ESPORTE E CIDADANIA

Jovem Árbitro qualifica para atuação como árbitros nos Centros Olímpicos

Até 20 de abril inscrições abertas para o Jovem Árbitro na modalidade Futsal, curso no qual garotos e garotas de 11 a 17 anos vão aprender regras futebolísticas


Publicação: 13/04/2016 09:10 | Atualização: 19/04/2016 13:00

 (Marcos Sousa/FAC/D.A Press)


Carolina Lobo

Estão abertas até 20 de abril as inscrições para o curso Jovem Árbitro de Futsal nos Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs) de Samambaia, Riacho Fundo I, São Sebastião e Parque da Vaquejada, em Ceilândia. As vagas, gratuitas e limitadas, são direcionadas a meninos e meninas de 11 a 17 anos.

Com o Jovem Árbitro – que este ano ainda realizará edições para as modalidades futsete e beach soccer –, o objetivo da Fundação Assis Chateaubriand é dar aos jovens a oportunidade de desenvolver habilidades como disciplina, respeito e liderança, aprender regras de arbitragem e até despertar para a profissão de árbitro. O intuito é qualificar os participantes para atuarem como árbitros nas competições dos Centros Olímpicos e Paralímpicos.

Durante o curso, serão transmitidos conhecimentos sobre as regras da modalidade oferecida e a atuação de um árbitro em campo, com aulas teóricas e práticas. Para tal, serão apresentadas as funções que podem ser exercidas nas modalidades, como mesário, cronometrista, assistente e árbitro. Ao final, haverá emissão de certificado.

Tiago Miquéias, professor do COP do Parque da Vaquejada e um dos instrutores do Jovem Árbitro, destaca que o curso não é profissionalizante, sendo a certificação fornecida para atuação dentro do Centro Olímpico. No entanto, para ele, que tem experiência de 15 anos no ramo de arbitragem e devido a isso auxiliou no planejamento do projeto do Jovem Árbitro, “esse é o primeiro pontapé para o atleta procurar um curso mais profundo para ser um árbitro profissional, a exemplo de árbitro da Fifa e CBF”.

O professor acredita que o curso vai ser um sucesso, porque é uma novidade e o tema arbitragem gera curiosidade nos alunos. “Já dei aula de arbitragem para os meus alunos do curso regular de futsal e sempre tem os que querem saber um pouco mais: se já existe ou quando vai ter curso de árbitro, como faz para ser árbitro, quanto um profissional ganha. Acredito que vá ter uma boa procura”, conta.

Segundo Tiago, o curso abre para uma nova possibilidade de participação em partidas de futebol: antes só como atleta, agora também como árbitro. “Eles conhecerão os bastidores da arbitragem antes, durante e após as partidas, o que ajudará a mudar a visão em relação aos árbitros de futebol. Vão aprender a respeitar. Porque jogar e outro apitar é uma coisa, mas estar lá dentro é totalmente diferente. Além do que, no curso assimilarão regras no esporte que podem ser utilizadas na vida, como respeito e disciplina”, ressalta.

O curso

O período de realização do Jovem Árbitro na modalidade futsal será uma vez por semana de 25 de abril a 6 de junho, no contraturno escolar. A opção de aulas todas as segundas-feiras é por não alterar a rotina de atividades dos atletas. Nas unidades de Riacho Fundo I e São Sebastião, as turmas serão no turno matutino; já em Samambaia e Parque da Vaquejada, vespertino.

Serão oito encontros de quatro horas, um deles uma aula de observação no sábado (21/5). A ideia é levá-los para assistir uma partida oficial de futsal contendo árbitro principal, auxiliar cronometrista e anotador, oportunidade que terão para presenciar os acontecimentos da partida e da equipe de arbitragem, como postura após uma marcação, mecânica após um gol ou falta, entre outras sinalizações do anotador e cronometrista com os árbitros.

Os professores do Jovem Árbitro – qualificados e que já atuam na área como árbitros profissionais – são: Tiago Miquéias, em Samambaia e Parque da Vaquejada, Blukene Queiroz, em São Sebastião, e Heeyhashy Dimas, em Riacho Fundo I. Os três fazem parte da equipe pedagógica da Fundação Assis Chateaubriand.

Inscrições

As inscrições para o Jovem Árbitro estão sendo feitas no próprio Centro, de 8h às 12h e 14h às 18h. O interessado precisa pegar a ficha de inscrição na Gerência de Apoio Social (GAS) e devolvê-la assinada pelos pais ou responsáveis legais.

Para participar do curso o jovem precisar ser aluno do Centro Olímpico e Paralímpico. No entanto, caso o interessado pelo Jovem Árbitro seja morador de uma dessas regiões (Samambaia, Riacho Fundo I, São Sebastião e Ceilândia) e ainda não esteja matriculado, não é motivo de desistência, pois os Centros estão em pleno processo de matrículas. Basta procurar a secretaria da unidade esportiva e se matricular, de acordo com o interesse e as modalidades disponíveis. Leia mais.

As modalidades oferecidas

O futsal, também conhecido como futebol de salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol de campo para as quadras na década de 1930. É muito praticado no Brasil, fazendo parte de uma das principais atividades esportivas das aulas de educação física nas escolas de todo país.

Ainda este ano está prevista a realização do Jovem Árbitro de Futsete, modalidade também conhecida como futebol society, e do Jovem Árbitro de Beach Soccer, também denominado futebol de areia ou futebol de praia. Na ocasião, serão divulgados os períodos de inscrição e de realização dos cursos.

...
Acompanhe as novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf
www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand
www.twitter.com/FAChateaubriand
www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand