ESPORTE E CIDADANIA

Inscrições abertas para o Jovem Repórter nos Centros

Vagas limitadas e gratuitas para o curso nos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Samambaia, Setor O, Parque da Vaquejada e Sobradinho; nas demais unidades esportivas, será realizado no segundo semestre


Publicação: 10/05/2016 16:27 | Atualização: 12/05/2016 10:12

 (Marcos Sousa/FAC/D.A. Press)
 

 

 Ana Carolina Lobo 

 

Estão abertas, a parftir desta quarta-feira (11/5), as inscrições para o curso Jovem Repórter nos Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs) de Samambaia, Ceilândia - Setor O, Ceilândia - Parque da Vaquejada e Sobradinho. As vagas, gratuitas e limitadas, são direcionadas aos jovens de 12 a 17 anos matriculados nas respectivas unidades esportivas. As turmas nos COPs de Riacho Fundo I, São Sebastião e Estrutural serão abertas no segundo semestre.

O objetivo da Fundação Assis Chateaubriand, em conjunto com a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do DF, ao ofertar o curso de qualificação é incentivar o crescimento pessoal e a transformação social dos alunos com a prática de leitura e escrita e a análise crítica das informações, bem como contribuir para a formação vocacional ao apresentar a eles diferentes profissões do ramo da comunicação.

A superintendente executiva da instituição, Mariana Borges, destaca: “Além de aguçar o senso crítico dos estudantes, estimulando que tenham um olhar questionador e consciente sobre a sociedade que os envolve, o Jovem Repórter também coopera para a melhoria da autoestima ao incentivar a criatividade, a iniciativa e novas habilidades. Novos conhecimentos são capazes de impactar em um maior crescimento pessoal, profissional e qualidade de vida”.

Durante o curso, os participantes aprendem com professores qualificados conceitos básicos do jornalismo no Brasil e no mundo, técnicas de fotografia e textos jornalísticos, e diferentes linguagens utilizadas em cada meio de comunicação, seja impresso, digital, etc. Os alunos têm ainda a oportunidade de conhecer na prática como é o trabalho dos profissionais de comunicação com a visita aos Diários Associados, grupo de comunicação que engloba o Correio Braziliense, Aqui-DF, a TV Brasília e Clube FM. Na ocasião, conhecem o parque gráfico, onde podem verificar como é o processo de impressão de um jornal, e participam de um bate-papo com os profissionais de diversas editorias, ilustradores e fotógrafos.


Os jovens farão cobertura jornalística e fotográfica de eventos e atividades nos COPs para aplicar o que aprenderam e, com o auxílio e a correção dos professores, produzirão um jornal ou um catálogo, que são os trabalhos finais do curso. Mesmo após certificação, os jovens repórteres são convidados a cobrir as ações importantes e competições esportivas do Centro Olímpico e Paralímpico. Exemplo disso foi a participação dos alunos Vinícius Silva e Maria Eduarda Cander, ambos de Riacho Fundo I, na cobertura da passagem da tocha olímpica pela unidade esportiva no último dia 3.

Novas habilidades
Mais de 250 alunos matriculados em diferentes modalidades esportivas foram certificados em 2014 e 2015 pelo Jovem Repórter. Para este ano, a estimativa é de que mais de 300 meninos e meninas sejam capacitados e estimulados a desenvolverem novas habilidades por meio desse projeto.

Para Gabriel Albuquerque Oliveira, 14 anos, aluno de natação do Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia, a participação no curso o ajudou a melhorar seu rendimento na escola, principalmente em redação, o que rendeu vários elogios dos professores. “O que o Centro nos dá é uma oportunidade única, porque muitas pessoas pagam muito caro e a gente, de graça, tem um curso tão bom. Então, eu recomendo muito aos meus colegas, porque é algo que não se pode perder e vai levar para a vida toda”, opinou.

A jovem repórter Lucilaine de Araújo, 18 anos, aluna de natação e futebol society do COP de Ceilândia - Parque da Vaquejada, também notou melhoria na produção de texto e na fotografia e afirmou que recomenda a oportunidade: “Eu acho legal os outros alunos fazerem, porque é um aprendizado muito bom. A gente teve conhecimento de como fotografar, entrevistar, fazer uma matéria para jornal”.

Entre as experiências durante o curso, Juliana Sousa, 12 anos, aluna de natação de São Sebastião, elegeu a visita aos Diários Associados, principalmente à rádio Clube FM. “O mais legal foi quando a gente foi para a rádio. Interessante ver como é tudo lá dentro, como funciona, como fazem as entrevistas.”

Não apenas os alunos avaliam positivamente. Também os familiares percebem que o curso proporcionou aos seus filhos novas perspectivas pessoais e profissionais. Segundo Dartcléa Vilela, mãe de Karen Vilela, 13 anos, aluna de jiu-jitsu de Riacho Fundo I, o Jovem Repórter influenciou o comportamento e o aprendizado em casa e na escola. “Para ela foi bom porque cresceu muito. O curso deixou ela mais desinibida. Karen aprendeu a fotografar, a fazer reportagem, e isso inclusive ajudou nas redações. Tanto é que ela, que já gostava de ler e escrever, está escrevendo um livro”, orgulha-se.

O curso
• Sobradinho e Ceilândia - Setor O
Abertas até 18 de maio, as inscrições devem ser feitas na Gerência de Apoio Social (GAS) do COP, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e 14h às 18h. As aulas iniciam no dia 23 deste mês. Com duração de quatro meses (previsão de terminar em 12 de setembro), os encontros ocorrerão às segundas-feiras, nos períodos matutino e vespertino, a depender da escolha do aluno. Como material de apoio às aulas serão utilizadas câmeras fotográficas. Ao final do curso, os jovens repórteres que cumprirem a frequência e realizarem a cobertura das ações e eventos propostos durante o curso receberão certificado e uma câmera fotográfica.

• Samambaia e Ceilândia - Parque da Vaquejada
As inscrições seguem até 18 de maio e devem ser efetuadas na GAS, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e 14h às 18h. As aulas iniciam no próximo dia 21. As aulas serão aos sábados, de 9h às 12h. Além dos seis encontros no Centro Olímpico e Paralímpico, haverá uma visita durante a semana à sede dos Diários Associados. Como material de apoio às aulas serão utilizados tablets. Ao final do Jovem Repórter, os participantes que cumprirem a frequência e realizarem a cobertura das ações e eventos propostos durante o curso receberão certificado e um tablet.

 

Acompanhe as novidades nas redes sociais:
www.facebook.com/esportecidadaniadf
www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand
www.twitter.com/FAChateaubriand
www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand