ESPORTE E CIDADANIA

Encerramento do Encontro do Esporte Paralímpico 2015 será neste sábado

Na 2ª edição do evento, alunos de quatro Centros Olímpicos e Paralímpicos aprendem como as diferenças os ajudam a superar qualquer desafio


Publicação: 02/10/2015 09:32 | Atualização: 05/10/2015 18:52

Todos juntos na natação: fase local no Centro Olímpico e Paralímpico de Ceilândia (Foto: Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
Todos juntos na natação: fase local no Centro Olímpico e Paralímpico de Ceilândia (Foto: Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)

 

Alunos com e sem deficiência de Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião unidos em competições de atletismo, bocha e natação. É o que poderá ser visto na fase final do Encontro do Esporte Paralímpico neste sábado (3/10), no Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia. A iniciativa integra as ações do Esporte e Cidadania, realizado pela Fundação Assis Chateaubriand e Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal.

Este ano, o tema do Encontro é o desafio. Todos os alunos com deficiência das quatro unidades esportivas, juntamente com os das modalidades regulares que mais se destacarem na primeira etapa participam da competição intercentros. Durante as partidas, paratletas profissionais de Brasília vão se unir às equipes. Haverá entrega de medalhas e troféus para os vencedores.

Para completar a programação, a Federação Brasiliense de Vela Adaptada levará às piscinas quatro barcos para uma oficina de demonstração desse esporte que vem se tornando referência no país. A federação conta com o projeto Vela para todos, que oferece aulas gratuitas no Lago Paranoá para pessoas com deficiência.

“Escolhemos o tema desafio para mostrar que o esporte proporciona a superação de pessoas com deficiência. Elas podem se sobressair tanto ou mais do que aquelas que praticam modalidades convencionais. Mesmo com todas as limitações, temos diversos casos de alunos que demonstram todos os dias que basta querer, acreditar e ter o estímulo correto para ir mais longe e alcançar bons resultados. É uma verdadeira lição de vida”, explica Márcio Falcão, gerente de Centro Olímpico e Paralímpico pela Fundação Assis Chateaubriand.

Preparação intensa

Desde o início do mês de setembro, as aulas estão voltadas para a preparação dos atletas para o Encontro. Estações sensoriais foram montadas para aguçar os cinco sentidos dos alunos: tato, olfato, paladar e audição. De olhos vendados, eles tiveram que descobrir sons, experimentar alimentos, reconhecer cheiros e texturas, a fim de despertar a percepção da importância das habilidades desenvolvidas por pessoas com deficiência visual para identificar itens comuns no dia a dia.

Informações para a imprensa: Camila de Magalhães, assessora de comunicação da Fundação Assis Chateaubriand. Telefone: (61) 3214-1059. E-mail: ascom@facbrasil.org.br

 

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.twitter.com/FAChateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand