ESPORTE E CIDADANIA

Primeira turma do Jovem Árbitro se forma e está pronta para apitar jogos

Alunos de quatro Centros Olímpicos e Paralímpicos aprendem regras do futebol e se preparam para atuar em competições internas


Camila de Magalhães -

Publicação: 16/06/2016 18:37 | Atualização: 16/06/2016 18:53

Participantes de Samambaia já colocaram em prática o que aprenderam (Foto: Renato Malta/FAC/D.A Press)
Participantes de Samambaia já colocaram em prática o que aprenderam (Foto: Renato Malta/FAC/D.A Press)

 

A primeira turma do curso Jovem Árbitro, realizado pela Fundação Assis Chateaubriand, acaba de se formar. Em 14 e 15 de junho, foram entregues 51 certificados a alunos de 11 a 17 anos que concluíram o curso gratuito nos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia – Parque da Vaquejada, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião. Durante as oito aulas, a garotada teve a oportunidade de conhecer com profundidade as regras do futsal, desenvolver habilidades como disciplina, respeito, liderança e mediação de conflitos, além de se preparar para atuar como árbitro nas competições dos Centros. Também foram apresentadas outras funções que podem ser exercidas na profissão, como mesário, cronometrista e assistente.

Na próxima segunda-feira (20/6), terá início um novo ciclo do curso, voltado para o futebol de areia (beach soccer) em Riacho Fundo e para o fut 7 no Parque da Vaquejeda, Samambaia e São Sebastião. As inscrições terminaram nesta quinta-feira (16/6). Em setembro, serão ministradas aulas com as modalidades mais procuradas nos dois primeiros ciclos. A duração de cada curso é de 32 horas. Ao final, devem ser certificados até 180 alunos.

De olho na carreira


Blukene Queiroz da Silva, um dos instrutores do curso pela Fundação Assis Chateaubriand, está animado com os resultados e promessas do Jovem Árbitro. “Espero que eles se empenhem, coloquem em prática tudo o que aprenderam e queiram aprender mais. Eles precisam ir se atualizando para não esquecer. No decorrer das aulas, podem ajudar os professores apitando.”

O aluno de Ceilândia Josima Alves Neto, 16 anos, conta que aproveitou bem o aprendizado. “Eu gostei muito do curso porque descobri o que os árbitros passam no jogo. Tive uma oportunidade única de conseguir a vaga, isso foi ótimo para mim. Já penso em ingressar nessa carreira”, comentou Josima. “Vou continuar estudando para, quando eu crescer, poder virar um árbitro profissional”, adiantou.

O aluno de Samambaia Pedro Henrique Cardozo, 13 anos, decidiu fazer o curso para ampliar os horizontes. Ele pratica jiu-jitsu e natação. “Achei muito interessante aprender sobre as regras do futsal. Agora pretendo seguir a vida como um jovem árbitro”, comentou o pequeno.

 

Acompanhe as novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/fachateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand