ESPORTE E CIDADANIA

Alunos vivem espírito de competição no Festival Olímpico e Paralímpico 2015

Evento também estimula desenvolvimento de valores em crianças e jovens. Fase final terá jogos e provas intercentros em diversas modalidades esportivas


Camila de Magalhães -

Publicação: 30/10/2015 17:41 | Atualização: 30/10/2015 18:00

 (Basquete é uma das modalidades disputadas no festival (Foto: Rodrigo Bahia/FAC))

 

Depois de muitos treinos e preparação intensa, chegou a hora de as equipes dos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião se enfrentarem na fase final do Festival Olímpico e Paralímpico 2015. Os últimos jogos e provas estão marcados para 7, 8 e 14 de novembro.

Haverá disputas em seis modalidades convencionais (atletismo, basquete, judô, natação, tênis e vôlei) e quatro adaptadas para pessoas com deficiência (atletismo, bocha, natação e parabadminton). O evento faz parte do Esporte e Cidadania, iniciativa realizada pela Fundação Assis Chateaubriand e Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Distrito Federal.

A ideia do festival é dar aos alunos a oportunidade de vivenciarem momentos como os que são experimentados pelos atletas profissionais nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, além de trabalhar valores e o desenvolvimento de habilidades físicas e esportivas. Tudo isso a fim de contribuir para a formação e destaque de atletas com potencial de rendimento que poderão representar o país em competições no futuro.

Para a professora de atletismo Carla Melo, de Ceilândia, é mais uma chance para lidar com valores como respeito, amizade, excelência, coragem, determinação, inspiração e igualdade. “O espírito de equipe é muito forte entre os nossos alunos, eles estimulam uns aos outros. Tem também a questão da disciplina, responsabilidade e o fair play. Estamos sempre conversando sobre isso”, observou a educadora física da Fundação Assis Chateaubriand.

Motivação em alta

O aluno de natação em Riacho Fundo Caio Vinícius, 17 anos, está animado e conta que já entrou no clima dos Jogos Rio 2016. “São poucos que conseguem ter a experiência de competições. Sentir o que os outros atletas conseguem viver nas Olimpíadas é muito legal”, comentou o jovem, que pegou pesado nos treinamentos e está confiante no desempenho.

A fase local do Festival foi realizada de 6 a 24 de outubro, em cada unidade esportiva, para selecionar as equipes de maior destaque. Para a aluna de vôlei Carolina Batista, 15, aluna de vôlei em Riacho Fundo, foi um bom aprendizado. “Achei bem interessante poder mostrar para as pessoas como é o vôlei. É sempre bom experimentar novos esportes e ver com qual você mais se identifica. Estamos num clima de boas energias e vibrações para a final”, observou.

Em São Sebastião, a expectativa também é grande. O professor Gabriel Goulart, da Coordenação de Pessoas com Deficiência, comemora a oportunidade de competição. “A área paralímpica ainda está defasada em todo o Distrito Federal. São poucos alunos e precisamos dar uma movimentada nos esportes. Esses campeonatos ajudam a trazer os meninos. Nossos treinamentos foram mais motivantes. O tempo deles está muito bom, evoluindo a cada dia.”

Programação do Festival Olímpico e Paralímpico 2015

- Fase final

7 de novembro (sábado): Iniciação esportiva – COP Ceilândia (Parque da Vaquejada)

8 de novembro (domingo): Preparação esportiva 1 – COP São Sebastião

14 de novembro (sábado): Preparação esportiva 2 e adulto – COP Samambaia

 
Informações para a imprensa: Camila de Magalhães, assessora de comunicação da Fundação Assis Chateaubriand. Telefone: (61) 3214-1059. E-mail: ascom@facbrasil.org.br

 

> Acompanhe as novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/FAChateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand