ESPORTE E CIDADANIA

Professores de Centro Olímpico levam esporte paralímpico a escola do DF

Na Semana da Luta da Pessoa com Deficiência, equipe pedagógica do Setor O oferece experimentação de modalidades adaptadas


Publicação: 14/09/2016 19:02 | Atualização: 14/09/2016 19:56

 (Gerson Vieira/FAC)
 

Aproveitando a visibilidade dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, professores do Centro Olímpico e Paralímpico do Setor O participaram da Semana de Luta da Pessoa com Deficiência, na Escola Classe 8, de Ceilândia Norte. A atividade foi organizada pela Coordenação de Pessoas com Deficiência (CPD) do Centro Olímpico, a fim de integrar alunos do ensino regular e especial da escola. Nesta terça-feira (13/9), a equipe pedagógica da Fundação Assis Chateaubriand apresentou a cerca de 600 estudantes a prática de cinco modalidades adaptadas: atletismo, bocha, vôleil sentado, futebol de sete e minibasquete.

Os participantes, divididos em cinco turmas, se revezavam em cada equipamento por 15 minutos. Todas as modalidades apresentaram novas descobertas aos presentes. No vôlei sentado, o desafio era receber a bola sem tirar o corpo (da cintura para baixo) do chão. No futebol de sete, para atletas com paralisia cerebral, os estudantes descobriram as diferenças em comparação ao tradicional.

No atletismo, eles exploraram a cadeira de rodas adaptada, instrumento fundamental para deficientes físicos. No minibasquete, a cadeira de rodas tradicional recebeu a atenção dos alunos, que, sentados nos equipamento, tentavam manuseá-lo. Pouco conhecido pela criançada, a bocha também ganhou novos adeptos.

Centro Olímpico e Paralímpico do Setor O
A unidade esportiva oferece 20 modalidades, sendo cinco adaptadas para pessoas com deficiência. As matrículas são gratuitas. O local funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Sábados e domingos, das 9h às 16h.

 

Com informações da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer