PALAVRA DA FUNDAÇÃO

Novos desafios para ampliar acesso ao esporte e cidadania em 2016

Trabalho da Fundação em Centros Olímpicos e Paralímpicos ganhará mais força com ampliação de comunidades atendidas no DF


Publicação: 30/12/2015 17:19 | Atualização: 30/12/2015 17:21
Por Eduardo Gay, gerente de projetos da Fundação Assis Chateaubriand

Ano novo, mais um grande evento esportivo se aproxima e novos desafios vêm pela frente. Com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, retoma-se o espírito nacional do investimento no esporte. Diversas empresas e organizações apoiam atletas, fornecem estrutura e materiais para o treinamento deles. Porém, terminam os eventos, acabam-se os recursos. De modo geral, não há uma preocupação com a base do esporte, com a crença de que o esporte transforma e desenvolve o país.

A gente percebe cada vez mais que, quando o esporte é encarado como política pública, isso tem chance de ser algo contínuo. Afinal, quem vai fazer com que talentos sejam descobertos, treinados e capacitados para que se tornem atletas de alto rendimento e brilhem no futuro?

Nós da Fundação Assis Chateaubriand acreditamos que esse trabalho precisa mesmo ser constante. O esporte tem o poder de transformar as pessoas. Observamos isso nos últimos cinco anos nos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal em que somos responsáveis pela gestão pedagógica. Milhares de crianças, jovens, adultos e idosos de Ceilândia, Riacho Fundo, Samambaia e São Sebastião, atendidos em mais de 30 modalidades esportivas, saem diferentes a cada dia.

Com essa parceria público-privada que se mantém em 2016, a Fundação vai ampliar seu trabalho, assumindo a gestão pedagógica de mais três centros esportivos do DF, no Setor O de Ceilândia, Estrutural e Sobradinho. Agora, 7 dos 11 Centros Olímpicos e Paralímpicos do DF estarão sob os cuidados da nossa equipe. Nosso desafio é atrair mais crianças e jovens não só dessas comunidades, mas de seus arredores, com o acesso gratuito ao esporte, focado em um trabalho qualificado.

 (Márcio Falcão/FAC/D.A Press)
Entramos num novo ano cada vez mais convictos de que projetos sociais de cunho esportivo precisam ocorrer de forma permanente e impactar pessoas todas as classes sociais. Vamos buscar envolver essas crianças e jovens com atividades pedagógicas e lúdicas ligadas ao esporte, de forma a retê-los durante todo o ano, começando com o estímulo ao desenvolvimento motor. Essa modalidade, voltada para alunos de 4 a 8 anos de idade, visa trabalhar habilidades físicas e psicológicas nas crianças, oferecendo-lhes a oportunidade de experimentar fundamentos básicos dos mais variados esportes. Isso permite que eles se identifiquem com uma ou mais modalidades e possam investir em um treinamento aprimorado mais tarde, com a iniciação esportiva, seguida da preparação esportiva.

Não é só lazer. Centro esportivo é coisa séria. Primamos pelo trabalho técnico, especializado, com estímulo à participação em competições. Esse universo é nosso celeiro de talentos. Com o olhar crítico dos nossos professores, fazemos uma seleção periódica dos alunos que participarão do programa de rendimento, o Futuro Campeão, focado na formação de atletas para representarem o Distrito Federal em competições locais, regionais, nacionais e até internacionais.

Continuaremos dando oportunidades de desenvolver a cidadania, porém com foco ainda maior no esporte como protagonista e agente de transformação social. Por meio dele, é possível trabalhar diversos outros valores importantes para a formação cidadã: espírito de equipe, respeito, disciplina, responsabilidade, habilidade de lidar com vitórias e derrotas... Tudo isso serve para a vida. É uma experiência que irá torná-los cidadãos melhores. E, com o esporte, também vêm todas as demais boas consequências: melhorias nas condições de saúde, socialização, criação de vínculos afetivos... São inúmeras as vantagens.

Estamos dispostos a continuar fazendo a diferença nos próximos anos, apresentando novos caminhos, educando, transformando e empoderando a vida de milhares de pessoas. Isso tudo aliado com a nossa causa, que é a educação. Dessa forma, poderemos contribuir para uma sociedade mais justa e melhor. Confiantes em 2016, com muitas novidades, acreditamos que juntos, nós podemos mais.

 

 

 

 

 

 

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf
www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand
www.twitter.com/FAChateaubriand
www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand