ESPAÇO CHATÔ

Exposição Cosmos convida a viagem pelo espaço sideral

Nebulosas e galáxias são retratadas em explosão de cores e texturas nas telas assinadas pelo artista Imaki. De 6 a 22 de maio de 2015, no Espaço Chatô

Camila de Magalhães -

Publicação: 04/05/2015 17:31 | Atualização: 06/05/2015 12:01

'Antes eu pintava montanhas, árvores, mares. E agora estou voando no espaço', diz Imaki (Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)

Depois de muitos anos de experiência acadêmica nas áreas de engenharia e desenho industrial, o professor aposentado da Universidade de Brasília Itiro Iida, reconhecido no mundo artístico como Imaki, lança sua primeira exposição individual no Espaço Chatô, da Fundação Assis Chateaubriand. De 6 a 22 de maio de 2015, o público pode conferir 23 pinturas de uma série de 45, produzidas entre 2013 e 2014 no Ateliê Lourenço de Bem, na capital federal. Os quadros são inspirados em fotos de nebulosas, galáxias e outros sistemas solares, capturadas pelo telescópio Hubble, da Nasa.

Imaki conta que a ideia surgiu em pesquisas na internet. “Antes eu pintava montanhas, árvores, mares. E agora estou voando no espaço. Não é legal sair um pouquinho do comum? Procurando paisagens, descobri essas paisagens cósmicas do telescópio Hubble. Baixei algumas e serviram como inspirações”, revela o artista. “É uma viagem cósmica. Aqui é um espaço. São nebulosas, gases do universo que ainda não se condensaram e o Hubble descobriu.”

Os quadros são resultado de uma experimentação com diversos materiais, que levou quase um ano para chegar à versão final. As luzes, cores e texturas que podem ser vistas nas obras são compostas por uma mistura de massa corrida, tinta acrílica, cola branca, vermiculita, aplicações de pó de vidro, glitter e pigmentos em pó.

Sobre o artista

(Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
Filho de japoneses, nasceu na cidade de Presidente Venceslau (SP) e foi criado na capital paulistana. Graduado e com doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), o engenheiro de produção veio em 1979 para a capital federal, onde atuou como professor do curso de desenho industrial na Universidade de Brasília (UnB). Na década de 1980, começou os primeiros trabalhos de pintura. Mas foi nos anos 2000, quando estava perto de se aposentar, que decidiu levar o hobby a sério. Adotou o nome artístico Imaki e participou de cerca de 20 exposições coletivas. Em 2013 e 2014, no ateliê do artista Lourenço de Bem, dedicou-se à pintura da série Cosmos, com 45 obras. Tudo em prol de sua exposição individual, que estreia no Espaço Chatô. Hoje, ele também é um dos diretores da Associação Candanga de Artistas Visuais (Acav) e autor de livros técnicos.

Exposição Cosmos, por Imaki