ESPORTE E CIDADANIA

Copas Esportivas realizam fase final intercentros em março

Centros Olímpicos e Paralímpicos de Samambaia e São Sebastião vão sediar o evento nos finais de semana dos dias 12/13 e 19/20, respectivamente


Publicação: 02/03/2016 13:20 | Atualização: 11/03/2016 08:47

Ginástica Rítmica na fase local do Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia  (Rodrigo Bahia/FAC/D.A Press)
Ginástica Rítmica na fase local do Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia


Carolina Lobo

Pela primeira vez a Fundação Assis Chateaubriand (FAC) promove as Copas Esportivas. O evento foi criado para abranger as modalidades não olímpicas oferecidas pelos Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs) de Samambaia, São Sebastião, Riacho Fundo I e Ceilândia - Parque da Vaquejada, pois este ano o Festival Olímpico e Paralímpico terá como foco apenas as modalidades olímpicas e paralímpicas e ocorrerá semanas antes do início oficial dos Jogos Rio 2016.

As Copas Esportivas contam com a participação de centenas de atletas em sete modalidades: futsal, futebol de areia, futebol society, ginástica rítmica, karatê, jiu-jitsu e gincana de desenvolvimento motor. Tendo realizado suas fases preparatórias e locais em novembro e dezembro de 2015, a fase final acontecerá intercentros nos dias 12 e 13 de março, no COP de Samambaia, e 19 e 20, no COP de São Sebastião. A expectativa é reunir 1.084 competidores, sendo mais de 430 no primeiro final de semana e cerca de 650 no segundo.

Com o tema União - um por todos e todos por um, o objetivo é envolver os alunos nas competições com valores de amizade, respeito, determinação e, principalmente, união de todos na equipe, de maneira que cada um tenha a consciência de não prejudicar o adversário de forma proposital. O grande campeão será o Centro Olímpico e Paralímpico que somar mais pontos em todas as categorias de cada modalidade.

As Copas Esportivas são o primeiro de uma série de eventos esportivos e comemorativos com o propósito de proporcionar que os alunos dos COPs vivenciem competições esportivas, assim como integrar a comunidade do Centro Olímpico e Paralímpíco. “Nesses momentos, determinação, disciplina, dedicação e alegria serão a tônica das nossas atividades”, destaca Eduardo Gay, gerente da Fundação.

Márcio Falcão, gerente de Centro Olímpico e Paralímpico da FAC, afirma que ocasiões como essa são úteis para os professores verificarem se os alunos estão aprendendo as técnicas e ensinamentos do dia a dia. “É uma oportunidade única de os alunos entenderem que o processo de ensino é importante para aquele momento em especial. É nessa hora que vai ser avaliado se o nosso aluno está absorvendo os conhecimentos técnico e tático. Pois na competição, no momento complicado, verificamos se ele vai falar um palavrão, se vai desrespeitar um árbitro. Dá, então, para conferir se ele está sendo um bom atleta e um bom cidadão.”

Copas Esportivas – Fase final

COP de Samambaia:
Dia 12:
Karatê, jiu-jitsu, futebol de areia, futebol society, futsal e gincana de desenvolvimento motor
Dia 13: Ginástica rítmica

COP de São Sebastião:
Dia 19:
Gincana de desenvolvimento motor, futebol de areia, futebol society, futsal, karatê, jiu-jitsu
Dia 20: Ginástica rítmica, futebol society e futsal

...
Acompanhe as novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf
www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand
www.twitter.com/FAChateaubriand
www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand