ESPORTE E CIDADANIA

Encontro do Esporte Paralímpico 2016 estimula respeito às diferenças

Milhares de alunos de Centros Olímpicos e Paralímpicos do DF terão estações sensoriais, experimentação de modalidades adaptadas e competições que unem na mesma equipe pessoas com e sem deficiência


Camila de Magalhães -

Publicação: 06/09/2016 11:52 | Atualização: 06/09/2016 12:34

Revezamento de natação será uma das provas da fase final do Encontro (Foto: Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
Revezamento de natação será uma das provas da fase final do Encontro (Foto: Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
 

Na semana da abertura do maior evento esportivo para pessoas com deficiência no mundo, a Paralimpíada Rio 2016, os Centros Olímpicos e Paralímpicos (COP) do Distrito Federal mergulham na 4ª edição do Encontro do Esporte Paralímpico. De 6 a 25 de setembro, milhares de crianças, jovens, adultos e idosos das unidades de Ceilândia (Parque da Vaquejada e Setor O), Estrutural, Riacho Fundo I, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho participam de estações sensoriais, experimentação de modalidades adaptadas e competições de atletismo, bocha e natação.

A proposta do Encontro do Esporte Paralímpico é unir na mesma equipe alunos de modalidades regulares e de modalidades adaptadas, mostrando que pessoas com e sem deficiência podem competir de igual para igual, em busca do mesmo objetivo. Durante todas as fases serão trabalhados os valores paralímpicos: coragem, determinação, inspiração e igualdade. O evento é realizado pela Fundação Assis Chateaubriand em parceria com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do DF.

“O Encontro é uma forma de incentivar os alunos a superar desafios, reforçar a importância de se respeitar as diferenças e de perceber que as limitações físicas não impossibilitam a prática esportiva. Pelo contrário: essas limitações podem e devem ser trabalhadas no esporte. O que mais temos em nossos Centros são exemplos de superação e melhora da qualidade de vida”, destaca Gláucia Mendes, analista de projetos da Fundação Assis Chateaubriand.


Estações sensoriais


Para sensibilizar os participantes, o Encontro começa com estações sensoriais, onde os participantes serão desafiados a aguçar os sentidos do tato, olfato, paladar, audição e visão. Haverá atividades para identificar objetos, texturas, sons e sabores com olhos vendados. “Queremos mostrar para os alunos que, mesmo com alguma limitação motora ou sensorial, é possível se adaptar ao ambiente e utilizar outros sentidos para olhar, tocar, sentir ou se locomover”, explica Gláucia.

Experimentação e fase local

De 13 a 16 de setembro, alunos das unidades de Parque da Vaquejada, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião participam da fase local de jogos e provas com o objetivo de formar as equipes que competirão na fase final. As equipes mistas serão compostas por crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.

Já nos Centros Olímpicos de Sobradinho, Estrutural e Setor O, nos dias 15 e 16, serão organizados desafios de experimentação de modalidades, para que os alunos de esportes regulares vivenciem a prática de modalidades adaptadas.

Fase final

Os alunos dos 7 Centros que mais se destacarem nas fases anteriores serão selecionados para as equipes que competirão na fase final, nos dias 17, 24 e 25 de setembro. Haverá revezamentos de natação e de atletismo, além de jogos de bocha em duplas.

Antes de competir, os times participarão de um jogo de perguntas e respostas sobre esporte paralímpico. A equipe que acertar o maior número de questões iniciará a competição com 1 ponto a mais. Nos dias de realização das finais, haverá ainda experimentações de modalidades com atletas de tênis de mesa (Sobradinho), vela adaptada (Setor O) e vôlei sentado (Estrutural).

Programação do Encontro do Esporte Paralímpico 2016

Estações sensoriais
6 a 9 de setembro: COP Parque da Vaquejada, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião
13 e 14 de setembro: COP Sobradinho, Estrutural e Setor O

Fase local
13 a 16 de setembro: COP Parque da Vaquejada, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião

Experimentação de modalidades
15 e 16 de setembro: COP Sobradinho, Estrutural e Setor O

Fase final
17 de setembro: COP Sobradinho (bocha)
24 de setembro: COP Estrutural (atletismo)
25 de setembro: COP Setor O (natação)

 

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/fachateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand