ESPORTE E CIDADANIA

Encontro do Esporte Paralímpico: o desafio é acreditar

Edição 2015 promove troca de experiências e aprendizado com as diferenças em competições de atletismo, bocha e natação que reúnem na mesma equipe crianças, jovens, adultos e paratletas profissionais


Publicação: 05/10/2015 18:17 | Atualização: 05/10/2015 19:08

Onze paratletas participaram das competições junto com os alunos (Foto: Felipe Freitas/FAC)
Onze paratletas participaram das competições junto com os alunos (Foto: Felipe Freitas/FAC)
 

Um encontro cheio de desafios superados, respeito e muita integração. Assim foi o encerramento da segunda edição do Encontro do Esporte Paralímpico 2015 no último sábado (3/10), no Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia. O local recebeu cerca de 600 alunos das unidades de Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião em competições de atletismo, bocha e natação. O evento faz parte do Esporte e Cidadania, uma realização da Fundação Assis Chateaubriand e Secretaria do Esporte e Lazer do Distrito Federal.

Onze paratletas do Centro de Treinamento em Educação Física Especial (Cetefe) deram brilho especial às provas, participando junto com os alunos. No atletismo, compuseram as equipes o medalhista parapan-americano Ariosvaldo Fernandes da Silva (Parré), Antônio Rodrigues, Ricardo Serpa, Wellington Barreira, Silveirinha, Carlos Júnior e João Pedro Gabino. Nas piscinas, os nadadores Luiz Dias Castro, Gustavo Mendes Araújo, Cícero Sales e Joel mostraram seu potencial nas braçadas.

 

Quem também bateu um papo com os participantes e fez demontrações do seu esporte foi Aloísio Lima, paratleta de Riacho Fundo I que conquistou o ouro no tênis de mesa no Parapan 2015. Ele contou como é a rotina no esporte, distribuiu autógrafos e foi registrado em vários cliques com suas medalhas. Outra atração foi a demonstração de vela adaptada. A federação brasiliense da modalidade levou à piscina três barcos para que os alunos com deficiência experimentassem a navegação.

 

Resultados

São Sebastião ficou em primeiro lugar no atletismo, seguido de Ceilândia em segundo, Samambaia em terceiro e Riacho Fundo em quarto. Já na natação, Riacho ficou com o ouro, Samambaia com a prata e São Sebastião com o bronze. Ceilândia levou o quarto lugar. Na bocha, duas duplas de Riacho Fundo ficaram nos dois primeiros lugares. O bronze e o quarto lugar foram para São Sebastião.

Confira a matéria publicada no jornal Correio Braziliense em 3 de outubro de 2015, com o título Desafio é o lema:

 

 (Reprodução Correio Braziliense)

 

 

 

 

Confira mais fotos do Encontro do Esporte Paralímpico 2015: www.facebook.com/esportecidadaniadf

 

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/FAChateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand