ESPORTE E CIDADANIA

Jovens árbitros aprendem regras de arbitragem e conhecem a profissão

Participantes são qualificados para atuar como árbitros nos Centros de Samambaia, Riacho Fundo I, São Sebastião e Ceilândia - Parque da Vaquejada


Publicação: 29/04/2016 14:41 | Atualização: 29/04/2016 14:41

Alunos do Centro de Riacho Fundo I aprendem regras de arbitragem (Tiago Miquéias/FAC/D.A Press)
Alunos do Centro de Riacho Fundo I aprendem regras de arbitragem


Carolina Lobo

Ao aprender regras de arbitragem e conhecer a profissão de árbitro, jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades como disciplina, respeito e liderança. Esse é o escopo do curso Jovem Árbitro, oferecido gratuitamente pela Fundação Assis Chateaubriand a garotos e garotas de 11 a 17 anos nos Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs) de Samambaia, Riacho Fundo I, São Sebastião e Ceilândia - Parque da Vaquejada.

A iniciativa permite uma nova possibilidade de participação em partidas de futebol, pois os jovens serão qualificados para atuarem como árbitros nas competições dos centros esportivos. Para tal, aprenderão sobre as regras da modalidade oferecida, a atuação de um árbitro em campo e as funções que podem ser exercidas além de árbitro, como mesário, cronometrista e assistente; e receberão certificado ao final do curso.

Esta primeira edição do Jovem Árbitro é voltada para a modalidade futsal e as aulas tiveram início no último dia 25, já mesclando teoria e prática, com uma partida jogada e apitada por eles. Tiago Miquéias, professor do COP do Parque da Vaquejada e um dos instrutores do curso, celebra a procura pela atividade. Na unidade de Ceilândia, por exemplo, o interesse foi superior ao número de vagas e de 15 inicialmente passaram a ser 20.

Tiago já apostava no sucesso do curso, porque, segundo ele, é uma novidade e o tema arbitragem gera curiosidade nos alunos. “No curso regular de futsal sempre tem os que querem saber um pouco mais sobre arbitragem. O assunto deixa um ponto de interrogação, entre os questionamentos: O que é ser um árbitro? O que precisa ser feito para aplicar a regra? Será que vão me respeitar? Eu jogando sou de uma forma, mas, e eu apitando, como será?”, elenca o instrutor, acrescentando que já no primeiro dia a aula foi bem proveitosa. “Inicialmente tímidos, os alunos foram se soltando e fazendo muitas perguntas após serem apresentados ao kit de arbitragem. Os cartões, apitos e roupas os impressionou. Houve boa receptividade tanto da parte teórica quanto prática.”

A aprovação do curso foi reiterada pela aluna Ana Beatriz Medeiros, de Ceilândia: “A aula é bem criativa e dinâmica, além de ajudar a fazer novas amizades. Aprendi algumas coisas que não sabia e gostei de rever o que já havia aprendido”. Por sua vez, Matheus Santos, aluno de Riacho Fundo I, destacou: “Aprendi os fundamentos de regras dos árbitros, sendo a mais legal a do comprimento da quadra. Esse curso vai me ajudar dos dois lados (como jogador e árbitro)”.

Os encontros de quatro horas serão semanais, no contraturno escolar, até 6 de junho, entre os quais uma aula de observação em um dia de sábado. A ideia é levá-los para assistir uma partida oficial de futsal contendo árbitro principal, auxiliar cronometrista e anotador, oportunidade que terão para presenciar os acontecimentos da partida e da equipe de arbitragem, como postura após uma marcação, mecânica após um gol ou falta, entre outras sinalizações do anotador e cronometrista com os árbitros.

“Durante todo o curso eles conhecerão os bastidores da arbitragem antes, durante e após as partidas, o que ajudará a mudar a visão em relação aos árbitros de futebol. Além do que, assimilarão regras no esporte que podem ser utilizadas na vida, como respeito e disciplina”, ressalta Tiago, que tem experiência de 15 anos no ramo de arbitragem e devido a isso auxiliou no planejamento do Jovem Árbitro. Os outros instrutores, também qualificados e que já atuam na área como árbitros profissionais, são Heeyhashy Dimas e Blukene Queiroz. Os três fazem parte da equipe pedagógica da Fundação Assis Chateaubriand.

Ainda este ano estão previstos o Jovem Árbitro de Futsete, modalidade também conhecida como futebol society, e o Jovem Árbitro de Beach Soccer, também denominado futebol de areia ou futebol de praia.

...
Acompanhe as novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf
www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand
www.twitter.com/FAChateaubriand
www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand