ESPORTE E CIDADANIA

Matrículas abertas nos Centros Olímpicos e Paralímpicos

Com inscrições e aulas gratuitas, vagas estão abertas nas sete unidades esportivas do DF sob gestão pedagógica da Fundação Assis Chateaubriand


Publicação: 05/04/2016 13:37 | Atualização: 05/04/2016 18:53
Há opções de modalidades esportivas para todas as idades (Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
Há opções de modalidades esportivas para todas as idades


Carolina Lobo

Estão abertas as inscrições para os Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs) do Parque da Vaquejada e Setor O, ambos em Ceilândia, de São Sebastião, Riacho Fundo I, Samambaia, Sobradinho e da Estrutural. Existem opções para todas as idades, desde crianças a partir de 4 anos a jovens, adultos e idosos, com e sem deficiência. São cerca de 30 modalidades, convencionais e adaptadas, ofertadas gratuitamente, entre as quais futebol, natação, ginástica localizada, hidroginástica, voleibol, atletismo e karatê. Há aulas nos períodos matutino, vespertino e noturno; exceto na Estrutural, que está com as atividades noturnas suspensas temporariamente.

O Centro Olímpico e Paralímpico da Estrutural possui algumas especificidades em relação aos outros COPs. Além de oferecer as turmas regulares, também dispõe de opções de meio período para a faixa etária de 4 a 17 anos, no contraturno escolar, com o fornecimento de lanche. O motivo é devido à cidade possuir um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Distrito Federal, concebido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para avaliar esperança de vida, escolaridade e renda da população.

Para efetuar a matrícula, o interessado precisa comparecer à secretaria do Centro Olímpico e Paralímpico da região onde mora de terça a sexta-feira, de 8h às 12h ou 14h às 18h, com a documentação necessária e escolher a modalidade desejada, de acordo com a disponibilidade de vagas. Os menores de 18 anos devem estar obrigatoriamente acompanhados de um responsável.

Documentação necessária

• Comprovante de residência (cópia);
• Para menores de 18 anos, declaração escolar é pré-requisito para preencher a vaga (cópia);
• Certidão de nascimento ou RG e CPF (cópias);
• Para menores de 18 anos, certidão de nascimento ou RG e CPF dos pais ou responsáveis. Caso o responsável não seja nem o pai e nem a mãe, documento de guarda ou autorização do conselho tutelar;
• Foto 3X4 atual;
• Acima de 70 anos, atestado médico.

Esporte que transforma

Além dos conhecidos benefícios de saúde, qualidade de vida e socialização que o esporte traz aos seus praticantes, nos Centros Olímpicos e Paralímpicos as modalidades esportivas são desenvolvidas em conjunto com atividades pedagógicas e lúdicas. Outra oportunidade é o esporte com foco no rendimento, ofertado por meio do Futuro Campeão, programa que prepara jovens atletas para competições locais, regionais e nacionais e oferece um apoio complementar ao seu desenvolvimento.

E há ainda ações voltadas para a qualificação social, como os cursos Jovem Árbitro, que busca capacitar jovens para atuarem como árbitros dentro dos COPs em algumas modalidades de futebol, e Jovem Repórter, que visa oportunizar experiência com reportagem e fotografia e estimular o desenvolvimento de novas habilidades. Já o curso Aprender Brincando com o Lego e atividades circenses são outras das especificidades do COP da Estrutural.

“Desejamos contribuir para a formação de cidadãos mais preparados para a vida e o mundo profissional, indo além das atividades esportivas regulares oferecidas nos Centros Olímpicos e Paralímpicos. O desenvolvimento de habilidades de criatividade, espírito de equipe e liderança é trabalhado com os alunos desde os 8 anos de idade. E cursos como Jovem Repórter e Jovem Árbitro possibilitam a qualificação massiva de jovens de baixa renda e propiciam àqueles com perfil empreendedor uma alternativa de sobrevivência por meio da prestação de serviços autônomos”, explica a superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges.

Com a ocupação das vagas nos sete Centros Olímpicos e Paralímpicos, a expectativa é o atendimento de mais de 15 mil pessoas diariamente. As equipes de cada unidade esportiva são compostas por uma equipe multidisciplinar formada por cerca de 180 profissionais, entre professores de educação física, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, gerentes didáticos pedagógicos e coordenadores de ensino especial.

Os Centros Olímpicos e Paralímpicos

Estrutural

- Endereço: Área Especial 2, Setor Norte.
- Modalidades: desenvolvimento motor, futebol society, atletismo, basquetebol, futebol de areia, tênis, natação, hidroginástica, futsal, atividade física orientada, voleibol, karatê, judô, ginástica artística, ginástica acrobática, boxe, bocha (PCD), parabadminton (PCD) e tênis de mesa (PCD).

Ceilândia (Parque da Vaquejada)
- Endereço: QNP 21, Setor Habitacional Sol Nascente, P Norte.
- Modalidades: atividade física orientada, basquetebol, capoeira, capoterapia, desenvolvimento motor, futebol de areia, futsal, ginástica rítmica, pilates, handebol, hidroginástica, natação, voleibol, modalidades de ensino especial, jiu-jitsu e karatê.

Ceilândia (Setor O)
- Endereço: QNO 9, Conjunto 1, Lote 1.
- Modalidades: atletismo, atletismo (PCD), basquetebol, basquete em cadeira de rodas, bocha (PCD), desenvolvimento motor, futebol de areia, futebol society, futsal, ginástica localizada, ginástica rítmica, handebol, hidroginástica, jiu-jitsu, karatê, karatê (PCD), natação (PCD) e voleibol.

Sobradinho
- Endereço: Quadra 2, Área Especial de 1 a 5.
- Modalidades: atletismo, basquetebol, bocha (PCD), desenvolvimento global (PCD), desenvolvimento motor, futebol society, futsal, ginástica localizada, handebol, karatê, parabadminton, vôlei de praia.

Riacho Fundo I
- Endereço: QS 16, Área Especial F.
- Modalidades: atividade física orientada, basquetebol, desenvolvimento motor, futebol de areia, futsal, ginástica localizada, handebol, hidroginástica, natação, voleibol, jiu-jitsu, karatê, bocha (PCD), natação (PCD), parabadminton e vôlei sentado.

Samambaia
- Endereço: QS 119, Área Especial 1, Centro Urbano, Samambaia Sul.
- Modalidades: atividade física orientada, atletismo, basquetebol, desenvolvimento motor, futebol society, futebol de areia, futsal, ginástica rítmica, ginástica localizada, handebol, hidroginástica, natação, tênis, voleibol, modalidades de ensino especial, jiu-jitsu e karatê.

São Sebastião
- Endereço: Quadra 1, Bairro São Bartolomeu.
- Modalidades: atividade física orientada, atletismo, basquete, desenvolvimento motor, futebol society, ginástica localizada, hidroginástica, karatê, judô, natação, tênis, voleibol, atletismo (PCD), parabadmintom, natação (PCD), bocha (PCD), atividade física orientada (PCD) e goalball (PCD).

...
Acompanhe as novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf
www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand
www.twitter.com/FAChateaubriand
www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand