ESPORTE E CIDADANIA

Centro Olímpico de Samambaia leva a melhor nas Copas Esportivas 2016

Sobradinho e Ceilândia também receberam troféus. Fase final reuniu 1,8mil em aquathlon, futebol de areia, futebol society, futsal, karatê e jiu-jitsu


Camila de Magalhães -

Publicação: 29/11/2016 08:00 |

Momento cívico emocionou atletas e professores no encerramento da competição (Foto: Marcos Sousa/FAC/D.A Press)
Momento cívico emocionou atletas e professores no encerramento da competição (Foto: Marcos Sousa/FAC/D.A Press)
 

Na onda das finais competitivas que movimentam todo o país neste fim de ano, cerca de 1,8mil atletas de sete comunidades do Distrito Federal participaram da etapa final das Copas Esportivas 2016 dos Centros Olímpicos e Paralímpicos, realizadas pela Fundação Assis Chateaubriand em parceria com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal. Nos últimos dias, houve disputas em seis modalidades e cinco categorias.

 

Os campeões foram conhecidos no domingo (27/11), em Samambaia. A dona de casa foi campeã geral de aquathlon (natação e atletismo), futebol society e futebol de areia. Sobradinho foi o melhor no karatê. As duas unidades de Ceilândia também receberam troféus: Setor O em jiu-jitsu e Parque da Vaquejada em futsal. A competição intercentros contou ainda com atletas da Estrutural, Riacho Fundo I e São Sebastião.

 

A cerimônia de encerramento foi um misto de emoção, expectativa e sensação de dever cumprido. O evento foi marcado por momento cívico, entrega de medalhas e troféus às unidades que acumularam mais pontos em todas as categorias de cada modalidade. Pais e atletas de várias idades ficaram na torcida a cada prova ou jogo.

 

O maior aprendizado para a atleta de karatê em Sobradinho Larissa Victória Lopes, 12 anos, foi perceber que as derrotas também são importantes para a evolução no esporte. Bicampeã na modalidade nas Copas Esportivas, ela ficou empolgada com a conquista e pretende seguir em competições. “Isso mostra que tenho futuro. Mas tanto vale ganhar quanto perder, porque a gente vai evoluindo com os erros”, observou.

 

O professor de futebol society em Samambaia Aluísio Silva comemorou a vitória dos alunos e destacou que a garra e motivação da equipe foram determinantes para os bons resultados. Ele lembrou que, durante a preparação para as Copas Esportivas, o local de treinos ficou prejudicado em função dos temporais que atingiram Samambaia em outubro. O foco teve que ser maior na resistência física do que na parte tático, segundo o professor. “O treinamento físico para criança pode até ser chato, mas a motivação é o que fica da competição. Eles se sobressaíram de maneira incrível e conseguiram a vitória. Viram que têm capacidade de jogar com outras equipes e sair campeões. A felicidade deles é imensa e me traz muita felicidade também”, completou o treinador.

 

União de esforços

 

A proposta da Fundação Assis Chateaubriand para as Copas foi possibilitar aos alunos o aprendizado decorrente do trabalho em equipe, além de desenvolver habilidades físicas, esportivas e psicológicas dos alunos, envolvendo-os no espírito de competição e superação de limites. A ideia de se acumular a pontuação serviu para mostrar que a vitória só é possível com a união de esforços.

 

Para a secretária de Esporte, Turismo e Lazer do DF, Leila Barros, que acompanhou a cerimônia, o espírito esportivo esteve vivo nas competições. “O intuito aqui é fomentar o esporte, dar oportunidade a toda a comunidade a um espaço gratuito como esse dos Centros Olímpicos. É um universo amplo, diverso, em que a gente pode promover a inclusão. Fico muito feliz de perceber o carinho, o respeito à comunidade, a interação entre os centros, com atletas de várias faixas etárias, promovendo o espírito do esporte, a competitividade e a saúde. Esse é o grande norte que a gente busca nessas parcerias com entidades como a Fundação”, destacou Leila.

 

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/fachateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand