ESPORTE E CIDADANIA

Jogos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos mobilizam 5 mil atletas em 2017

Primeira edição do Torce terá 5 meses de duração e competições em 20 diferentes modalidades


Camila de Magalhães -

Publicação: 02/06/2017 17:00 | Atualização: 04/07/2017 12:42

 

Um evento que promete marcar a história do esporte no Distrito Federal. Com 5 meses de competições em 20 modalidades esportivas e participação de mais de 5mil atletas de diversas idades, os Jogos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos (Torce) serão realizados pela primeira vez a partir de 24 de junho de 2017. A diversidade é a marca do evento, que reunirá crianças, jovens, adultos e idosos, com e sem deficiência, em disputas sediadas em 5 regiões administrativas do DF: Ceilândia, Estrutural, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal e da Fundação Assis Chateaubriand.

 

 

 

Baixe aqui o regulamento 

 

> Baixe aqui o caderno técnico

 

Baixe aqui os regulamentos oficiais 

 

Confrontos COP

 

> Veja aqui a Ficha de inscrição para alunos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos

 

> Veja aqui a Ficha de inscrição para alunos de outras instituições 

 

Um dos diferenciais do Torce é que, além dos alunos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos, os Jogos receberão atletas de outras instituições. “Desde 2011, realizamos festivais, encontros e copas nos Centros Olímpicos e Paralímpicos que gerenciamos em parceria com a Secretaria de Esporte. Hoje estamos em um importante momento de evolução, após percebermos a necessidade de se promover uma maior interação entre os alunos de diferentes idades, modalidades e regiões. Esse intercâmbio de experiências com atletas de fora em uma competição de pontos corridos é uma inovação desafiadora”, observa Leandro de Carvalho, gerente de Centro Olímpico e Paralímpico e um dos organizadores do Torce.

 

Perder e ganhar

 

O objetivo dos Jogos dos Centros é motivar e integrar os alunos, promovendo o espírito competitivo, a superação de limites e o desenvolvimento cognitivo. O Torce também é uma oportunidade de se trabalhar valores e habilidades com os atletas participantes. O tema escolhido para esta edição é perder e ganhar. “Tão importante quanto ganhar é saber perder. Lidar com a derrota não é uma tarefa fácil para um atleta amador ou profissional, mas é imprescindível saber lidar com a frustração de um resultado não desejado. Ter domínio da mente, trabalhando as emoções e usar isso como aprendizado faz de uma derrota uma vitória e de um perdedor, um vencedor. A resiliência é uma das principais virtudes do atleta. E isso serve não só para o esporte, mas para a vida”, avalia Leandro.

 

Reconhecimento

 

Os destaques do Torce serão reconhecidos em uma grande cerimônia de premiação, prevista para o mês de novembro.

 

Modalidades esportivas participantes do Torce

 

Aquathlon, Atletismo (convencional e adaptado), Basquete, Bocha (convencional e adaptada), Boxe, Futebol de Areia, Futebol Society, Futsal, Ginástica Acrobática, Ginástica Rítmica, Jiu-Jitsu, Judô, Karatê, Natação (convencional e adaptada), Parabadminton, Tênis, Vôlei.

 

Torce – Jogos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos 2017

 

Início: 24 de junho

Final: Mês de novembro

Locais das competições: Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada e Setor O), Estrutural, Riacho Fundo I, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho

Cerimônia de encerramento: Mês de novembro

Informações sobre inscrições: torcedf@gmail.com e (61) 3214-1580 

 

Contato para a imprensa

 

Camila de Magalhães, assessora de comunicação da Fundação Assis Chateaubriand

(61) 3214-1059 e ascom@facbrasi.org.br

 

Esporte e Cidadania

 

Em parceria com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal, a Fundação Assis Chateaubriand é responsável pela gestão pedagógica de 7 dos 11 Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal: Ceilândia (Parque da Vaquejada e Setor O), Estrutural, Riacho Fundo I, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho. Além das aulas esportivas regulares, são desenvolvidos eventos comemorativos e esportivos, além de cursos de qualificação social. Saiba mais sobre esse trabalho de Esporte e Cidadania.

 

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.twitter.com/fachateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand