ESPORTE E CIDADANIA

Alunos de Centros Olímpicos e Paralímpicos vão a Olimpíada do Conhecimento

Confira a cobertura feita pelos ex-alunos do curso Jovem Repórter, ministrado pela Fundação Assis Chateaubriand em Samambaia


Publicação: 14/11/2016 19:06 | Atualização: 14/11/2016 19:23

A área que mais chamou a atenção dos alunos foi a de transportes e logística (Fotos: Gabriel Nathan/Jovem Repórter)
A área que mais chamou a atenção dos alunos foi a de transportes e logística (Fotos: Gabriel Nathan/Jovem Repórter)

 

Por Gabriel Albuquerque e Gabriel Nathan, jovens repórteres

 

Nesta manhã de domingo (13/11), alunos de vários Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal realizaram uma visita orientada à Olímpiada do Conhecimento, organizada pelo Senai no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. O objetivo do passeio foi instruir os jovens sobre diferentes profissões, prestigiando os projetos desenvolvidos por estudantes da instituição em diversas áreas, como manufatura e engenharias, tecnologia da informação, engenharias agrícola e pecuária, construção e edificações, transporte e logística, serviços e moda, e criatividade.

 

Todo o trabalho exposto foi fruto do esforço dos alunos do Senai de todos os cantos do país que, com criatividade e grandes ideias, precisavam cumprir os desafios propostos que tinham como base a superação da crise. Um exemplo foi a prova da Casa Popular Inteligente, cujo desafio era construir uma casa para comportar duas pessoas e que deveria ter conforto, atividades básicas, reaproveitamento de água, redução do custo de energia e acessibilidade.

 

Para cada equipe, foi disponibilizada uma quantia de R$ 50 mil, dinheiro para cobrir todas as despesas da construção. O tempo máximo era de 16 horas para a conclusão do projeto. Os representantes escolheram contêineres para o desafio devido à sustentabilidade. A Casa Popular Inteligente visa preparar os alunos para o segmento da construção civil e para o uso de recursos sustentáveis no setor industrial.

 

Outra prova com alunos do Senai-DF foi o Desafio Tuning. A prova consistia em customizar um veículo fazendo alterações na pintura, potência do motor e instalação de um sistema de som. Cada equipe recebeu R$ 70 mil para comprar um automóvel e todos os materiais necessários. Um dos principais objetivos era aumentar a interação entre o motorista e o veículo e realizar uma pintura na parte externa do carro.

 

 (Gabriel Nathan/Jovem Repórter)
A psicóloga do Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia, Aline Rodrigues, acompanhou os alunos da unidade esportiva durante a visita e ressaltou a importância do evento: “Dá novos horizontes para os meninos, abre possibilidades e mostra uma diversidade enorme de profissões que podem existir”. Ela ainda acrescentou: “O projeto mostra que, de forma criativa, uma ideia pode dar origem a um projeto inovador.”

 

A área que mais chamou a atenção dos alunos foi a de transportes e logística, onde competidores trabalhavam em seus projetos e outros alunos participavam de uma competição em que dispunham de uma hora para pintar o capô de um veículo e realizar a colagem de um adesivo. Além disso, vários carros customizados estavam expostos. “Gostei bastante de poder presenciar eles montando os carros, os que estavam expostos, ver a criatividade”, disse a aluna de Samambaia Amanda Suellen, 13 anos.

 

Tudo o que foi exposto é apenas uma amostra do trabalho que os alunos desenvolvem durante todo o ano em seus cursos e também um incentivo para que outras pessoas se interessem por qualquer das áreas expostas e que busquem se inscrever em um curso, e até possam participar de outras edições da Olimpíada do Conhecimento.

 

Cursos oferecidos pelo Senai

 

O Senai oferta cursos nas áreas de administração, alimentos, automação e mecatrônica, automotiva, construção civil, domótica, eletroeletrônica, energia, gestão, gráfica e editorial, logística, madeira e mobiliário, meio ambiente, metalmecânica, refrigeração, segurança do trabalho, tecnologia da informação, telecomunicações, vestuário. São três unidades no Distrito Federal: Gama, Sobradinho e Taguatinga.

 

Os interessados em se inscrever podem obter informações no site do Senai ou pelo telefone (61) 3362-6000.

 

Edição: Camila de Magalhães

 

Jovem Repórter

 

Criado em 2014, o curso Jovem Repórter ensina técnicas de reportagem e fotografia a jovens de 12 a 17 anos e já certificou mais de 300 alunos, com turmas nos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada e Setor O), Riacho Fundo I, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho. Até dezembro, também haverá turmas certificadas na unidade da Estrutural. A iniciativa é uma das ações realizadas nas 7 unidades esportivas geridas pela Fundação Assis Chateaubriand em parceria com a Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal.

 

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

www.facebook.com/esportecidadaniadf

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/fachateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand