ESPORTE E CIDADANIA

Encerramento do Encontro do Esporte ParalŪmpico 2015 serŠ neste sŠbado

Na 2™ ediÁ„o do evento, alunos de quatro Centros OlŪmpicos e ParalŪmpicos aprendem como as diferenÁas os ajudam a superar qualquer desafio


PublicaÁ„o: 02/10/2015 09:32 | AtualizaÁ„o: 05/10/2015 18:52

Todos juntos na nataÁ„o: fase local no Centro OlŪmpico e ParalŪmpico de Ceil‚ndia (Foto: Camila de Magalh„es/FAC/D.A Press)
Todos juntos na nataÁ„o: fase local no Centro OlŪmpico e ParalŪmpico de Ceil‚ndia (Foto: Camila de Magalh„es/FAC/D.A Press)

 

Alunos com e sem deficiÍncia de Ceil‚ndia, Riacho Fundo I, Samambaia e S„o Sebasti„o unidos em competiÁűes de atletismo, bocha e nataÁ„o. … o que poderŠ ser visto na fase final do Encontro do Esporte ParalŪmpico neste sŠbado (3/10), no Centro OlŪmpico e ParalŪmpico de Samambaia. A iniciativa integra as aÁűes do Esporte e Cidadania, realizado pela FundaÁ„o Assis Chateaubriand e Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal.

Este ano, o tema do Encontro ť o desafio. Todos os alunos com deficiÍncia das quatro unidades esportivas, juntamente com os das modalidades regulares que mais se destacarem na primeira etapa participam da competiÁ„o intercentros. Durante as partidas, paratletas profissionais de BrasŪlia v„o se unir ŗs equipes. HaverŠ entrega de medalhas e trofťus para os vencedores.

Para completar a programaÁ„o, a FederaÁ„o Brasiliense de Vela Adaptada levarŠ ŗs piscinas quatro barcos para uma oficina de demonstraÁ„o desse esporte que vem se tornando referÍncia no paŪs. A federaÁ„o conta com o projeto Vela para todos, que oferece aulas gratuitas no Lago ParanoŠ para pessoas com deficiÍncia.

“Escolhemos o tema desafio para mostrar que o esporte proporciona a superaÁ„o de pessoas com deficiÍncia. Elas podem se sobressair tanto ou mais do que aquelas que praticam modalidades convencionais. Mesmo com todas as limitaÁűes, temos diversos casos de alunos que demonstram todos os dias que basta querer, acreditar e ter o estŪmulo correto para ir mais longe e alcanÁar bons resultados. … uma verdadeira liÁ„o de vida”, explica MŠrcio Falc„o, gerente de Centro OlŪmpico e ParalŪmpico pela FundaÁ„o Assis Chateaubriand.

PreparaÁ„o intensa

Desde o inŪcio do mÍs de setembro, as aulas est„o voltadas para a preparaÁ„o dos atletas para o Encontro. EstaÁűes sensoriais foram montadas para aguÁar os cinco sentidos dos alunos: tato, olfato, paladar e audiÁ„o. De olhos vendados, eles tiveram que descobrir sons, experimentar alimentos, reconhecer cheiros e texturas, a fim de despertar a percepÁ„o da import‚ncia das habilidades desenvolvidas por pessoas com deficiÍncia visual para identificar itens comuns no dia a dia.

InformaÁűes para a imprensa: Camila de Magalh„es, assessora de comunicaÁ„o da FundaÁ„o Assis Chateaubriand. Telefone: (61) 3214-1059. E-mail: ascom@facbrasil.org.br

 

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.twitter.com/FAChateaubriand

www.linkedin.com/company/fundaÁ„o-assis-chateaubriand