TERCEIRO SETOR

Fundação ministra curso sobre captação de recursos para OSC em Salvador

Aulas de Siconv são voltadas para organizações da sociedade civil que atuam no âmbito do HIV/Aids e hepatites virais e pretendem captar recursos federais para projetos


Publicação: 14/10/2015 10:12 | Atualização: 14/10/2015 14:21

Eduardo Gay, gerente de projetos da FAC: 'O Siconv é muito mais amplo que uma mera ferramenta de captação de recurso. Facilita a gestão do convênio celebrado' (Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
Eduardo Gay, gerente de projetos da FAC: "O Siconv é muito mais amplo que uma mera ferramenta de captação de recurso. Facilita a gestão do convênio celebrado"

 

Em parceria com a Fundação Assis Chateaubriand (FAC) e o Instituto Sabin, o Fundo PositHIVo realiza o curso sobre o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv) para organizações da sociedade civil (OSC) que atuam no âmbito do HIV/Aids e das hepatites virais, entre os dias 14 e 16 de outubro, em Salvador (BA), na unidade do laboratório Sabin localizada na Rua das Hortênsias, 930, Bairro Itaigara.

Presencial e gratuito, o curso será ministrado pelo gerente de projetos da Fundação Assis Chateaubriand, Eduardo Gay. Na avaliação dele, o conhecimento aprofundado do Siconv é fundamental para o terceiro setor, principalmente para as OSC que buscam captar recursos federais para incrementar as suas ações. "O sistema é muito mais amplo que uma mera ferramenta de captação de recurso. Facilita a gestão do convênio celebrado, pois todas as ações ocorrem dentro do sistema, eliminando os velhos processos em papel, além da total transparência tanto para a entidade, para o governo e para os órgãos de controle”, explica Eduardo.

O curso de Siconv e Elaboração de Projetos irá auxiliar as OSC em um momento em que se muitas delas se encontram em momento de crise financeira e de gestão na administração e prestação de suas contas estruturais, na conquista de novos financiamentos, inclusive governamental. Além disso, o curso dará suporte na elaboração de seus projetos e melhor entendimento sobre os editais.

 

Aperfeiçoamento

Para o coordenador do Fundo PositHiVo, Harley Nascimento, o curso tem missão de fortalecer as organizações não apenas financeiramente para a realização de projetos, mas também ser um alicerce para a gestão. "Vamos realizar cursos de Siconv para que as contas das OSC com instituições públicas sejam feitas da forma correta assim como o aperfeiçoamento na elaboração de projetos”, afirma.

O Instituto Sabin irá providenciar toda a infraestrutura necessária para a concretização do curso. “Para nós, iniciativas de capacitação de OSC que atuam no campo do HIV e das hepatites virais é de fundamental importância. Este é um dos focos do Fundo PositHiVo e um dos fatores que fizeram o Grupo Sabin apoiar este projeto”, destaca Fábio Delboni, gerente executivo do Instituto.

Durex, marca líder mundial em preservativos e produtos para o bem-estar sexual, também faz parte do time de apoiadores e irá disponibilizar durante os dois dias de curso preservativos e cartilhas sobre educação sexual Your love, Your Life, com informações sobre sexo e relacionamento, incluindo dados sobre as DST mais comuns, dicas de comportamento para evitar situações de risco. “Durex já desenvolve projetos de educação sexual em todos os mercados em que atua e acredita na causa do Fundo PositHivo por ser uma grande plataforma de responsabilidade social”, explica a gerente de relações externas da RB para América Latina, Andrea Riepe. A companhia é dona da marca Durex.

 

Novos cursos

A perspectiva é que sejam realizadas mais quatro edições do curso nos estados do Pará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. De acordo com o cronograma de ações, existe ainda a possibilidade de disponibilizar as próximas duas edições do curso edições em 2015 e as demais em 2016. Informações: www.fundoposithivo.com.br

Fundo PositHIVo
O Fundo PositHiVo é o primeiro fundo privado nacional de sustentabilidade e um forte aliado no enfrentamento da Aids e hepatites virais no Brasil. Anunciado no Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro), durante cerimônia oficial do Ministério da Saúde, o Fundo PositHIVo foi idealizado para captar recursos e fortalecer as organizações da sociedade civil atuantes em projetos de assistência e prevenção ao HIV/Aids e às hepatites virais.


Para garantir a sua autonomia e ampliar o esforço de captação de recursos a longo prazo, a entidade tem uma gestão independente composta por uma rede de apoiadores de diversos segmentos da sociedade, incluindo pessoas físicas, jurídicas, nacionais e estrangeiras. Saiba mais: www.fundoposithivo.org.br

 

> Acompanhe as novidades da Fundação nas redes sociais:

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.facebook.com/espacochato

www.twitter.com/FAChateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand