PALAVRA DA FUNDAÇÃO

Artigo - Mobilizados por um bem maior, de Paulo César Marques

Diretor da Fundação Assis Chateaubriand fala sobre tendência internacional para doações


Publicação: 01/12/2015 17:39 | Atualização: 01/12/2015 17:42

(Arte: Freepik)
(Arte: Freepik)

 

Todo mundo sabe que o esforço coletivo rende muito mais frutos do que o individual. Com a união, é possível chegar mais longe e obter melhores resultados. Foi pensando nisso que nós, da Fundação Assis Chateaubriand, decidimos fechar 2015 com um passo importante pelo estímulo à solidariedade conjunta. Ao lado de mais de mil instituições de todo o Brasil e outras milhares em mais de 20 países, embarcamos no movimento pelo Dia de Doar (#diadedoar). A data, conhecida internacionalmente como Giving Tuesday, é celebrada na primeira terça-feira de dezembro. Em 2015, coincide com 1º de dezembro.

Nosso país tem um potencial imenso para doações e segue uma tendência mundial. Somos um povo solidário por natureza, com vontade de mudar. E contamos com muitas organizações da sociedade civil que desenvolvem um trabalho sério pelo bem dos outros. O segmento social carece de recursos para que bons projetos saiam do papel e sejam colocados em prática. É possível fazer muito mais do que realizamos hoje.

Estamos dispostos a mobilizar por um bem maior, estimulando um resgate humano e de cidadania e contribuir para a transformação dessa vontade em atitudes que farão a diferença na vida de muita gente que precisa. Nosso trabalho é voltado para a mudança. Lutamos diariamente para garantir um presente e um futuro melhor para todos nós, com foco na nossa maior causa, a educação, que leva ao empoderamento das pessoas e ao desenvolvimento sustentável do planeta.

Para permitir que mais jovens de comunidades carentes do Distrito Federal desenvolvam habilidades de comunicação e passem por uma experiência de crescimento pessoal e profissional, demos início a uma campanha de doações para o curso Jovem Repórter 2016.

Os resultados que obtivemos desde 2014 são fantásticos, com 150 estudantes certificados. Nos próximos dias, teremos concluído mais uma turma de 120. Aqueles que doarem vão dar a oportunidade para que, em 2016, outros jovens conheçam o mundo do jornalismo e da fotografia, exercitem a cidadania, preparem-se para os desafios da vida, tenham a autoestima elevada.

Assim caminhamos para um mundo com mais pessoas informadas, leitura crítica e capacidade de mudar a realidade a sua volta. Estamos confiantes! Junte-se a nós.

 

> Acompanhe as novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/FAChateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand