FORMAÇÃO INTEGRAL

Alunos do Jovem Repórter aprendem técnicas de reportagem e fotografia

Atividades práticas de jornalismo motivam e contribuem para a formação de jovens do DF


Publicação: 01/02/2016 18:00 | Atualização: 05/02/2016 16:04


Alunos do Jovem Repórter em aula prática de fotografia na Câmara Legislativa (Renato Malta/FAC/D.A. Press)

)
Alunos do Jovem Repórter em aula prática de fotografia na Câmara Legislativa


Carolina Lobo

Investir na formação profissional durante as férias, ao conhecer novas carreiras e desenvolver habilidades de expressão escrita e visual. Foi esta a opção de 16 jovens, entre 14 e 17 anos, que fizeram o curso de férias Jovem Repórter, no período de 18 a 22 de janeiro.

O objetivo da Fundação Assis Chateaubriand com a promoção do curso é contribuir para que mais adolescentes experimentem o jornalismo e a fotografia, se preparem para a vida adulta e tenham uma leitura mais crítica das informações. "É por meio da educação que as pessoas são preparadas para os desafios da vida e têm as ferramentas adequadas para pôr em prática ideias criativas", afirma Mariana Borges, superintendente executiva da Fundação. Ela destaca que os projetos nessa área oferecem condições para complementação da educação básica, com ações de incentivo à leitura e escrita, com o intuito de contribuir para a formação dos jovens.

Durante uma semana, os estudantes receberam informações sobre técnicas de reportagem e fotografia, mercado de trabalho, habilidades para exercício da profissão, além do jornalismo na Internet, como é o caso dos sites, blogs e redes sociais.

O aluno Enrico Maracci Cruvinel, 15 anos, avalia que o curso auxilia a decidir sobre a carreira a seguir. "Achei uma experiência muito boa. Participar do curso mostra se o jornalismo é ou não o que você quer. Ele desperta também seu prazer pela leitura, pela escrita e pela fotografia. Essa experiência vai me ajudar na escola, principalmente nas redações, e até no mercado de trabalho será um diferencial", opina.

Atividades dentro e fora de sala


Para transmitir o conteúdo de forma criativa, a programação abrangeu aulas expositivas dialogadas, apresentações em grupo em sala, com dinâmicas também ao ar livre. A aula de fotografia, por exemplo, contemplou visita à Câmara Legislativa do Distrito Federal com o intuito de os alunos colocarem em prática o que ouviram na sala de aula sobre o processo fotográfico.

O ex-atleta João José Vianna, o Pipoka, um dos grandes nomes do basquete brasileiro, prestigiou o curso ao participar concedendo uma entrevista coletiva aos estudantes. Após a simulação da coletiva com a personalidade, os jovens demonstraram o que assimilaram sobre técnicas de entrevista e outros conceitos ao produzirem um texto.

Eles ainda tiveram a oportunidade de conhecer os bastidores dos Diários Associados, do qual fazem parte os jornais Correio Braziliense e Aqui DF, rádio Clube FM e TV Brasília. E também estiveram em um bate-papo especial com editores, subeditores, repórteres e ilustradores do grupo de comunicação. Os estudantes também conheceram o Espaço Chatô e a exposição que está em cartaz atualmente, até 5 de fevereiro: Arte pós-contemporânea de Toninho de Souza.

Débora Azeredo da Rocha, de 14 anos, declarou que teve certeza de que a profissão combina com ela. "Desde o ano passado percebi que gosto muito de jornalismo. Eu acho que não tem nenhuma outra profissão que combine comigo mais. Acho que o curso me ajudou a ter esta certeza, porque a gente foi visitar os Diários Associados e quando entrei na redação tive certeza que quero isso para minha vida."

Outra que comemorou ter participado do curso foi Sofia Bandeira dos Reis, 16 anos. "Eu achei bem legal participar do Jovem Repórter. Tive uma experiência bem divertida. As aulas de fotografia foram muito boas, as entrevistas. Com certeza acho que o que aprendi pode me ajudar de alguma forma na vida pessoal ou na escola. Você não sabe quando vai precisar fazer uma redação de gênero jornalístico ou tirar foto. Pelo menos agora a gente sabe algumas técnicas", disse.

Jovens certificados

Mais de 275 alunos foram certificados desde 2014. O curso Jovem Repórter é uma evolução do Repórter Mirim, que teve sua primeira edição em 2014 e certificou 120 alunos em Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião. Em julho de 2015, ganhou a primeira versão de férias realizada na sede dos Diários Associados.

Informações:
www.facbrasil.org.br, (61) 3214-1059 e ascom@facbrasil.org.br.

...
Acompanhe as novidades em nossas redes sociais

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand
www.twitter.com/FAChateaubriand
www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand