ESPORTE E CIDADANIA

Palestra show propõe reviravolta na qualidade de vida de idosos

Com o tema Leva-se muito tempo para ser jovem, evento para alunos de Centros Olímpicos terá reflexão sobre a vida, plano de ação, dança e muita diversão


Camila de Magalhães -

Publicação: 27/09/2016 11:20 | Atualização: 13/10/2016 18:46

Foto: Marcos Sousa/FAC/D.A Press (Marcos Sousa/FAC/D.A Press)
Foto: Marcos Sousa/FAC/D.A Press
 

Muita gente passa boa parte da vida esperando pelo dia que vai viver plenamente. Às vezes, parece que a felicidade não vem. E a vida começa a se tornar uma sequência de dias sem graça, sem sentido. Mas quando se consegue entender o que está errado, é possível fazer algo para mudar e viver melhor. Nos próximos dias, centenas de pessoas da melhor idade vão perceber isso numa pausa para reflexão, diversão e muita dança na palestra show Leva-se muito tempo para ser jovem. De 30 de setembro a 21 de outubro, sempre às sextas-feiras, adultos e idosos matriculados nos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião terão a oportunidade de dar uma reviravolta na sua qualidade de vida.

A palestra show é uma homenagem ao Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro. Haverá uma abordagem motivacional, reforçando a importância da atividade física para a saúde, boa alimentação, combate ao sedentarismo. A realização é da Fundação Assis Chateaubriand em conjunto com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal. “Quantas oportunidades passam na sua frente e você não vai? A gente quer que os idosos desfrutem da melhor idade”, explica Roberta Marques, educadora física especialista em idosos, que conduzirá o evento. Segundo ela, muitas pessoas estão vendo a vida passar enquanto poderiam estar desfrutando. “É preciso saber aproveitar bem os dias”, defende Roberta.

De uma forma bem dinâmica e divertida, Roberta vai fazer com que os participantes foquem em melhorar a qualidade de vida. “Esse bem-estar tem como suporte alguns pilares da nossa vida. Vamos trabalhar uma ferramenta muito utilizada no coaching para abrir um processo de avaliação. Não adianta falar que tem que comer bem, fazer exercício. É preciso entender como está a qualidade da minha vida em relação ao ideal. Avaliar como estou para tomar uma decisão de comer melhor, investir mais tempo nos relacionamentos que me fazem feliz, fazer exercícios com mais regularidade. É importante criar um momento de reflexão, de evolução”, diz a especialista.

Para isso, será construído um painel da vida, em que cada participante fará uma avaliação da sua própria vida com base nos conceitos principais de qualidade de vida. A partir daí, será traçado um plano de ação pessoal em busca de dias melhores. Depois, o evento vai virar uma verdadeira festa, com muita dança, integração, dinâmicas em grupos. “Queremos fazer com que os participantes se ajudem, num movimento de encorajar os colegas”, explica Roberta.

Programação da palestra show Leva-se muito tempo para ser jovem

30/9 (sexta), 18h30: COP Ceilândia (Parque da Vaquejada)
7/10 (sexta), 18h30: COP Samambaia
14/10 (sexta), 18h30: COP São Sebastião
21/10 (sexta), 18h30: COP Riacho Fundo I

 

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/fachateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand