ESPORTE E CIDADANIA

União das equipes é decisiva para sagrar o campeão das Copas Esportivas

Fase final intercentros realizada em março reuniu cerca de 800 competidores em sete modalidades


Publicação: 31/03/2016 14:32 | Atualização: 31/03/2016 14:32

Karatê foi uma das sete modalidades das Copas Esportivas (Márcio Falcão/FAC/D.A Press)
Karatê foi uma das sete modalidades das Copas Esportivas

Carolina Lobo

Alegria, concentração, empenho, união e superação são a tônica do que vigorou nos Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs) de Samambaia e São Sebastião nos finais de semana dos dias 12 e 13 e 19 e 20 de março, respectivamente. As duas unidades sediaram a fase final das Copas Esportivas, que reuniu mais de 830 competidores desses dois centros esportivos, além dos COPs de Riacho Fundo I e Ceilândia - Parque da Vaquejada, em sete modalidades.

Os Centro Olímpicos e Paralímpicos foram campeões por modalidade, vencendo o que somou mais pontos em todas as categorias da mesma modalidade esportiva. O grande campeão das Copas Esportivas de futebol de areia foi o COP de Riacho Fundo I. O de karatê foi o COP de São Sebastião. Já o grande campeão de ginástica rítmica foi o COP de Ceilândia. E o COP de Samambaia foi o campeão de jiu-jitsu, futsal e futebol society. No caso da gincana de desenvolvimento motor não houve um Centro vencedor e todas as crianças receberam medalhas de participação. A proposta da Fundação Assis Chateaubriand com a definição de consagrar um COP vencedor por modalidade teve como intuito estimular o companheirismo, a torcida, aliança e amizade entre os alunos de cada unidade esportiva, pois dependia do empenho de cada atleta a classificação final no campeonato. Isso também foi enfatizado no tema do evento: União - Um por todos e todos por um.

As Copas Esportivas são o primeiro de uma série de eventos esportivos e comemorativos com o propósito de proporcionar aos alunos dos COPs vivenciarem competições esportivas, assim como integrar a comunidade da unidade, e, neste caso, a interação dos alunos entre os Centros. A oportunidade de entrosamento foi destacada por Rosiane dos Santos, de São Sebastião, mãe de Jenilton dos Santos, 13 anos, que disputou no futebol de areia, e tia de Yasmin Alves, 8 anos, que participou da gincana de desenvolvimento motor. “É uma chance muito interessante de convivência. É muito bacana eventos como esse no Centro, principalmente porque dá oportunidade para a garotada se socializar. Estou gostando e me desdobrando aqui para acompanhar e torcer pelos dois”, disse.

Os colegas da modalidade de karatê do COP de Riacho Fundo I, Júlia Moreira de Silva, 15 anos, e Henrique Campanhardo, 14, ressaltaram a experiência da competição esportiva. Para ela, “a participação no campeonato rendeu bons aprendizados”. Já ele frisou a dedicação na rotina de treinos nas semanas anteriores ao evento. A fase preparatória das Copas Esportivas foi realizada em novembro de 2015. Os alunos foram envolvidos no espírito esportivo e as equipes habilitadas para disputarem as etapas local e final com outras equipes. Já na fase local, em dezembro, ocorreram jogos entre os participantes da mesma categoria e selecionados os melhores atletas, que formaram uma nova equipe para representar o COP durante a fase final intercentros.

De acordo com a equipe pedagógica da Fundação Assis Chateaubriand, um evento como este é uma oportunidade para os atletas assimilarem a importância do processo de ensino para momentos competitivos, e para os professores avaliarem se o aluno está absorvendo os conhecimentos técnico e tático e refletirem como trabalhar questões específicas de competição durante as aulas. Segundo a equipe, um fator de destaque foi a presença de arbitragem oficial nas modalidades, que sensibilizou muitos alunos para a questão da competição esportiva.

Primeira edição

Pela primeira vez a Fundação promove as Copas Esportivas. O evento foi criado para abranger as modalidades não olímpicas oferecidas pelos Centros, pois este ano o Festival Olímpico e Paralímpico terá como foco apenas as modalidades olímpicas e paralímpicas e ocorrerá semanas antes do início oficial dos Jogos Rio 2016.

Haverá mais uma edição este ano, mas que contará com os sete Centros Olímpicos e Paralímpicos, ou seja, além dos quatro já participantes nesta edição, também os COPs de Ceilândia - Setor O, Sobradinho e da Estrutural.

...
Acompanhe as novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf
www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand
www.twitter.com/FAChateaubriand
www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand