ESPORTE E CIDADANIA

Fundação leva estudo de caso a conferência internacional de educação

Trabalho com objetivos do milênio em Centros Olímpicos e Paralímpicos no DF será o tema da apresentação nesta sexta-feira (31/7)


Camila de Magalhães -

Publicação: 28/07/2015 19:11 | Atualização: 28/07/2015 19:36

 (Marcos Sousa/FAC/D.A Press)
A Fundação Assis Chateaubriand é uma das convidadas para compor a programação de palestras da 22ª Conferência Internacional iEarn para Educadores e 19ª Cúpula da Juventude 2015, organizada pela IEarn Brasil – Associação de Educadores Globais. Desde segunda-feira (27/7), o evento reúne em Brasília dezenas de estudantes e educadores de 35 países e do Brasil para uma troca de experiências pedagógicas de sucesso que vêm transformando a realidade de milhares de pessoas nos cinco continentes. O tema dos debates deste ano é Ressignificando TIC: Transformação, Inclusão e Comunicação Intercultural. O nome faz alusão ao termo TIC, que significa tecnologias da informação e comunicação.

No dia do encerramento da conferência na próxima sexta-feira (31/7), a superintendente executiva da Fundação, Mariana Borges, vai apresentar um estudo de caso sobre o trabalho realizado pela entidade em quatro Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal, no que diz respeito aos objetivos de desenvolvimento do milênio. Ela vai contar como foi possível unir as atividades esportivas realizadas regularmente com temas como o combate à fome, educação de qualidade, prevenção de doenças e respeito ao meio ambiente. Uma das ações foi o plantio de mudas em um jardim suspenso (foto).

 

“Como vamos falar para educadores que têm inovado nas práticas escolares, apresentaremos metodologias diferentes, não só do currículo tradicional, mas outras temáticas que contribuem para a formação integral dos alunos”, explica Mariana Borges. Para ela, será um orgulho compartilhar essa prática. “Todos podem, assim como fizemos, encontrar um jeito de mudar o mundo. Que sirva de inspiração para práticas semelhantes”, destaca.

Sobre o evento


O interesse pela pedagogia de projetos, particularmente de projetos colaborativos internacionais on-line é o que une os participantes da conferência internacional. Este tipo de projeto procura utilizar as novas tecnologias de informação e comunicação como ferramenta pedagógica, especialmente a internet, com a finalidade de unir alunos e professores para colaborarem no ensino e aprendizagem na educação básica.

 

Entre os palestrantes, estão o norte americano David Young, Chief Executive Officer da VIF International Education; José Pacheco, escritor, mestre em ciências da educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, em Portugal; e Lucia Willadino Braga, neurocientista, neuropsicóloga, pesquisadora, clínica e autora, com mais de 30 anos de experiência de trabalho com pessoas com lesão cerebral.


Já as atividades desenvolvidas na Cúpula da Juventude têm foco na interação dos jovens como verdadeiros cidadãos globais capazes de refletir nos valores comuns a todas as culturas: respeito às diferenças, engajamento cívico, tolerância, direitos humanos, preservação do meio ambiente, amor pela paz. Também será reforçada a consciência de que o conhecimento deve ser compartilhado e que as novas tecnologias são uma ferramenta ideal para este fim.


Informações: www.iearn2015.org

 

Acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.twitter.com/FAChateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand