NÓS PODEMOS

Nova agenda global pauta atividades nos Centros Olímpicos e Paralímpicos

Ciclo encerra esforços em prol dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) e direciona próximas ações para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)


Publicação: 29/02/2016 19:05 | Atualização: 02/03/2016 16:07

Atividade no Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia durante 4º ciclo Nós Podemos (Márcio Falcão/FAC/D.A Press)
Atividade no Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia durante 4º ciclo Nós Podemos


Carolina Lobo

Em prol do desenvolvimento sustentável do planeta, a partir de março a Fundação Assis Chateaubriand (FAC) realiza atividades voltadas para a nova agenda global dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 2030 corresponde ao conjunto de programas, ações e diretrizes que orientarão os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável.

As ações educativas serão desenvolvidas em complemento às atividades esportivas nos Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs) de Sobradinho, Estrutural, Riacho Fundo I, Samambaia, São Sebastião e os dois de Ceilândia - Parque da Vaquejada e Setor O.

Fernanda Manara, da Fundação, sinaliza que até 2015 as ações estavam relacionadas aos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), com a ideia de mostrar como as comunidades podem contribuir para um mundo melhor, mais justo “Foram promovidas ações muito bacanas. Mas a nossa intenção este ano é ir além. Agora iremos trabalhar novos temas ligados aos ODS com o objetivo de fazer mais, pois, além de conscientizar sobre os temas, temos a intenção de contribuir para a mudança de atitudes no dia a dia desses alunos e impactar um pouco mais as comunidades”, afirma.

Para a superintendente executiva da Fundação, Mariana Borges, no Brasil foram 15 anos de esforços e ações em comunidades, a exemplo das que foram feitas nos COPs, deram uma valiosa contribuição para o alcance das metas dos Objetivos do Milênio. “Evoluímos em todos os objetivos. Agora o desafio ODS é ainda maior, precisa envolver mais voluntários e instituições. Mas será igualmente gratificante.”

A conclusão dos esforços em prol dos oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio foi marcada pelo encerramento do 4º ciclo Nós podemos, realizado em fevereiro. Os alunos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia - Parque da Vaquejada, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião participaram de atividades que complementaram a prática esportiva e conscientizaram as comunidades atendidas nos COPs para o combate a fome e a miséria, a promoção do acesso à educação básica, a proteção ao meio ambiente e os cuidados com a saúde. Entre as atividades, concurso de receitas com reaproveitamento de alimentos e feira para troca de livros. Leia mais.

Agenda 2030-ODS

Entre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela Agenda 2030-ODS, quatro foram escolhidos para serem abordados durante este ano nos sete Centros Olímpicos e Paralímpicos sob gestão pedagógica da Fundação Assis Chateaubriand.

São eles: Objetivo 2 – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável; Objetivo 3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; Objetivo 4 – Garantir educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos; e Objetivo 15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, bem como deter e reverter a degradação do solo e a perda da biodiversidade.

...
Acompanhe as novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf
www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand
www.twitter.com/FAChateaubriand
www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand