ESPORTE E CIDADANIA

Jovem Repórter: Festival agita fim de semana dos Centros

Festival Olímpico e Paralímpico reuniu 800 alunos de quatro Centros


Publicação: 09/11/2015 18:36 | Atualização: 09/11/2015 18:47

Alunas participam de competição de atletismo (Bruna Rezende/Jovem Repórter )
Alunas participam de competição de atletismo
 


Por Bruna Rezende, jovem repórter

O fim de semana foi animado para os alunos dos Centros Olímpicos de Samambaia, Ceilândia, São Sebastião e Riacho Fundo, que participaram do Festival Olímpico e Paralímpico.Na manhã do sábado (7/11), em Ceilândia (Parque da Vaquejada), foram disputadas as finais da iniciação esportiva de atletismo convencional e paralímpico, basquete, natação e vôlei. Já no domingo (8/11), os jogos da categoria preparação esportiva 2 e adulto aconteceram em São Sebastião, com competições de judô, basquete, natação, parabadminton, tênis e vôlei.


O evento tem como objetivo acender nos atletas o espírito dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. "A ideia é levar os alunos para esse mundo olímpico e o que ele representa, que é o espírito de respeito, de amizade, de tudo que faz parte do espírito olímpico", destacou Márcio Falcão, gerente do Centro de São Sebastião.

Preparação

Durante a fase preparatória, os alunos fizeram o treinamento de condicionamento físico. Na fase local, os alunos disputaram entre os atletas do Centro, e na fase final, os alunos estão vivenciando as emoções de uma grande competição esportiva.

O esporte paralímpico recebeu grande atenção pela oportunidade de inclusão proporcionada aos alunos. "Essa convivência nas atividades e nos eventos é de extrema importância para a formação desses jovens. Os alunos regulares começam a ter uma percepção das pessoas com deficiência e os entender como capazes de fazer as mesmas coisas que eles. Para as pessoas com deficiência é importante fazer parte de um grupo de pessoas sem deficiência. É a busca pela integração social e o esporte é uma ferramenta para conseguir isso", revelou Márcio.

Para a aluna de vôlei, Jamilly Rodrigues, 12 anos, do Centro de Samambaia, o mais interessante foi o trabalho em conjunto do time. "É uma coisa que eu aprendi o Centro Olímpico e levo pra minha vida. Se uma alguma pessoa erra, a gente levanta a cabeça e vai em frente", disse.

Oportunidade

A aluna de vôlei de Samambaia, Thauane Alves, 12, mostra uma transformação depois que começou a praticar esportes. "Minha família acha sensacional minha participação em competições. Depois do vôlei eu fiquei muito mais esforçada em casa, na escola e agora procuro melhorar mais", ressaltou.

O professor do COP de Ceilândia, Bruno Teixeira, contou que essas competições auxiliam o desempenho dos alunos. "Além da integração com outros atletas e o fortalecimento da amizade, depois do Festival os atletas se encontram mais motivados a treinar, porque perdem um pouco do medo do primeiro campeonato. Então, muitos dos alunos ganham mais experiência, se preparam e aumentam o nível da participação deles para os próximos campeonatos", contou.

No próximo sábado (14/11), as atividades continuam no COP de Samambaia. Neste ano, apenas modalidades olímpicas participaram do Festival.

 

> Acompanhe as novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/FAChateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand