ESPORTE E CIDADANIA

Dia de festa encerra Festival Olímpico e Paralímpico 2015

Jogos e provas de vôlei, atletismo, basquete, bocha e tênis integraram atletas de quatro Centros Olímpicos e Paralímpicos, como conta a jovem repórter Bruna Rezende


Publicação: 17/11/2015 19:22 | Atualização: 17/11/2015 19:48

Jogos de tênis movimentaram atletas das categorias preparação esportiva 2 e adulto no último sábado (Foto: Bruna Rezende)
Jogos de tênis movimentaram atletas das categorias preparação esportiva 2 e adulto no último sábado (Foto: Bruna Rezende)
 

 

Texto: Bruna Rezende, jovem repórter

Edição: Camila de Magalhães

Cerca de 1,3 mil atletas das unidades de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião participaram dos quatro dias da fase final de competições do Festival Olímpico e Paralímpico 2015, realizado pela Fundação Assis Chateaubriand em conjunto com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Distrito Federal.

O encerramento do festival agitou o Centro Olímpico e Paralímpico (COP) de Samambaia na manhã do último sábado (14/11), clima de muita festa, torcida e comemorações durante a premiação com medalhas e troféus. Houve provas e partidas da categoria preparação esportiva 2 nas modalidades de natação (convencional e paralímpica), vôlei, atletismo, basquete, bocha e tênis (também adulto). Este ano, o evento teve como objetivo ser mais competitivo, exigindo mais empenho dos atletas. "É muito gratificante ver os alunos mostrando que querem competir, participar e estar dentro do Centro Olímpico", declarou Rodrigo Bahia, gerente didático-pedagógico do COP de Samambaia. O instrutor de tênis João Paulo Braz completou: "A maior recompensa é ver os atletas felizes. O importante é o espírito esportivo, não só ganhar, mas também se divertir."

Para o campeão da categoria adulto de tênis, Patrick Cardoso, 19 anos, participar do festival foi uma experiência inesquecível. "Competir é sempre bom. E o festival dá a chance para os alunos sentirem a emoção de uma competição. Isso nos estimula muito a melhorar, porque quando se participa de uma competição de verdade, você começa a aprender até onde você está preparado, vê seus pontos fortes e suas limitações, o que te estimula a melhorar as suas falhas e aperfeiçoar suas especialidades", destacou.

Meire Dias, mãe de um aluno de atletismo do COP de São Sebastião, afirmou que procura incentivar o filho a praticar esportes pelos benefícios à saúde e ao desenvolvimento pessoal. "O esporte faz bem e ajuda na formação dele como cidadão", observou.

O Festival


De 6 de outubro a 14 de novembro, milhares de alunos das quatro unidades esportivas participaram das fase local e final do Festival Olímpico e Paralímpico 2015, em jogos e provas em seis modalidades convencionais (atletismo, basquete, judô, natação, tênis e vôlei) e quatro modalidades adaptadas para pessoas com deficiência (atletismo, bocha, natação e parabadminton). Foi uma oportunidade para se promover maior relacionamento entre as unidades esportivas e se trabalhar com os alunos valores olímpicos como respeito, amizade, excelência, coragem, determinação, inspiração e igualdade.

 

> Acompanhe as novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand


www.twitter.com/FAChateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand