ESPORTE E CIDADANIA

Alunos de jiu-jitsu de Ceilândia entre os melhores do Brasil

Atletas do Centro Olímpico e Paralímpico Parque da Vaquejada, Renan Clastes e Luiz Fernando Silva foram destaques da categoria infantil do Naga-Brasil de Jiu-Jitsu realizado em Brasília


Publicação: 19/03/2015 10:44 | Atualização: 30/03/2015 22:16

Luiz Fernando e Renan Caleb comemoram conquistas com o professor Francisco (Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
Luiz Fernando e Renan Caleb comemoram conquistas com o professor Francisco
 

Dois atletas do Centro Olímpico e Paralímpico de Ceilândia – Parque da Vaquejada se destacaram no campeonato Naga-Brasil de Jiu-Jitsu (North American Grappling Association), realizado em 14 e 15 de março no Ginásio do Cruzeiro, em Brasília-DF. Renan Caleb Clastes, 9 anos, foi campeão na categoria infantil, com e sem kimono, de 30 a 35kg e garantiu o cinturão e uma medalha. Já Luiz Fernando Silva, 11, conquistou o primeiro lugar na categoria infantil sem kimono e o segundo lugar com kimono, de 40 a 45kg.

Acompanhados pelo atleta e professor de jiu-jitsu da Fundação Assis Chateaubriand Francisco Carlos da Silva, os meninos cumpriram três meses de treinamento intenso até se consagrarem campeões. “Fico muito feliz, é muito gratificante ver o nosso empenho, mostra que o trabalho do projeto Esporte e Cidadania no Centro Olímpico e Paralímpico tem resultado. Eles estão absorvendo o aprendizado muito rápido, se aprimorando a cada dia”, contou, orgulhoso, o professor Francisco, que também participou da competição e garantiu o quarto lugar no primeiro dia e o sexto lugar no segundo dia de campeonato, na categoria adulto médio com kimono (79 a 85kg).

Grandes conquistas

Luiz Fernando treina jiu-jitsu há quatro anos e coleciona títulos. Foi campeão brasileiro e terceiro lugar no campeonato mundial de jiu-jitsu, em 2014. Atualmente, ele se prepara para disputar o Campeonato Brasileiro, previsto para abril, em São Paulo.


Já Renan Caleb é tricampeão brasiliense de jiu-jitsu e há um ano frequenta as aulas do Centro Olímpico e Paralímpico de Ceilândia. “Ele é muito tímido, coloquei para ver se ele se soltava. Todo mundo já percebeu que se soltou demais, melhorou 90%. Ele tem asma, melhorou a respiração e já dorme melhor. É uma criança mais ativa, mais comunicativa”, observou a mãe do pequeno atleta, Jacilene Clastes.


Renan vibrou com a conquista e se prepara para outras vitórias. “Foi muito bom, fiquei feliz, eu ganhei o cinturão e uma medalha. Quero continuar treinando para ganhar mais campeonatos”, destacou.


NAGA Brasil de Jiu-Jitsu

Nos dias 14 e 15 de março, o torneio Naga-Brasil de Jiu-Jitsu reuniu aproximadamente 200 atletas de vários países, entre eles Estados Unidos, França e Brasil, local escolhido para sediar as comemorações de 20 anos da competição. Foi a primeira vez que o torneio ocorreu foram dos Estados Unidos. Apenas atletas federados podem participar do evento. Renan e Luiz Fernando representaram a equipe Strong Fighters Team.

 

Contato para a imprensa
Camila de Magalhães, assessora de comunicação da Fundação Assis Chateaubriand. E-mail: ascom@facbrasil.org.br. Telefone: (61) 3214-1059.