ESPORTE E CIDADANIA

Desafio é o tema do Encontro do Esporte Paralímpico 2015

Estações sensoriais e provas de atletismo, natação e bocha integrarão alunos com e sem deficiência em quatro Centros Olímpicos e Paralímpicos


Publicação: 22/09/2015 17:33 | Atualização: 22/09/2015 18:05

Alunos de Riacho Fundo I durante estímulo ao paladar, tato e olfato nas estações sensoriais (Roberta Gay/FAC)
Alunos de Riacho Fundo I durante estímulo ao paladar, tato e olfato nas estações sensoriais
 

Na semana em que se celebra a luta nacional da pessoa com deficiência, os Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia – Parque da Vaquejada, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião sediam a 2ª edição do Encontro do Esporte Paralímpico. O tema deste ano é o desafio. A iniciativa faz parte do Esporte e Cidadania, realizado pela Fundação Assis Chateaubriand e Secretaria do Esporte e Lazer do Distrito Federal.

Para aguçar os sentidos dos alunos e começar a mobilização para o tema, a programação começa com estações sensoriais. Até sexta-feira (25/9), as turmas terão os olhos vendados e serão estimulados a ativarem cada um dos sentidos: tato, olfato, paladar e audição. Eles terão que descobrir sons, experimentar alimentos, reconhecer cheiros e texturas. A ideia é despertar a percepção da importância das habilidades desenvolvidas por pessoas com deficiência visual para identificar itens comuns no dia a dia.

Outra novidade deste ano é a integração de alunos de todas as modalidades esportivas, com e sem deficiência, na mesma equipe. Eles se unirão para disputar provas de atletismo, natação e bocha. A fase local da competição ocorrerá de 29 de setembro a 2 de outubro em cada um dos centros.

Participação de paratletas profissionais

Para a fase final, todos os alunos com deficiência, juntamente com os alunos das modalidades regulares que mais se destacarem na primeira etapa em cada Centro Olímpico e Paralímpico, se reunirão na unidade de Samambaia, na manhã de 3 de outubro (sábado). Nesse dia, a competição será intercentros e contará com a participação de paratletas profissionais de Brasília em cada equipe. Haverá entrega de medalhas e troféus para os vencedores.

Completando a programação, a Federação Brasiliense de Vela Adaptada levará às piscinas quatro barcos para uma oficina de demonstração desse esporte que vem se tornando uma referência no país. A federação conta com o projeto Vela para todos, que oferece aulas gratuitas no Lago Paranoá para pessoas com deficiência.

“Escolhemos o tema desafio para mostrar que o esporte proporciona a superação de pessoas com deficiência. Elas podem se sobressair tanto ou mais do que aquelas que praticam modalidades convencionais. Mesmo com todas as limitações, temos diversos casos de alunos que demonstram todos os dias que basta querer, acreditar e ter o estímulo correto para ir mais longe e alcançar bons resultados. É uma verdadeira lição de vida”, explica Márcio Falcão, gerente de Centro Olímpico e Paralímpico pela Fundação Assis Chateaubriand.

Encontro do Esporte Paralímpico 2015

> Estações sensoriais: 22 a 25 de setembro nos Centros Olímpicos e Paralímpicos (COP) Ceilândia – Parque da Vaquejada, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião
> Fase local: 29 de setembro a 2 de outubro nos 4 COP
> Fase final: 3 de outubro, na unidade de Samambaia

Podem participar alunos matriculados nas quatro unidades esportivas

Informações na secretaria dos Centros


> Informações para a imprensa: Camila de Magalhães, assessora de comunicação da Fundação Assis Chateaubriand. Telefone: (61) 3214-1059. E-mail: ascom@facbrasil.org.br


Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.facebook.com/esportecidadaniadf
www.twitter.com/FAChateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand