TERCEIRO SETOR

Curso mostra oportunidades de sustentação financeira para terceiro setor

Captação de recursos e elaboração de projetos foram alguns dos temas apresentados pela Fundação Assis Chateaubriand em Salvador


Camila de Magalhães -

Publicação: 30/10/2015 17:48 | Atualização: 30/10/2015 18:29

Representantes de 13 entidades da Bahia e Pernambuco foram certificados (Arquivo pessoal/Eduardo Gay)
Representantes de 13 entidades da Bahia e Pernambuco foram certificados
 

 

Três dias de muito aprendizado, troca de conhecimentos e novas perspectivas para o terceiro setor. Assim foi o curso sobre o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv) para organizações da sociedade civil (OSC) que atuam no âmbito do HIV/Aids e das hepatites virais, realizado de 14 a 16 de outubro em Salvador (BA). Ministradas pelo gerente de projetos da Fundação Assis Chateaubriand, Eduardo Gay, as aulas foram uma iniciativa do Fundo PositHIVo e contaram com apoio do Instituto Sabin e Durex.

Treze entidades da Bahia e de Pernambuco participaram do curso, que mostrou às organizações mais uma fonte de captação de recursos e a sistemática de como buscar esses recursos com a ferramenta Siconv. Eduardo Gay observou que falta muito conhecimento não só sobre como buscar o recurso, mas como executar os projetos dentro das normas legais. “As entidades perdem muitas oportunidades em função da falta de conhecimento. Com a crise financeira, os recursos de organizações internacionais estão cada vez mais escassos. E, muitas vezes, o governo federal tem recursos e busca entidades, mas faltam projetos a serem apresentados”, destacou o gerente de projetos da Fundação.

Para Eduardo, o curso sobre Siconv e elaboração de projetos é uma maneira de a Fundação Assis Chateaubriand contribuir com sua causa de educação, capacitando pessoas para outra área de extrema importância para o país: a saúde. “O sistema de gestão de convênios do governo federal facilita o dia a dia das organizações, pois a cada ação realizada, presta contas no momento da execução. Ele poupa tempo, elimina papel e evita o acúmulo de trabalho ao final da execução do projeto.”

Novos caminhos

Uma das participantes do curso, Indira Trindade, relatou que o Siconv era algo desconhecido para ela. Voluntária da Casa de Apoio e Assistência do Portador do Vírus HIV/Aids (Caasah) e do Grupo de Apoio e Prevenção à Aids na Bahia (Gapa-BA), Indira afirmou que o curso foi proveitoso e abriu novos caminhos. “Vai nos ajudar muito a utilizar a ferramenta para identificar ofertas e possíveis projetos, além de entrar em seleções. Tivemos muitas dicas sobre como inserir e finalizar um projeto, evitar problemas de informação e lidar com a parte prática e diária do sistema”, comentou.

De acordo com Harley Henriques, coordenador-geral do Fundo PositHiVo, uma das finalidades do fundo é contribuir para aperfeiçoar a gestão das OSC que trabalham no enfrentamento à epidemia de HIV/Aids. “Essa parceria com a Fundação Assis Chateaubraind foi extremamente importante porque foi o primeiro curso que oferecemos a essas organizações para contribuir para que tenham a capacidade de elaborar projetos com melhor qualidade e assim acessar recursos federais por meio do portal de convênios Siconv”, afirmou Harley. “Nos últimos anos, o governo federal passou a regulamentar o repasse de recursos por esse sistema. Mas é um pouco complexo de lidar, especialmente para as organizações de pequeno e médio porte. Reunimos essas organizações para contribuir com a sustentação financeira delas.”

Próximas edições


A perspectiva é que sejam realizadas mais quatro edições do curso nos estados do Pará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. De acordo com o cronograma de ações, existe ainda a possibilidade de disponibilizar as próximas duas edições do curso edições em 2015 e as demais em 2016. Informações: www.fundoposithivo.com.br

 

> Acompanhe as novidades nas redes sociais:


www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/FAChateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand