PALAVRA DA FUNDAÇÃO

Artigo - Podemos fazer de tudo, mas não tudo: foco no essencial

As escolhas que levam à qualidade de vida são tema do artigo da superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges, que fala do essencialismo


Publicação: 28/12/2016 19:30 | Atualização: 28/12/2016 19:30

'Embora nem sempre temos controle sobre as opções, sempre teremos controle sobre qual delas escolhemos', destaca Mariana (Pixabay)
"Embora nem sempre temos controle sobre as opções, sempre teremos controle sobre qual delas escolhemos", destaca Mariana
 

Por Mariana Borges


Qualidade de vida é uma escolha. Uma vida de boa qualidade exige mais determinação e disciplina do que qualquer outra escolha do ser humano. É preciso que se esforce para ser disciplinado no dia a dia. Mas na medida em que descobrimos sua importância, passamos a cultivar este hábito e exercitá-lo todos os dias.

 

Como usamos o nosso tempo, o que nos gera estresse, a vontade de ter sucesso, de fazer coisas importantes e de ser feliz também são escolhas. Cada um de nós e capaz de orientar sua vida da forma que deseja. O que não é importante tira energia do seu dia, come o seu tempo, consome sua atenção e tira seu rumo sem você perceber.

 

O essencialismo, conceito defendido por Greg McKeown em A busca disciplinada por menos, indica que se não estabelecermos prioridades, alguém fará isso por nós. Essencialismo não é um modo de fazer mais uma coisa, é escolher fazer poucas coisas que realmente importam e compreender que podemos fazer de tudo, mas não tudo.

 

Uma premissa básica nos ajuda a viver como essencialista: o autoconhecimento, para saber o que importa para nós. Essa é a chave para o equilíbrio emocional. É fruto de uma reflexão profunda sobre o que o nos faz pensar, agir, amar, sofrer, vibrar, o que nos traz alegria e o que traz tristeza.

 

Quando você realmente se conhecer terá mais facilidade para conhecer os outros e se entender melhor com eles e principalmente saberá o que é relevante para sua vida. Sabendo o que importa para você, terá mais consciência de todos os papeis que exerce na vida, papel de mãe, esposa, de filha, de trabalhadora, de voluntária, de esportista, de amiga.

 

A grande sabedoria é manter todos estes papeis em equilíbrio. Somente com clareza de propósito, as pessoas, equipes e organizações se mobilizam totalmente e conseguem alcançar a verdadeira excelência no que fazem.

 

O autoconhecimento nos desperta da paralisia do não essencial. Ele nos liberta para buscar o que realmente faz sentido e nos permite viver em nosso nível máximo de contribuição.

 

Proponho que pratique e desenvolva algumas novas habilidades e verá que sua qualidade de vida irá melhorar de forma natural:

 

 (Pixabay)
Escolher - Embora nem sempre temos controle sobre as opções, sempre teremos controle sobre qual delas escolhemos.

 

Discernir - Mais esforço não gera necessariamente mais resultado. Menos esforço, porém melhor, pode gerar sim.

 

Explorar - Passe mais tempo explorando, escutando, debatendo, questionando e pensando, mas que essa exploração não seja um fim em si. Seu propósito é discernir as poucas coisas vitais das muitas triviais.

 

Escapar - Para dar a máxima contribuição, é preciso criar espaço para desbloquear o pensamento. Olhar - Os jornalistas ao se exercitarem para procurarem o lide são capazes de enxergar o que outros estavam deixando passar. Eles escutam o que os outros não ouvem.

 

Selecionar - Se existe alguma coisa que nos apaixona, na qual somos os melhores, só deveríamos fazer essa única coisa e nela que podemos dar nossa maior contribuição

 

Eliminar - Pense que sempre que você deixar de dizer não a alguma coisa não essencial, está dizendo sim por opção. Descomprometer-se - Admita o fracasso, para começar a ter sucesso. Pare de assumir compromissos à toa.

 

Editar - Na vida, a edição disciplinada ajuda a melhorar o nível de contribuição, aumenta a capacidade de focar no que realmente importa e dá mais espaço para que as relações e atividades mais significativas floresçam.

 

Limitar - Não roube os problemas dos outros. Só é realmente livre aquele que sabe estabelecer limites.

 

Subtrair - Produza mais, removendo obstáculos. Identifique a parte do processo que é mais lenta em relação a todas as outras e remova-a. É um método de redução do esforço para maximizar o resultado.

 

Focar - O que é importante agora? É claro que aprendemos com passado e podemos imaginar o futuro, mas só aqui e agora podemos executar o que realmente importa.

 

Um dos principais geradores de estresse é a forma com que lidamos com o tempo. Então para controlar o estresse, precisamos separar o que é importante do que não é importante. Alinhe o seu tempo ao que realmente importa.

 

A vida essencialista nos ajudar a conciliar uma mente saudável com um corpo saudável. É uma vida com significado, uma vida que realmente importa.

 

Características de uma vida essencialista

 

• Quando os outros dizem sim, dizemos não;

 (Pixabay)

• Quando os outros fazem, pensamos;

• Quando os outros falam, escutamos;

• Quando os outros estão sob os refletores, disputando atenção, estamos aguardando os bastidores até chegar nossa hora de brilhar;

• Quando os outros estiverem aperfeiçoando currículos, você estará construindo uma carreira significativa;

• Quando os outros estiverem reclamando da grande quantidade de afazeres, você sorri por educação incapaz de se solidarizar;

• Quando os outros estiverem levando uma vida de estresse e caos, você terá uma vida de impacto e realização.

 

Gostaria de terminar compartilhando frases que considero verdadeiros mantras para a vida de um essencilalista. Anote as que mais gostar e leia sempre que puder.

 

 (Pixabay)

"Meu primeiro ato de livre arbítrio é acreditar no livre arbítrio." William James

 

“Adeus para a importância de quase tudo. A maior parte do que existe no universo, nossas ações e todos os outros recursos, têm pouco valor e produzem pouco resultado. Por outro lado, algumas poucas coisas funcionam fantasticamente bem e têm um impacto imenso.

Richard Koch

 

“Lei das poucas coisas vitais.”

Joseph Mouses Juran

 

 

 

“A estratégia é fazer escolhas, é abrir mão, é escolher deliberadamente ser diferente.”

Michael Porter

 

“A coragem é a elegância sob pressão.”

Ernest Hemingway

 

“Dê-me 6 horas para derrubar uma árvore e passarei as 4 primeiras afiando o machado.”

Abrahan Lincoln

 

“No trabalho, faça o que gosta. Com a família, esteja presente por inteiro.”

Lau Tse

 

“Tome cuidado com a aridez de uma vida ocupada.”

Sócrates

 

“Para obter conhecimento, acrescente coisas todo dia. Para obter sabedoria, subtraia.”

Lau Tse

 

“Não, é uma frase completa.”

Anne Lamott

 

“Escrever é humano, editar é divino.”

Stephen King

 

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/fachateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand