marcos Terra. A partir de março, começam as novidades para as cerca de 30 mil crianças, jovens, adultos e idosos, com e sem deficiência, atendidos nas 7 unidades esportivas.

 

Segundo o vice-presidente da Fundação, Paulo César Marques, a expectativa é muito positiva. “Pretendemos continuar fazendo bem o nosso trabalho e evoluindo em outras propostas para que possamos contribuir para o objetivo social que tem por trás desse projeto”, destacou. A superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges, acrescenta que a entidade inicia o 6º ano de trabalho ao lado da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal e considera que o processo de gestão está bem amadurecido, apesar de continuarem os desafios e aprendizados.

 

“Temos comunidades com características muito distintas, que exigem medidas e ações muito distintas. Mas este ano, conseguimos fazer um planejamento comum. É a primeira vez que vamos fazer com que todos os centros estejam juntos em basicamente em todas as iniciativas. Vai ser muito rico porque vamos trazer uma sinergia maior, um engajamento maior”, explica Mariana.

 

De acordo com a superintendente, a expectativa continua sendo de agregar muito valor a essas comunidades. “Pretendemos envolvê-las cada vez mais, dar oportunidades de interação e de desenvolver habilidades para a vida, não só para o esporte, mas que ajudam na convivência, na disciplina do dia a dia. Tudo isso para a gente continuar cumprindo esse papel de parceiro da Secretaria nessa política pública reconhecida, que já é uma política de Estado, bem estruturada e importante para as comunidades", ressalta.

 

Confira as ações previstas para 2017:

 

Mede

Iniciada no final de 2016, a metodologia de ensino desportivo criada pela Fundação Assis Chateaubriand é um projeto piloto inovador que leva à prática esportiva padronizada nos Centros, com mensuração de resultados. Cerca de 7,5mil alunos de 9 a 17 anos serão impactados com a novidade, que representará um ganho de qualidade e eficiência nas práticas das 6 modalidades mais populares nas comunidades atendidas: futebol de 7, futsal, atletismo, vôlei, basquete e natação.

 

Torce e Jovem Árbitro

Haverá um campeonato único intercentros, de pontos corridos, que vai envolver alunos de todas as idades em 19 modalidades esportivas durante 21 duas de competição. Será o Torneio dos Centros, também conhecido como Torce. Nele, os alunos que participaram do curso Jovem Árbitro terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos e apoiar a arbitragem. Além do futebol, a novidade este ano no curso é a modalidade vôlei. Os alunos vão aprender as regras, a teoria e a prática de como apitar jogos.

 

Fotografia e redes sociais

A criançada de 9 a 14 anos terá um curso de qualificação social para aprender técnicas de fotografia, com passeios externos para praticar os cliques. Quem também poderá fotografar melhor serão os idosos matriculados nos Centros Olímpicos e Paralímpicos, que terão noções de como inserir as imagens nas redes sociais.

 

Somente na Estrutural, os pequenos de 4 a 11 anos utilizarão a metodologia Lego Education, para desenvolver de forma lúdica, com peças de encaixar, uma série de habilidades e competências. Já os alunos de 9 a 14 anos, terão aulas de atividades circenses.

 

 

Dia do Circo, Ciranda da Vida e Celebrar

Dois eventos comemorativos marcarão o ano de 2017. O Dia do Circo fará um resgate e valorização da cultura popular circense para contagiar os alunos com o espírito criativo e a alegria de palhaços, malabaristas e aqueles que compõem o picadeiro. A Ciranda da Vida, voltada para idosos, será uma vivência para resgate de valores e fortalecimento de vínculos entre os grupos, com uma proposta lúdica. Para encerrar o ano, a festa Celebrar a vida reunirá pessoas de todas as idades para uma reflexão sobre os propósitos da vida e definição de metas para o futuro. Haverá um concurso cultural, palnatação de mudas e atividades lúdicas.

 

Meio ambiente

Transversalmente ao trabalho esportivo, durante todo o ano, serão abordadas questões sobre a preservação do meio ambiente. Água, consumo consciente, vegetação e reciclagem serão alguns dos temas a serem trabalhados.

 

Pratique bem-estar

A série de vídeos no Youtube com dicas de profissionais sobre atividades físicas terá continuidade, com a segunda temporada do canal Pratique bem-estar. Uma outra série trará vídeos com depoimentos de alunos sobre suas experiências nas unidades esportivas.

 

ESPORTE E CIDADANIA

A Fundação Assis Chateaubriand é responsável pela gestão pedagógica de 7 dos 11 Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal: Ceilândia (Parque da Vaquejada e Setor O), Estrutural, Riacho Fundo I, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho. Saiba mais sobre o trabalho de Esporte e Cidadania, desenvolvido pela Fundação em conjunto com a Secretaria do Esporte e Lazer do Distrito Federal.

 

Acompanhe as novidades em www.facebook.com/esportecidadaniadf

 

Confira os endereços dos 7 Centros Olímpicos e Paralímpicos:

 

- Ceilândia (Parque da Vaquejada) – QNP 21, P Norte

- Ceilândia (Setor O) – QNO 9, Conjunto 1, Lote 1

- Estrutural – Área Especial 2, Setor Norte

- Riacho Fundo I – QS 16, lote F

- Samambaia – QS 119, Área Especial, Samambaia Sul

- São Sebastião – Quadra 2, Bairro São Bartolomeu

- Sobradinho – Quadra 2, Setor Esportivo, Área Especial

 

Funcionamento das secretarias para matrículas: terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h