NÓS PODEMOS

Organizações de Brasília fazem reflexão sobre desenvolvimento sustentável

Representantes de 12 instituições do terceiro setor participam de seminário de mobilização do Nós Podemos DF em prol das agendas globais ODM e ODS


Camila de Magalhães -

Publicação: 08/10/2015 18:39 | Atualização: 08/10/2015 19:13

 (Camila de Magalhães)
 

Diversas instituições do Distrito Federal fazem um importante trabalho pelo desenvolvimento das comunidades locais. Para fortalecer ainda mais esses esforços nas áreas de combate à fome, educação, igualdade de gêneros, saúde, respeito ao meio ambiente, qualidade de vida, entre outras, o Núcleo Nós Podemos DF reuniu nessa quarta-feira (7/10) representantes de 12 organizações da sociedade civil no Seminário de Mobilização ODM/ODS, realizado no Espaço Chatô, da Fundação Assis Chateaubriand.

A abertura contou com a participação da oficial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Ieva Lazareviciute e do representante da Secretaria-Geral da Presidência da República Laurêncio Korbes. Durante o encontro, a superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand e secretária nacional de comunicação do Nós Podemos – Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Mariana Borges, falou sobre a transição da agenda global dos objetivos de desenvolvimento do milênio (ODM) para os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

Mariana apresentou ainda um estudo de caso sobre como os ODM vêm sendo trabalhados pela Fundação Assis Chateaubriand em quatro Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal, atingindo cerca de 10 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos. Entre as ações, foram criadas hortas comunitárias, jardins suspensos, concurso de receitas com reaproveitamento de alimentos, gincanas do conhecimento, feira para troca de livros, mobilização para doação de sangue, gincana pela economia de água e energia.

Danuse Queiroz, secretária executiva do Núcleo Nós Podemos DF, contou como é o trabalho da União Planetária, com um canal de televisão que mostra uma série de iniciativas do bem, e do Centro de Referência em Direitos Humanos, que atende uma parcela da população carente no DF.

 

Troca de experiências

Em seguida, os participantes se dividiram em duplas identificar como os projetos que já realizam se encaixam nos ODM e ODS. “Mostramos esses casos de sucesso para que pudessem perceber que, com pequenos gestos e sem muitos recursos, contribuem para a agenda global de desenvolvimento. O envolvimento de todos nessas causas é fundamental para garantir um futuro melhor para o nosso planeta. É preciso pensar global e agir localmente”, observou Mariana Borges.

Para Ieva Lazareviciute, do PNUD, os novos desafios exigem mais espaços de diálogo e troca de ideias. “Cada organização tem sua capacidade e talento individual. Só quando a gente somar um ao outro que vai conseguir dar maior velocidade e profundidade às ações. Vejo esse momento de mobilização como uma possibilidade de procurar essa sinergia, pontos de contato e contribuição mútua para trilharem caminhos de forma a contribuir para o objetivo comum, que é o alcance do desenvolvimento sustentável”, avaliou Ieva.

Ao final do evento, as entidades foram convidadas a fazer parte do Nós Podemos - Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e se unir a mais de 2 mil instituições voluntárias dos três setores da economia brasileira na luta por um mundo melhor. Participaram do seminário representantes da Educadores Globais, Central Única das Favelas (Cufa-DF), Mais Cerrado, Centro Social Comunitário Tia Angelina, Fala - Frente de Ações pela Libertação Animal, Associação Viver da Estrutural, Fundação de Rotarianos de Brasília, Movimento Integral de Saúde Comunitária do DF (Mismec), Associação Nacional de Educação Católica no Brasil (Anec) e Aldeias Infantis SOS.

Saiba mais sobre o Nós Podemos - Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade: www.nospodemos.org.br

 

> Acompanhe as novidades da Fundação nas redes sociais:

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.facebook.com/espacochato

www.twitter.com/FAChateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand