FORMAÇÃO INTEGRAL

Ex-atleta do basquete brasileiro participa do Jovem Repórter 2016

Alunos do curso de férias simularam entrevista coletiva com Pipoka


Publicação: 19/01/2016 14:31 | Atualização: 04/02/2016 17:00

 (Mara Karina Silva/FAC/D.A.Press)


Carolina Lobo

O ex-atleta João José Vianna, o Pipoka, um dos grandes nomes do basquete brasileiro, concedeu entrevista coletiva aos participantes do curso de férias Jovem Repórter, promovido pela Fundação Assis Chateaubriand, em Brasília. No primeiro dia de atividades, na tarde desta segunda-feira (18), cerca de 15 estudantes de 14 a 17 anos tiveram a oportunidade de aprender sobre o papel da comunicação na sociedade, conceitos de notícia e reportagem, como o valor-notícia, técnicas de entrevista, entre outras. E, além da teoria, colocaram em prática o que assimilaram ao entrevistar a personalidade e produzirem um texto em seguida.

Em sua segunda edição e com uma semana de duração, o objetivo do curso de férias é apresentar o jornalismo e ensinar técnicas de reportagem e fotografia. Além de atividades práticas ao ar livre, os estudantes irão visitar os Diários Associados e conhecer as experiências de profissionais do Correio Braziliense, Clube FM e TV Brasília. Eles também conhecerão o Espaço Chatô, espaço cultural da Fundação Assis Chateaubriand.

Para Júlia Nacfur, de 17 anos, que se diz em dúvida entre Publicidade e Jornalismo como escolha profissional, o curso contribuirá para sua futura decisão. “Já este primeiro dia achei muito legal. Foi diferente; eu não estava preparada. Foi uma experiência nova para a gente aprender também sobre técnicas de escrita e comunicação”, ressalta.

Participação especial

Pipoka elogiou a iniciativa da Fundação Assis Chateaubriand em promover o curso. Ele considerou importante a ação na formação pessoal e profissional dos jovens que estão prestes a escolher uma carreira.

Atualmente professor universitário e atuante na ONG Atletas pelo Brasil, Pipoka foi o segundo atleta do país a jogar na NBA, liga de basquete americana. Ele participou de três Olimpíadas (1988, 1992 e 1996), cinco campeonatos mundiais de basquete, sendo um juvenil, e dois Pan-Americanos, um deles o histórico Pan de 1987, quando o Brasil foi campeão em Indianápolis, nos Estados Unidos.

Jovens certificados

Mais de 260 alunos foram certificados em 2014 e 2015. O curso Jovem Repórter é uma evolução do curso Repórter Mirim, que teve sua primeira edição em 2014 e certificou 120 alunos em Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião. Em 2015, ganhou uma edição especial de férias no mês de julho e foi realizado na sede dos Diários Associados, em Brasília.

Informações: www.facbrasil.org.br, (61) 3214-1059 e ascom@facbrasil.org.br.

--
Acompanhe as novidades em nossas redes sociais
www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand
www.twitter.com/FAChateaubriand
www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand