ESPORTE E CIDADANIA

Fase final do Encontro do Esporte Paralímpico 2016 começa em 17/9

Alunos de 7 Centros Olímpicos e Paralímpicos competem bocha, atletismo e natação em equipes que unem pessoas com e sem deficiência nos dias 17, 24 e 25 de setembro


Camila de Magalhães -

Publicação: 15/09/2016 11:03 |

Turma da Estrutural faz experimentação de bocha nesta quinta e sexta-feira (15 e 16/9). Foto: Flávio Bonosa/FAC
Turma da Estrutural faz experimentação de bocha nesta quinta e sexta-feira (15 e 16/9). Foto: Flávio Bonosa/FAC
 

A 4ª edição do Encontro do Esporte Paralímpico chega à sua fase final nos dias 17, 24 e 25 de setembro. Desde o dia 6, milhares de crianças, jovens, adultos e idosos Centros Olímpicos e Paralímpicos (COP) de Ceilândia (Parque da Vaquejada e Setor O), Estrutural, Riacho Fundo I, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho estão mergulhados no espírito paralímpico dos Jogos Rio 2016. E vêm participando de estações sensoriais e experimentação de modalidades adaptadas como forma de sensibilização aos desafios enfrentados por pessoas com deficiência. A ideia é reforçar a importância de se respeitar as diferenças e de perceber que limitações físicas não são impedimento para a prática esportiva.

Nos próximos dias, os atletas que mais se destacaram nas fases anteriores vão competir em jogos e provas intercentros de bocha, atletismo e natação. A proposta do Encontro do Esporte Paralímpico é unir na mesma equipe alunos de modalidades regulares e de modalidades adaptadas, mostrando que pessoas com e sem deficiência podem competir de igual para igual, em busca do mesmo objetivo. Ao longo do evento, são trabalhados os valores paralímpicos: coragem, determinação, inspiração e igualdade. O evento é realizado pela Fundação Assis Chateaubriand em parceria com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do DF.

Neste sábado (17/9), haverá jogos de bocha em duplas no Centro Olímpico e Paralímpico de Sobradinho. No dia 24, é a vez do revezamento de atletismo na unidade da Estrutural. O encerramento do Encontro será no dia 25, com revezamento de natação na unidade do Setor O. Antes de competir, os times participarão de um jogo de perguntas e respostas sobre esporte paralímpico. A equipe que acertar o maior número de questões iniciará a competição com 1 ponto a mais. Haverá ainda experimentações de modalidades com atletas de tênis de mesa (Sobradinho), vela adaptada (Setor O) e vôlei sentado (Estrutural).


Estações sensoriais


Para sensibilizar os participantes, o Encontro começou com estações sensoriais, onde os participantes foram desafiados a aguçar os sentidos do tato, olfato, paladar, audição e visão. Foram realizadas atividades para identificar objetos, texturas, sons e sabores com olhos vendados.

Experimentação e fase local


De 13 a 16 de setembro, alunos das unidades de Parque da Vaquejada, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião participam da fase local de jogos e provas com o objetivo de formar as equipes que competirão na fase final. As equipes mistas serão compostas por crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.

Já nos Centros Olímpicos de Sobradinho, Estrutural e Setor O, nos dias 15 e 16, serão organizados desafios de experimentação de modalidades, para que os alunos de esportes regulares vivenciem a prática de modalidades adaptadas. Basquete em cadeira de rodas, vôlei sentado, atletismo e parabadminton são alguns exemplos.

Programação do Encontro do Esporte Paralímpico 2016

Fase local
13 a 16 de setembro: COP Parque da Vaquejada, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião

Experimentação de modalidades
15 e 16 de setembro: COP Sobradinho, Estrutural e Setor O

Fase final
17 de setembro (sábado), das 9h às 12h: COP Sobradinho (bocha)
24 de setembro (sábado), das 9h às 12h: COP Estrutural (atletismo)
25 de setembro (sábado), das 9h às 12h: COP Setor O (natação)

 

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/fachateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand