ESPORTE E CIDADANIA

Centros Olímpicos e Paralímpicos

Atualmente são sete os Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal sob gestão pedagógica da Fundação Assis Chateaubriand


Publicação: 01/01/2011 11:11 | Atualização: 11/04/2017 16:30

 

Desde 2011, a Fundação Assis Chateaubriand realiza a gestão pedagógica de Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal, em conjunto com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal.

 

A parceria é celebrada por meio de termos de colaboração (acesse aqui os termos 01 e 02 e 03 e 04).

 

Atualmente, o trabalho é desenvolvido em 7 dos 11 existentes no DF. Confira os endereços desses Centros Olímpicos e Paralímpicos:

Ceilândia - Parque da Vaquejada (QNP 21 - P Norte)
Ceilândia - Setor O
(QNO 9, Conjunto 1, Lote 1)

Estrutural (Área Especial 2, Setor Norte)
Riacho Fundo I (QS 16, lote F)

Samambaia (QS 119, Área Especial, Samambaia Sul)
São Sebastião (Quadra 2, Bairro: São Bartolomeu)
Sobradinho (Quadra 2, Setor Esportivo, Área Especial)

 

Com os 7 centros, são atendidas mais de 25 mil pessoas diariamente, entre crianças a partir de 4 anos, jovens, adultos e idosos, com e sem deficiência.

Contamos com uma equipe multidisciplinar formada por cerca de 180 profissionais, entre os quais professores de educação física, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, gerentes didáticos pedagógicos e coordenadores de ensino especial.

A iniciativa tem o esporte como protagonista na transformação de vidas, com ênfase na melhoria da qualidade de vida, novas perspectivas pessoais e desenvolvimento profissional. Os resultados têm sido muito positivos e são vários os casos de sucesso.

Para obter êxito, é trabalhado em três frentes esportivas:

ESPORTE EDUCACIONAL – Oferecemos atividades esportivas e lúdicas para crianças e jovens em idade escolar;
ESPORTE DE RENDIMENTO – Por meio do Futuro Campeão, preparamos jovens atletas para competições locais, regionais e nacionais e oferecemos um apoio complementar ao seu desenvolvimento;
ESPORTE DE PARTICIPAÇÃO – Promovemos qualidade de vida e socialização para adultos e idosos.


Ações para 2017


Além das mais de 30 modalidades esportivas e do trabalho com temas transversais ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), planejamos para 2017 uma série de eventos esportivos, comemorativos e de qualificação social.

Mede

Iniciada no final de 2016, a metodologia de ensino desportivo criada pela Fundação Assis Chateaubriand é um projeto piloto inovador que leva à prática esportiva padronizada nos Centros, com mensuração de resultados. Cerca de 7,5mil alunos de 9 a 17 anos serão impactados com a novidade, que representará um ganho de qualidade e eficiência nas práticas das 6 modalidades mais populares nas comunidades atendidas: futebol de 7, futsal, atletismo, vôlei, basquete e natação.

 

Torce e Jovem Árbitro

Haverá um campeonato único intercentros, de pontos corridos, que vai envolver alunos de todas as idades em 19 modalidades esportivas durante 21 duas de competição. Será o Torneio dos Centros, também conhecido como Torce. Nele, os alunos que participaram do curso Jovem Árbitro terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos e apoiar a arbitragem. Além do futebol, a novidade este ano no curso é a modalidade vôlei. Os alunos vão aprender as regras, a teoria e a prática de como apitar jogos.

 

Fotografia e redes sociais

A criançada de 9 a 14 anos terá um curso de qualificação social para aprender técnicas de fotografia, com passeios externos para praticar os cliques. Quem também poderá fotografar melhor serão os idosos matriculados nos Centros Olímpicos e Paralímpicos, que terão noções de como inserir as imagens nas redes sociais.

 

Somente na Estrutural, os pequenos de 4 a 11 anos utilizarão a metodologia Lego Education, para desenvolver de forma lúdica, com peças de encaixar, uma série de habilidades e competências. Já os alunos de 9 a 14 anos, terão aulas de atividades circenses.

 

Dia do Circo, Ciranda da Vida e Celebrar

Dois eventos comemorativos marcarão o ano de 2017. O Dia do Circo fará um resgate e valorização da cultura popular circense para contagiar os alunos com o espírito criativo e a alegria de palhaços, malabaristas e aqueles que compõem o picadeiro. A Ciranda da Vida, voltada para idosos, será uma vivência para resgate de valores e fortalecimento de vínculos entre os grupos, com uma proposta lúdica. Para encerrar o ano, a festa Celebrar a vida reunirá pessoas de todas as idades para uma reflexão sobre os propósitos da vida e definição de metas para o futuro. Haverá um concurso cultural, palnatação de mudas e atividades lúdicas.

 

Meio ambiente

Transversalmente ao trabalho esportivo, durante todo o ano, serão abordadas questões sobre a preservação do meio ambiente. Água, consumo consciente, vegetação e reciclagem serão alguns dos temas a serem trabalhados.

 

Pratique bem-estar

série de vídeos no Youtube com dicas de profissionais sobre atividades físicas terá continuidade, com a segunda temporada do canal Pratique bem-estar. Uma outra série trará vídeos com depoimentos de alunos sobre suas experiências nas unidades esportivas.


Como participar

Para participar das atividades é preciso estar matriculado em um dos Centros Olímpicos e Paralímpicos atendidos pela Fundação Assis Chateaubriand. As matrículas são gratuitas e abertas à comunidade. Para inscrever-se é necessário comparecer ao centro esportivo com documento de identidade (RG e/ou certidão de nascimento), foto 3x4 atual, comprovante de residência, e, no caso de alunos em idade escolar, a declaração escolar daquele ano. No ato da matrícula, o aluno (e o responsável, no caso de menores) responde o Questionário de Prontidão para a Atividade Física (PAR-Q) e o responsável legal assina autorização, caso necessário.

Funcionamento

As aulas esportivas regulares, paralímpicas e adaptadas são de terça a sexta-feira, nos períodos matutino, vespertino e noturno. Aos fins de semana, o Espaço de Convivência e Lazer dos Centros Olímpicos e Paralímpicos é aberto às comunidades das 9h às 16h.

Confira mais informações, agenda de eventos e fotos de competições em www.facebook.com/esportecidadaniadf.

 

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/fachateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand